Postado por paintbox em 23/dez/2014 - Sem Comentários
Alegria e muitas brincadeiras marcaram a primeira participação de Matinho, o mascote da Águas de Matão, em um evento público. Ele integrou a Ação de Natal desenvolvida pelo Instituto Equipav, em parceria com a concessionária, em Silvânia, durante a manhã desta segunda-feira, dia 20.
Matinho foi eleito em votação popular no início deste segundo semestre, em um processo que envolveu toda a cidade, sobretudo as unidades de ensino, e será o personagem principal do Saúde Nota 10, um programa de educação ambiental desenvolvido pela Águas de Matão dentro do ambiente escolar para crianças do Ensino Fundamental.
Em Silvânia, Matinho dançou, pulou e fez a entrega de presentes para as crianças incluídas no Programa Viva Leite. Mais de 20 crianças, entre seis meses e 6 anos, receberam bolas, carrinhos, quebra-cabeças, jogos educativos. O mascote não deixou ninguém de fora e todas as crianças que estiveram na quadra esportiva de Silvania levaram alguma lembrança para a casa.
Além dos presentes, as crianças puderam brincar na piscina de bolinhas, escorregador, cama elástica e também se deliciar com muita pipoca e algodão doce numa divertida manhã. A Ação de Natal foi desenvolvida pelo Instituto Equipav em todas as cidades de atuação da Aegea, holding da qual a Águas de Matão é parte integrante, com o objetivo de levar um Natal mais feliz e completo para centenas de crianças e adolescentes.
Sobre o Saúde Nota 10 – O programa Saúde Nota 10 é desenvolvido em todas as concessionárias da Aegea e em cada uma delas o mascote reproduz características ou peculiaridades da cidade onde a unidade está sediada. Voltado para educação ambiental, o Saúde Nota 10 leva informações sobre saúde e qualidade de vida para alunos da rede pública e privada por meio de palestras, apresentações culturais, distribuição de cartilhas, jogos educativos, concursos de desenho e redação, entre outras atividades. Em Matão, o programa começa a ser implantado já no 1º semestre de 2015.
Postado por paintbox em 23/dez/2014 - Sem Comentários
A comunidade de Silvânia tem dois motivos a mais para comemorar o Natal deste ano. As estações elevatórias de esgoto construídas pela Águas de Matão entram em operação no final desta semana e as crianças do bairro serão as primeiras a conhecer o Matinho, mascote da concessionária eleito por votação popular no início deste semestre.
Foram mais de 2 meses de intenso trabalho em Silvânia para garantir o fim do despejo de esgoto a céu aberto na comunidade. São dois coletores e duas estações elevatórias que, em operação, representam um impacto extremamente significativo nas medidas de proteção ambiental e na qualidade de vida das pessoas que moram em Silvânia.
“O trabalho em Silvânia integra o pacote de obras da nossa concessionária para universalização do tratamento de esgoto em Matão. Colocar as duas elevatórias em operação ainda em 2014 significa uma grande conquista não só para a nossa equipe, mas para toda a cidade”, afirma o diretor presidente da Águas de Matão, Jorge Amin.
Ação de Natal – Além da coleta e transporte do esgoto, as crianças também terão mais motivos para comemorar em Silvânia. Elas vão participar de uma Ação de Natal, iniciativa do Instituto Equipav, em parceria com a Águas de Matão, que contará com a participação de Matinho. Esta será a primeira vez que o mascote participa de um evento público.
A Ação de Natal será destinada a todas as crianças atendidas pelo programa Vila Leite, que fornece o alimento gratuitamente, duas vezes por semana, para crianças de 6 meses a 6 anos de idade. O evento será uma manhã de diversão com piscina de bolinhas, escorregador, cama elástica, pipoca e algodão doce.
Para complementar a diversão, as crianças receberão brinquedos cuidadosamente selecionados de acordo com faixa indicativa de idade. A Ação de Natal é desenvolvida pelo Instituto Equipav em todas as cidades de atuação da Aegea com o objetivo de levar um Natal mais feliz e completo para centenas de crianças e adolescentes.
Postado por paintbox em 16/dez/2014 - Sem Comentários
A Águas de Matão pode financiar a individualização dos hidrômetros dos conjuntos habitacionais da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano) nos bairros Paraíso, Itália e Las Lomas. Para isso, será necessário a adesão de 100% dos moradores, bem como o parcelamento do custo da obra e dos débitos referentes às contas de água emitidas pela concessionária.
