Postado por paintbox em 03/mar/2015 - Sem Comentários
A Águas de Matão informa que sua equipe técnica deve concluir até as 12 horas desta terça-feira, dia 3, a substituição da bomba do reservatório Nova Cidade, normalizando o abastecimento de água nos bairros Azul Ville, Imperador, Nova Cidade, Boa Vista e parte do Monte Carlo e Paraíso. A bomba apresentou falha no período da manhã de segunda-feira e imediatamente a equipe foi mobilizada para realizar os procedimentos de troca. A Águas de Matão reitera que está à disposição de seus clientes, inclusive para o fornecimento de caminhão pipa, que deve ser solicitado pela Central de Atendimento 0800 721 6464.
Postado por paintbox em 27/fev/2015 - Sem Comentários
O Afluentes, programa de integração entre a concessionária Águas de Matão e a comunidade, reunirá na próxima semana a liderança comunitária matonense para apresentar os critérios da nova Tarifa Social, agora mais abrangente e acessível às pessoas que apresentam vulnerabilidade financeira e não têm condições de pagar a conta de água.
A nova Tarifa Social é resultado de um estudo realizado pela concessionária a pedido do prefeito Chico Dumont e vai beneficiar diretamente, com descontos de até 50% na conta, os clientes que consomem entre 10 e 15 metros cúbicos de água por mês e cumprem com os requisitos detalhados abaixo. A concessionária já está fornecendo uma ficha de pré-cadastro para os clientes interessados em receber o benefício.
A proposta do Afluentes é detalhar o objetivo e os novos critérios a fim de que os líderes comunitários também sejam multiplicadores da Tarifa Social. “A nossa principal meta é chegar às pessoas que realmente precisam ser beneficiadas com os descontos proporcionados pela Tarifa Social, por isso queremos firmar essa parceria também com as lideranças de bairro”, explica Jorge Amin, diretor presidente da Águas de Matão.
A partir da publicação do decreto municipal, no último dia 13, a concessionária iniciou o pré-cadastramento de clientes. Os interessados devem comparecer à Loja de Atendimento, localizada na rua Rui Barbosa, 720, Centro, munidos dos documentos necessários, entre eles comprovante de renda e última conta de água (veja lista completa abaixo). Após a fase de cadastramento, a Águas de Matão entrará em contato com o cliente para agendar uma visita. Na residência do cliente será feita uma entrevista socioeconômica com o objetivo de confirmar as informações apresentadas inicialmente.
O benefício, que pode ser solicitado pelo cliente a qualquer momento, terá duração de 12 meses com renovação mediante atualização do cadastro. Todo o trabalho de avaliação socioeconômica será feito em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência e Bem Estar Social.
Para ser contemplado, o cliente precisa ter:
Para se inscrever, o cliente deve comparecer à Loja de Atendimento, levando os seguintes documentos:
Postado por paintbox em 20/fev/2015 - Sem Comentários
Pelo segundo ano consecutivo o Instituto Equipav está realizando um aporte financeiro para custear as atividades do Projeto Aprendiz em Matão. O Projeto é desenvolvido pelo Núcleo Assistencial Espírita Edo Mariani com o objetivo de preparar adolescentes para o mercado de trabalho e receberá um aporte de R$ 28 mil em 2015.
Fundado em 2013 pelo Grupo Equipav, ao qual pertence a concessionária Águas de Matão, o Instituto Equipav tem como missão contribuir para o desenvolvimento e a qualidade de vida das comunidades onde suas unidades operacionais estão inseridas. Em 2015, primeiro ano de atuação da concessionária na cidade, o aporte financeiro para o Aprendiz foi de R$ 23 mil.
“Sabemos da importância do Projeto Aprendiz para os jovens que estão à procura do primeiro emprego e por isso nos empenhamos bastante para conseguir manter o aporte financeiro também neste ano de 2015”, afirma o diretor presidente da Águas de Matão, Jorge Amin.
O Projeto Aprendiz integra o Programa CRESCER – Educação e Trabalho, desenvolvido pela instituição matonense com o objetivo de unificar ações para a promoção do desenvolvimento do ser humano e suas potencialidades através do acolhimento, orientação e apoio na busca da cidadania.
As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira e totalizam 4 horas de ensino teórico e 4 horas de aprendizagem prática na área administrativa das empresas parceiras. Para participar do projeto, o jovem deve estar cursando o Ensino Médio em escola pública, não ter tido a experiência do primeiro emprego e passar por um processo seletivo com questões de Matemática, Português e Conhecimentos Gerais.
