Notícias

Ver notícia

A concessionária Águas de Matão antecipará a obra de interligação dos reservatórios Jardim Brasil e São Judas para o segundo semestre de 2015. Inicialmente com entrega prevista no contrato de concessão para 2019, a interligação aumentará a segurança do sistema suprindo o abastecimento de água aos moradores dos bairros Jardim Brasil, São José, Itália e Parque Aliança em caso de eventual falha no funcionamento do poço do Jardim Brasil.

 

A antecipação da obra é resultado do diagnóstico traçado pela equipe operacional da concessionária sobre as causas da falha ocorrida no abastecimento daquela região entre o final do mês de dezembro e os primeiros dias de 2015. Na ocasião, a Águas de Matão adotou várias medidas para normalizar o fornecimento de água, como o abastecimento do reservatório por meio de caminhões pipa, substituição da bomba, desobstrução da rede de distribuição de água e o início de um estudo detalhado sobre a condição técnica do poço.

 

O estudo, concluído esta semana, apontou um intenso processo de calcificação da rede de distribuição de água. O problema se agravou em função do desprendimento de parte do material utilizado, anteriormente, na impermeabilização do reservatório, que ficou retida na parede da tubulação, já obstruída pela calcificação. Outro fator identificado foi a utilização do poço por mais de 20 anos sem a realização de manutenções preventivas.

 

A calcificação é o acúmulo de carbonato de cálcio na parede da tubulação de água. O carbonato de cálcio é uma substância química presente na água subterrânea, mais especificamente no basalto, uma das camadas do solo acima do Aquífero Guarani. Durante o processo de captação da água o carbonato é transportado para dentro do poço e com o passar do tempo a calcificação fica evidenciada na rede de distribuição de água, pois sua vazão começa a diminuir, devido a obstrução da tubulação.

 

Como não é possível eliminar a calcificação sem intervenção na estrutura do poço, a Águas de Matão já adotou a dosagem de Orto-Polifosfato (ECONOX), produto utilizado no processo de tratamento da água que faz com que o carbonato de cálcio reduza a capacidade de se fixar nas paredes da tubulação. Além disso, com a antecipação da obra de interligação,  quando houver a necessidade de intervenção do sistema Jardim Brasil, a população não será afetada, já que o poço São Judas suprirá o abastecimento da região do Jardim Brasil, incluindo os bairros São José, Itália e Parque Aliança.

 

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Matão é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Matão.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Matão.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Matão trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Matão.