A empresa não cobrará juros e multas sobre as dívidas, apenas a correção dos valores. A proposta foi apresentada pelo diretor presidente da Águas de Matão, Jorge Amin, juntamente com o gerente Marcos de Araújo, nesta quarta-feira, dia 10, durante reunião na Câmara Municipal, com vereadores, síndicos e representantes da Prefeitura. Os parcelamentos serão cobrados juntamente com a conta de água. A concessionária também passa a emitir contas individualizadas, por meio de rateio, a partir de janeiro.
O rateio da conta de água dos blocos, a exemplo do que fazia a extinta Caema (Companhia de Água e Esgoto de Matão), será possível a partir de uma alteração no Regulamento dos Serviços de Água e Esgoto e atenderá proposta apresentada pelo secretário municipal da Fazenda, Sérgio de Oliveira, em relação aos débitos da então autarquia. Pela proposta, que estende os benefícios do Refis, a cobrança de tais dívidas passa a ser feita por meio das contas de água. Os débitos poderão ser parcelados em até 120 meses, sem cobrança de multas e juros. A adesão ao parcelamento poderá ser feita entre 5 de janeiro e 31 de março.
Para garantir 100% de adesão e viabilizar a individualização, a concessionária propõe fazer a obra por blocos a partir de acordo com os moradores. Para isso, fará reuniões com cada bloco já a partir da primeira semana de janeiro. Durante a reunião, o presidente da Águas de Matão reiterou que a individualização não está incluída no contrato de concessão assinado com o município, portanto a empresa não dispõe de orçamento para essa finalidade.
“Desde que assumiu os serviços na cidade, entretanto, a Águas de Matão vem tentando ajudar na solução desse problema, que não é novo. Por isso, propomos, nesse sentido, financiar a construção e as condições para essa individualização passam necessariamente pela adesão de todos os moradores, bem como o pagamento desse financiamento e das dívidas com a concessionária”, reforçou o presidente.
A reunião, conduzida pelo presidente da Câmara Municipal Agnaldo Navarro, também contou com a participação do ex-superintendente da Caema, Luiz Gonzaga Bussola, e dos vereadores Aparecido do Carmo de Souza (Cidinho), José Aparecido dos Santos (Cido Motos), José Amarante, Carla Kamel, Ednaldo Leão da Rocha (Nau), Sidnei Calabres (China), Sandro Trench e Valter Trevizaneli.
Postado por paintbox em 11/dez/2014 - Sem Comentários
Mais de 200 alunos acompanharam a palestra da Águas de Matão sobre a importância do consumo consciente de água realizada na sede da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) durante a última semana. Foram dois encontros, nos períodos da manhã e da tarde, que priorizaram informações sobre atitudes simples que podem ser adotadas no dia a dia por crianças, adultos e idosos.
As palestras integraram uma série de atividades realizadas pela escola ao longo do último mês sobre a importância de se preservar a água, sobretudo após a intensa seca que atingiu o Estado de São Paulo nos últimos meses. Os alunos participaram de oficinas, assistiram vídeos, visitaram a sede da Águas de Matão e disputaram uma gincana.
De acordo com a professora Elizete Chiozzini Pecorari, a Layza, as famílias dos alunos enviaram uma conta de água e venceria a gincana aquela que conseguisse maior economia ao final de 30 dias. Duas famílias foram premiadas no encerramento das atividades, que contou com a palestra do gestor de Projetos Socioambientais da Águas de Matão, Paulo Guerreiro.
“Embora a nossa cidade não tenha enfrentado dias de racionamento de água, entendemos que a conscientização representa o melhor para todos, por isso resolvemos fazer o projeto. Contar com as palestras da Águas de Matão foi muito bacana, de grande valor, aprendemos muito e aprender é sempre muito bom. Até no dia seguinte, as crianças comentavam as dicas, algumas inclusive contaram para os pais o que era preciso fazer para economizar água”, conta Layza.
Para o gestor de Projetos Socioambientais da Águas de Matão, iniciativas como a da Apae trazem resultados muito positivos. “Promover a consciência para o uso de um bem finito é uma atitude louvável. E é justamente isso que a Apae, por meio de seus professores e coordenadores, está fazendo ao abordar o consumo consciente de água em ações que envolvem alunos e familiares”, conclui.