A meta do Instituto Equipav, que atende unidades do grupo em seis Estados brasileiros, é ampliar o número de ações e projetos socioambientais beneficiados ao longo deste ano, estimando um volume de R$ 1,8 mil de investimentos.
Sobre o Instituto Equipav – O Instituto Equipav é o braço social do Grupo Equipav, responsável por destinar e monitorar os investimentos da companhia em projetos e ações socioambientais em diversas cidades brasileiras. A instituição não tem fins lucrativos e, atualmente, realiza e apoia dezenas de ações nas áreas social, ambiental, de educação e cultura nas comunidades abrangidas pelas empresas do grupo. Em quase dois anos, já são R$ 2.278.000 em investimentos. Para conhecer mais sobre o Instituto Equipav, acesse o site da organização (institutoequipav.org.br) e a página oficial do IE no Facebook (facebook.com/institutoequipav).
Postado por paintbox em 20/fev/2015 - Sem Comentários
A pedido do prefeito Chico Dumont, a concessionária Águas de Matão elaborou proposta para implantar uma nova Tarifa Social na cidade. O objetivo é alterar os critérios vigentes atualmente de forma a ampliar o número de clientes que poderão ser beneficiados com descontos de até 50% na tarifa de água.
A proposta passa por redação final na Prefeitura e será implantada nas próximas semanas. Entretanto, os clientes que comprovadamente não têm condições financeiras para pagar a tarifa mínima de R$ 43,20, vigente deste 1º de fevereiro, já podem procurar a Loja de Atendimento da concessionária e se inscrever para uma entrevista socioeconômica.
Os estudos para a nova Tarifa Social foram apresentados nesta quarta-feira, dia 10, durante reunião realizada no auditório da Associação Comercial a convite do presidente da Câmara Municipal, Sandro Trench, com a presença dos vereadores Aparecido do Carmo de Souza (Cidinho), Carla Kamel, José Aparecido Ferreira dos Santos (Cido Motos), José Amarante, Ednaldo Leão da Rocha (Nau), Valter Luiz Trevizaneli e Sidnei Calabres (China). A reunião foi aberta à população.
Durante o encontro, Jorge Amin e Josélio Raymundo, diretor presidente e diretor executivo da Águas de Matão, respectivamente, apresentaram todas as obras e serviços executados em 2014, detalharam os R$ 37 milhões investidos ao longo deste primeiro ano de concessão, e explicaram a nova composição da tarifa em Matão, bem como todas as leis que embasam as mudanças em vigor desde o dia 1º. Os diretores também responderam perguntas de clientes presentes à reunião e de vereadores.
Eles explicaram, entre outras informações, a importância da tarifa social para quem realmente não tem condições de pagar a nova conta. “A tarifa mínima é necessária para custear a manutenção do sistema e evitar problemas de desabastecimento no futuro. Sabemos que essa mudança representa um impacto importante, por isso para contemplar os clientes de baixa renda estamos aprimorando a Tarifa Social”, reiterou Jorge Amin.
Hoje, para ser beneficiado com a Tarifa Social o cliente precisa, entre outros critérios, comprovar renda per capita de até R$ 120. A nova proposta eleva a renda para um salário mínimo e prevê de descontos de 25% a 50% na conta de água, dependendo da faixa de consumo, que pode variar de 10 a 15 metros cúbicos por mês.
Postado por paintbox em 06/fev/2015 - Sem Comentários
Sob o olhar do fotógrafo Lucas Tannuri, a concessionária Águas de Matão retrata momentos importantes que marcaram seu primeiro ano de atuação na cidade com a exposição Matão Rede 100% – Universalização do Tratamento de Esgoto, instalada na Casa da Cultura.
A exposição foi montada inicialmente durante o evento Matão Rede 100%, realizado no Espaço Fest em 27 de janeiro, com a presença de autoridades, especialistas e colaboradores. O evento marcou a entrega do pacote de obras que garantiu a universalização do tratamento de esgoto em Matão. De lá, a exposição foi transferida para a Casa da Cultura, onde poderá ser visitada pela população até o próximo dia 10.