Postado por paintbox em 28/nov/2014 - Sem Comentários
A Águas de Matão disponibiliza, a partir desta sexta-feira, dia 28, atendimento pessoal para os clientes do Distrito de São Lourenço do Turvo. A medida beneficia uma população estimada em mais de 1,5 mil habitantes, reforçando a meta da concessionária de atender o matonense de forma eficiente e com qualidade.
Inicialmente, o atendimento será realizado uma vez por semana, sempre às sextas-feiras, no período das 9 às 16 horas, na Subprefeitura do Distrito, que está localizada na rua Domingos Primiano, 701. Todos os serviços oferecidos na Loja de Atendimento ao Cliente serão prestados também no Turvo, como emissão de segunda via, revisão de contas, regularização de inadimplência e solicitações, entre outros.
De acordo com o gerente da Águas de Matão, Marcos de Araújo, a disponibilização de atendimento pessoal no Distrito de São Lourenço vinha sendo estudada pela concessionária há cerca de três meses. “O Sistema da Águas de Matão funciona de forma totalmente integrada, por isso, antes de levar o atendimento para o Distrito tivemos que realizar uma série de estudos para solucionar questões de logística e de comunicação de dados”, afirma.
Para o gerente, um dos principais benefícios da medida é, sem dúvida, a aproximação entre a concessionária e o cliente, o que irá agilizar a resolução das questões ligadas aos serviços de água e esgoto. Até então, nos casos em que o atendimento pessoal é necessário, o morador do Distrito precisava se descolocar até o centro da cidade.
Obras – A disponibilização do atendimento pessoal é mais uma iniciativa da concessionária para contribuir com a qualidade de vida dos moradores do Turvo, tendo em vista que desde o final do mês de setembro sua equipe técnica trabalha nas obras necessárias para coletar e tratar o esgoto produzido no distrito.
Os serviços começaram com a construção de um Coletor Tronco, obra que antecede a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que tem como objetivo também contribuir para a preservação do rio São Lourenço. A ETE significará o fim do lançamento de esgoto in natura no leito do rio.
Postado por paintbox em 21/nov/2014 - Sem Comentários
Na casa da autônoma Magda Luglio Panegocci não faltou água nesta segunda-feira, dia 17. A dona de casa, Márcia Moreira de Carvalho, também não percebeu nenhum problema no abastecimento de água de sua residência na última terça-feira, dia 11 de novembro. Magda é moradora do bairro Nova Matão e Márcia reside na Vila Cardim. Nos dois bairros, houve queima de bomba nas duas últimas semanas, mas em nenhuma das situações a população sofreu falta de água.
Manter o abastecimento, mesmo sem a operação de um dos poços, é resultado de uma série de investimentos realizados pela concessionária Águas de Matão na modernização do sistema de água e esgoto da cidade. Desde a assinatura do contrato de concessão foram mais de R$ 36 milhões investidos na manutenção, obras de ampliação, operação e quitação de dívidas.
Sobre a operação dos poços
A bomba do poço que abastece o reservatório da Vila Cardim apresentou falha em seu funcionamento por volta das 15 horas do último dia 11. Em menos de uma hora os procedimentos necessários para substituição do equipamento foram iniciados. Cerca de 12 horas depois a troca foi concluída. Nesse intervalo, uma manobra técnica possibilitou o transporte de água do reservatório Portal Terra da Saudade para o Cardim, eliminando os impactos à população.
“Sempre tivemos problema de falta de água aqui, chegamos a reunir os moradores para pedir providências. Agora, faz tempo que não temos problemas”, conta Márcia, que há seis anos mora na Vila Cardim. A interligação dos reservatórios Portal e Cardim foi feita em junho a partir de uma adutora com capacidade de transportar até 163 mil litros de água por hora.
No último domingo, 16, por volta das 22 horas, a bomba do sistema Nova Matão apresentou falha. Entre a identificação do problema no funcionamento e a substituição do equipamento danificado foram mais de 29 horas de trabalho, sem desabastecimento nos oito bairros que compõem o sistema. “Aqui não faltou água. Antes, em algumas ocasiões chegamos a ficar dias sem água. Isso nunca mais aconteceu”, conta Magda.
“Nosso trabalho foi executado em 29 horas para que pudéssemos fazer uma filmagem detalhada – com câmera de vídeo no interior do poço – e, assim, obtermos material para uma análise mais aprofundada do sistema, posteriormente”, afirma o engenheiro, Stênio Cangussu.
O sistema Nova Matão foi interligado ao reservatório Benassi com a implantação de 1.400 metros de adutora. Encontra-se em fase de conclusão a interligação do reservatório Vila Pereira, por meio de uma adutora de 1.550 metros. No total mais de 300 mil litros de água por hora poderão ser transportados até o Nova Matão. Em 9 meses de atuação, a concessionária Águas de Matão já interligou os maiores sistemas de abastecimento de água existentes na cidade. Medidas como esta são reflexos de uma administração séria e comprometida com a população matonense.
Postado por paintbox em 14/nov/2014 - Sem Comentários
A Águas de Matão vai intensificar a fiscalização contra fraudes nas ligações de água. A meta é vistoriar o hidrômetro de todas as residências da cidade e a expectativa inicial é concluir este trabalho em até nove meses. A multa para o cliente flagrado varia de R$ 600 a R$ 2 mil, mais a cobrança retroativa do período em que o hidrômetro esteve adulterado.
Durante as vistorias, que começaram esta semana, os hidrômetros serão lacrados como medida preventiva a eventuais alterações no equipamento. O objetivo da concessionária é reduzir o alto índice de perdas de água em Matão, sobretudo neste momento em que o Estado de São Paulo enfrenta uma das piores secas de sua história. A estimativa é que atualmente 40% de toda a água produzida na cidade se perde, sendo metade desse índice provocado pelas ligações irregulares.
“O Estado vive um momento crítico no abastecimento de água e toda ação preventiva é muito bem-vinda. Quem frauda hidrômetro de fato não está preocupado em utilizar a água de forma consciente porque não paga pelo seu consumo real. Então, precisamos agir a fim de prevenir problemas ainda maiores no futuro”, explica Marcos de Araújo, gerente da Águas de Matão.
Durante o mês de outubro a concessionária concedeu, por meio de uma intensa campanha de mídia, prazo para autodenuncia no caso das fraudes, isentando o cliente de multa e outras medidas administrativas necessárias para regularizar a ligação. Com o fim do prazo, que expirou no último dia 31, a Águas de Matão passou a trabalhar na intensificação das medidas, que inclui ampliação do quadro de funcionários e novos treinamentos para a equipe de fiscalização.
Popularmente conhecida como gato, a fraude na ligação de água configura crime, segundo o Código Penal Brasileiro, e suas sanções, que incluem multa e medidas administrativas, estão previstas no Regulamento dos Serviços de Água de Esgoto do município de Matão.
Postado por paintbox em 07/nov/2014 - Sem Comentários
A Águas de Matão iniciou na última semana o contingenciamento dos reservatórios São Judas e Vila Cardim. Essa é a quinta obra dessa natureza executada em oito meses, período de atuação da concessionária na cidade, e significa que aproximadamente metade dos reservatórios existentes no município já está interligada.
O contingenciamento do sistema – ou interligação de reservatórios – foi uma das primeiras metas estabelecidas pela concessionária para modernizar e tornar o sistema de abastecimento de Matão mais eficiente. Considerando Silvânia e o distrito de São Lourenço do Turvo, o município possui atualmente 20 reservatórios.
“Quando começamos a operar o sistema, em fevereiro deste ano, uma das principais reclamações da cidade era a constante falta de água que atingia diversos bairros. A partir dali, iniciamos nosso planejamento de obras a fim de reavaliar os prazos contratuais para anteciparmos o contingenciamento do sistema. Por isso, conseguir interligar metade dos reservatórios, a um mês ainda do encerramento do ano, sem dúvida é um marco importante para nossa concessionária”, avalia Josélio Raymundo, diretor executivo da Águas de Matão.
O contingenciamento aumenta a eficiência dos serviços prestados pela concessionária e reduz significativamente o impacto para a população de eventuais falhas em bombas ou outros equipamentos que compõem o sistema. Em casos de queima de bomba, por exemplo, a concessionária terá condições de transportar água de um reservatório para outro e será possível efetuar os procedimentos necessários para substituição do equipamento antes que a população sofra qualquer tipo de desabastecimento. “É uma grande conquista para a cidade, certamente”, conclui o diretor.
A interligação dos reservatórios São Judas e Vila Cardim está sendo realizada por meio de uma adutora de 1.150 metros e terá capacidade para transportar até 160 mil litros de água por hora, beneficiando diretamente os moradores da Vila Cardim, São Judas Tadeu, Bosque, Parque Novo Mundo, Popular, Balista, Residencial Cadiolli e Vivelândia.