“Diante da crise hídrica enfrentada especialmente pelos Estados do Sudeste, a exposição representa a importância da concessão feita em Matão. Importantes investimentos foram realizados e outros ainda serão feitos evitando que nosso município faça parte dos inúmeros problemas que a falta de água acarreta à população de uma cidade”, afirma Lygia Simão Nicolucci, diretora do Departamento Municipal de Cultura.
A diretora ressalta também a importância do pacote de obras entregue pela concessionária neste início de ano. “Matão passou a figurar entre as poucas cidades brasileiras com 100% de esgoto coletado e tratado e isso é muito significativo. Por isso, estamos convidando toda a população para visitar a exposição que documenta todo esse trabalho”, conclui.
A exposição é assinada pelo fotógrafo Lucas Tannuri. Formado em Publicidade e Propaganda, com especialização em Fotografia, Vídeo e Design Gráfico, Tannuri já fotografou para Folha de São Paulo, Estadão, Portal Terra, Portal Uol, Jornal Tribuna Impressa e Revista Kappa, além de importantes instituições, entre elas o Sesc.
Sobre a Universalização – O pacote de obras para universalização do tratamento de esgoto em Matão incluiu a construção do Coletor Tronco Nova Matão, duas Estações Elevatórias em Silvânia e a Estação de Tratamento de Esgoto do Distrito de São Lourenço do Turvo, entre outras obras. A universalização significa mais qualidade de vida para a população e mais cuidado com o meio ambiente, tendo em vista que as obras interrompem o despejo de esgoto a céu aberto ou lançamento in natura em córregos e rios da cidade.
Postado por paintbox em 30/jan/2015 - Sem Comentários
Autoridades, especialistas, colaboradores e representantes de organizações sociais participaram do evento Matão Rede 100% que marcou a entrega do pacote de obras para universalização do tratamento de esgoto na cidade. Entre os dados divulgados durante o evento o presidente da Águas de Matão, Jorge Amin, revelou que a concessionária já investiu R$ 37 milhões desde que assumiu os serviços na cidade, em fevereiro de 2014.
“Esse é um dia especial para nossa empresa e para o município de Matão. Me sinto honrado por estar aqui representando a Águas de Matão, uma empresa que não mediu esforços para entregar todos os compromissos assumidos, perante a sociedade matonense, há quase um ano”, disse o presidente. Entre os investimentos apresentados pelo diretor executivo da concessionária Josélio Raymundo, Amin destacou em seu discurso a antecipação de obras importantes, como a interligação de seis sistemas de abastecimento, a implantação da Central de Atendimento 0800, Loja de Atendimento e o Centro de Controle de Operações.
“Estamos aqui, hoje, comemorando a universalização do tratamento do esgoto com a entrega da ETE São Lourenço do Turvo, duas estações elevatórias em Silvânia, uma no Turvo e as linhas de recalque. É com muita satisfação que fazemos este ato, pois os investimentos que fizemos já significam uma importante contribuição para a preservação do meio ambiente e qualidade de vida da população. Tudo isso só foi possível porque, por trás de todas as decisões tomadas, tivemos o privilégio de contar com uma equipe de profissionais competente e engajada com a missão da nossa empresa”, afirmou.
Para o prefeito Chico Dumont, o ato marca um momento histórico para todas as pessoas que vivem em Matão e todas as realizações do último ano são resultado de um longo e difícil diálogo com a sociedade iniciado ainda na gestão de Adauto Scardoelli. “Enfrentamos todas as críticas naquele momento e ainda hoje enfrentamos. Mas temos a convicção que fizemos tudo baseado no interesse público e no compromisso de tornar o nosso município cada vez melhor”, afirmou,
Também presente ao evento, a deputada eleita Márcia Lia destacou as obras entregues pela concessionária como um privilégio para a população que passa a contar com 100% de esgoto coletado e tratado. “Fico muito feliz porque a população terá mais qualidade de vida e todos nós sabemos que esgoto tratado significa saúde”. Da mesma forma o presidente da Câmara Municipal, Sandro Trench, ressaltou que tem acompanhado de perto o trabalho desenvolvido pela concessionária e afirmou que a tecnologia e conhecimento que a Águas de Matão trouxe para o município coloca a cidade em uma posição privilegiada entre as cidades brasileiras.
Debate – Mediado pela jornalista Maria Cristina Poli, o debate realizado durante o evento teve como principal objetivo discutir o panorama do saneamento no Brasil, a partir dos dados apresentados pelo Instituto Brasil; as ações adotadas em Matão antes e depois da concessão e também abordar o papel de cada um na busca de alternativas para a crise hídrica que preocupa o país, sobretudo o Estado de São Paulo.