Postado por paintbox em 31/out/2014 - Sem Comentários
A Aguas de Matão recebeu esta semana, em sua sede administrativa, representantes da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Matão e Região. A visita faz parte das ações do Afluentes, programa de integração entre lideranças comunitárias e a concessionária, que já reuniu mais de 150 pessoas desde sua implantação na cidade, em meados de julho.
Durante a reunião, os aposentados receberam informações sobre as cidades que compõem a Aegea, holding que administra a Águas de Matão e outras 34 unidades no País, as áreas administrativas e operacionais que compõem a concessionária, bem como puderam acompanhar de perto o funcionamento do CCO (Centro de Controle de Operações).
“Gostei muito da reunião, pude esclarecer minhas dúvidas e deu para entender bem como a empresa funciona. Achei ótima a iniciativa, além da reunião onde esclarecemos muita coisa, pudemos também conhecer o Centro de Operações, onde tudo é muito avançado. Valeu a pena”, disse João Pereira, após o encontro.
Durante a reunião, que durou pouco mais de duas horas, os aposentados esclareceram dúvidas sobre a universalização do tratamento de esgoto, substituição e aquisição de hidrômetros, substituição de bombas e redes antigas, economia e uso racional da água, bem como fraudes nas ligações.
“Eles demonstraram bastante preocupação com as fraudes, principalmente em relação a imóveis alugados. Pudemos esclarecer a posição da empresa. Foi um encontro muito produtivo”, avaliou o gestor de Projetos Socioambientais da Águas de Matão, Paulo Guerreiro. Além de lideranças de bairros, o Afluente deve reunir até o final deste ano representantes de outras associações e também sindicatos da cidade.
Contra Fraude – Termina nesta sexta-feira, dia 31, o prazo para auto denúncia na campanha lançada pela Águas de Matão contra fraudes nas ligações de água. A partir de segunda-feira, dia 3, o cliente flagrado pela equipe de fiscalização da concessionária terá que arcar, entre outras medidas administrativas, com multa que pode variar de R$ 600 a R$ 2 mil mais a cobrança retroativa do período em que o hidrômetro do imóvel esteve adulterado.
Postado por paintbox em 27/out/2014 - Sem Comentários
Com o objetivo de aumentar a eficiência nos serviços prestados à população, a Águas de Matão acaba de concluir uma obra de contingenciamento interligando os Reservatórios Jardim Paraíso e Nova Cidade. Essa é a terceira obra dessa natureza já executada este ano pela concessionária.
A interligação foi feita por meio de uma adutora de 1,4 mil metros que, com o apoio de uma bomba adicional, terá capacidade de transportar até 60 metros mil litros de água por hora. A vazão é equivalente à capacidade do poço do Jardim do Paraíso.
A concessionária, ao concluir a obra neste mês de outubro, antecipou em dois anos o prazo estabelecido no contrato com o município para o contingenciamento. A antecipação visa garantir segurança ao sistema de Matão e evitar que moradores da região do Jardim Paraíso sejam prejudicados com eventuais falhas no funcionamento do poço. Somente este ano a bomba do Jardim Paraíso teve que ser substituída duas vezes, com intervalo inferior a dois meses.
“Tendo em vista o histórico recente do poço do Jardim Paraíso, decidimos por adotar uma medida de segurança operacional. Trata-se de uma ação preventiva. Dessa forma, caso haja problemas futuros, conseguimos diminuir consideravelmente, por exemplo, os riscos de falta de água enquanto retomamos o funcionamento normal do poço”, explica o gerente de Operações da Águas de Matão, Stênio Cangussu.
Essa é a terceira obra de contingenciamento realizada pela concessionária desde que iniciou sua atuação na cidade, em fevereiro de 2014. Além do Jardim Paraíso e Nova Cidade, já estão interligados os Reservatórios Portal Terra da Saudade/Vila Cardim e Nova Matão/Benassi.
Vila Pereira – A concessionária iniciou na terça-feira, dia 21, a quarta obra de contingenciamento do sistema de Matão. Em aproximadamente 30 dias, uma adutora de 1.565 metros vai interligar o Reservatório Vila Pereira a Nova Matão. Com capacidade de vazão de até 200 mil litros por hora, a obra reduzirá os riscos de falta de água em eventuais queimas de bomba do poço Nova Matão, beneficiando diretamente a população do centro da cidade e dos bairros Nova Matão, Benassi, Ypês, Portal da Baronesa, Vila di Capri e Residencial Vila Romana.