Participaram do debate o prefeito, o diretor presidente da Águas de Matão, o secretário municipal de Planejamento Ademir de Souza, o presidente do Instituto Trata Brasil Edison Carlos, o secretário executivo do Consórcio PCJ Francisco Laroz, e a gerente de Operações da CMS (Companhia Matonense de Saneamento) Neusa Monteira.
Ponto de consenso entre os debatedores é que o país precisa investir intensamente em educação para reverter a cultura existente atualmente em relação a água e conceituar o saneamento como investimento e não custo. “Nossas escolas ainda ensinam como ensinavam há 50 anos, por isso continuamos criando adultos irresponsáveis no uso da água. Não podemos continuar incutindo na cabeça de nossas crianças que a água está disponível na torneira a hora que quisermos”, avaliou Edison Carlos, presidente do Trata Brasil.
Laroz, por sua vez, destacou a cidade de Matão com um exemplo a ser seguido por outras cidades. “A água é um bem finito e tem um imenso valor. Por tudo o que vimos hoje pudemos perceber que a Águas de Matão e a Prefeitura têm consciência disso e só temos a parabeniza-los por todas as iniciativas já adotadas na cidade”, concluiu.
Números do saneamento
(Fonte: Instituto Trata Brasil)
Postado por paintbox em 30/jan/2015 - Sem Comentários
A Aguas de Matão realiza na próxima terça-feira, dia 27, o evento Matão Rede 100% para comemorar a entrega do pacote de obras para universalização do tratamento de esgoto na cidade. Além das realizações da concessionária neste primeiro ano de atuação, o evento apresentará um panorama sobre o saneamento básico no Brasil e a posição privilegiada que a cidade de Matão passa a ocupar.
Realizado com o apoio da Prefeitura e da CMS (Companhia Matonense de Saneamento), o evento contará com palestras do diretor executivo da Águas de Matão, Josélio Raymundo, e do presidente do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos. O Trata Brasil é uma organização não governamental com atuação nacional, formada por empresas que buscam avançar nas questões que envolvem o saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.
Após as palestras, será aberto um painel de debate com mediação da jornalista Maria Cristina Poli, ex âncora do Jornal da Cultura, e participação do presidente do Instituto Trata Brasil. Entre os debatedores estarão o prefeito Chico Dumont, o diretor presidente da Águas de Matão Jorge Amin, o ex-superintendente da Caema Luiz Gonzaga Bussola, o secretário executivo do Consórcio PCJ Francisco Lahróz e a diretora financeira da CMS, Salvina Toffoli.
“Nosso objetivo é fazer um amplo debate na cidade sobre a importância do saneamento básico para a qualidade de vida das pessoas. Por isso, para marcar a entrega desse pacote de obras estamos trazendo para Matão especialistas do setor com ampla bagagem na discussão do saneamento no Brasil. Sem dúvida, esse é um momento de conquista não só para a nossa empresa, mas toda a cidade de Matão”, afirma Jorge Amin, diretor presidente da Águas.
Universalização – A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São Lourenço do Turvo, que entrou em pré-operação nos primeiros dias de 2015, somada a outras duas grandes obras executadas pela concessionária – Coletor Tronco Nova Matão e Estações Elevatórias de Esgoto de Silvânia, completa o plano de obras da Águas de Matão para a universalização do tratamento de esgoto no município. Para a população, a entrega dessas obras representará mais qualidade de vida e maior cuidado na preservação dos recursos naturais existentes na cidade.
Postado por paintbox em 30/jan/2015 - Sem Comentários
A concessionária Águas de Matão antecipará a obra de interligação dos reservatórios Jardim Brasil e São Judas para o segundo semestre de 2015. Inicialmente com entrega prevista no contrato de concessão para 2019, a interligação aumentará a segurança do sistema suprindo o abastecimento de água aos moradores dos bairros Jardim Brasil, São José, Itália e Parque Aliança em caso de eventual falha no funcionamento do poço do Jardim Brasil.
A antecipação da obra é resultado do diagnóstico traçado pela equipe operacional da concessionária sobre as causas da falha ocorrida no abastecimento daquela região entre o final do mês de dezembro e os primeiros dias de 2015. Na ocasião, a Águas de Matão adotou várias medidas para normalizar o fornecimento de água, como o abastecimento do reservatório por meio de caminhões pipa, substituição da bomba, desobstrução da rede de distribuição de água e o início de um estudo detalhado sobre a condição técnica do poço.
O estudo, concluído esta semana, apontou um intenso processo de calcificação da rede de distribuição de água. O problema se agravou em função do desprendimento de parte do material utilizado, anteriormente, na impermeabilização do reservatório, que ficou retida na parede da tubulação, já obstruída pela calcificação. Outro fator identificado foi a utilização do poço por mais de 20 anos sem a realização de manutenções preventivas.
A calcificação é o acúmulo de carbonato de cálcio na parede da tubulação de água. O carbonato de cálcio é uma substância química presente na água subterrânea, mais especificamente no basalto, uma das camadas do solo acima do Aquífero Guarani. Durante o processo de captação da água o carbonato é transportado para dentro do poço e com o passar do tempo a calcificação fica evidenciada na rede de distribuição de água, pois sua vazão começa a diminuir, devido a obstrução da tubulação.
Como não é possível eliminar a calcificação sem intervenção na estrutura do poço, a Águas de Matão já adotou a dosagem de Orto-Polifosfato (ECONOX), produto utilizado no processo de tratamento da água que faz com que o carbonato de cálcio reduza a capacidade de se fixar nas paredes da tubulação. Além disso, com a antecipação da obra de interligação, quando houver a necessidade de intervenção do sistema Jardim Brasil, a população não será afetada, já que o poço São Judas suprirá o abastecimento da região do Jardim Brasil, incluindo os bairros São José, Itália e Parque Aliança.
Postado por paintbox em 06/jan/2015 - Sem Comentários
A Águas de Matão realiza nesta terça-feira, dia 6, a primeira reunião com moradores dos conjuntos habitacionais da CDHU sobre a proposta da concessionária para individualização dos hidrômetros. O encontro está marcado para as 19h30 e será realizado na área de convivência do conjunto habitacional BNH, localizado na rua Tabatinga, 204.
Participarão da reunião o gerente da Águas de Matão, Marcos Araújo; Paulo Guerreiro e Daniela Silva, gestor de Projetos Socioambientais e assistente jurídica, respectivamente. Também foram convidados o secretário municipal de Habitação, Tadeu Bellintani Trench, e Benedito dos Santos, representante da CDHU.
Para financiar a individualização dos hidrômetros, a Águas de Matão depende da adesão de 100% dos moradores, parcelamento do custo da obra e dos débitos referentes às contas de água emitidas pela concessionária. As condições para realizar a obra foram apresentadas durante reunião na Câmara Municipal, em meados dezembro, que contou com a presença de vereadores, representantes dos moradores e da Prefeitura.
Na ocasião, o diretor presidente Jorge Amin informou que a concessionária faria, a partir de janeiro, reuniões setorizadas com os moradores. Depois do BNH, os representantes da Águas de Matão devem se reunir com moradores do Jardim Paraíso.
Postado por paintbox em 23/dez/2014 - Sem Comentários
A Águas de Matão informa que o atendimento ao público nesta quarta-feira, dia 24/12, véspera de Natal, será realizado das 8 às 12 horas, em sua Loja de Atendimento, localizada na rua Rui Barbosa, 720, Centro. Na sexta-feira, dia 26, não haverá expediente, que retoma horário normal de funcionamento na segunda-feira, dia 29, das 8 às 17 horas. A sede administrativa, situada na avenida Baldan, 2296, não terá expediente nesta quarta e sexta-feira, retomando seu funcionamento na segunda-feira, dia 29, das 8 às 18 horas. A Central de Atendimento 0800 721 6464 continua funcionando 24 horas.
Na próxima semana, a Loja de Atendimento ao público cumpre expediente na quarta-feira, dia 31, das 8 às 12 horas. Não funciona na sexta-feira, dia 2, e retoma horário normal de funcionamento na segunda-feira, dia 5, das 8 às 17 horas. A sede administrativa cumpre expediente normal na segunda e terça-feira, dias 29 e 30, das 8 às 18 horas, não abre na quarta e sexta-feira, dias 31 e 2, e retoma expediente na segunda-feira, dia 5, das 8 às 18 horas. A Central de Atendimento 0800 721 6464 continua funcionando 24 horas.