Notícias

Ver notícia

Na casa da autônoma Magda Luglio Panegocci não faltou água nesta segunda-feira, dia 17. A dona de casa, Márcia Moreira de Carvalho, também não percebeu nenhum problema no abastecimento de água de sua residência na última terça-feira, dia 11 de novembro. Magda é moradora do bairro Nova Matão e Márcia reside na Vila Cardim. Nos dois bairros, houve queima de bomba nas duas últimas semanas, mas em nenhuma das situações a população sofreu falta de água.

 

Manter o abastecimento, mesmo sem a operação de um dos poços, é resultado de uma série de investimentos realizados pela concessionária Águas de Matão na modernização do sistema de água e esgoto da cidade. Desde a assinatura do contrato de concessão foram mais de R$ 36 milhões investidos na manutenção, obras de ampliação, operação e quitação de dívidas.

 

Sobre a operação dos poços

A bomba do poço que abastece o reservatório da Vila Cardim apresentou falha em seu funcionamento por volta das 15 horas do último dia 11. Em menos de uma hora os procedimentos necessários para substituição do equipamento foram iniciados. Cerca de 12 horas depois a troca foi concluída. Nesse intervalo, uma manobra técnica possibilitou o transporte de água do reservatório Portal Terra da Saudade para o Cardim, eliminando os impactos à população.

 

“Sempre tivemos problema de falta de água aqui, chegamos a reunir os moradores para pedir providências. Agora, faz tempo que não temos problemas”, conta Márcia, que há seis anos mora na Vila Cardim. A interligação dos reservatórios Portal e Cardim foi feita em junho a partir de uma adutora com capacidade de transportar até 163 mil litros de água por hora.

 

No último domingo, 16, por volta das 22 horas, a bomba do sistema Nova Matão apresentou falha. Entre a identificação do problema no funcionamento e a substituição do equipamento danificado foram mais de 29 horas de trabalho, sem desabastecimento nos oito bairros que compõem o sistema.  “Aqui não faltou água. Antes, em algumas ocasiões chegamos a ficar dias sem água. Isso nunca mais aconteceu”, conta Magda.

 

“Nosso trabalho foi executado em 29 horas para que pudéssemos fazer uma filmagem detalhada – com câmera de vídeo no interior do poço – e, assim, obtermos material para uma análise mais aprofundada do sistema, posteriormente”, afirma o engenheiro, Stênio Cangussu.

 

O sistema Nova Matão foi interligado ao reservatório Benassi com a implantação de 1.400 metros de adutora. Encontra-se em fase de conclusão a interligação do reservatório Vila Pereira, por meio de uma adutora de 1.550 metros. No total mais de 300 mil litros de água por hora poderão ser transportados até o Nova Matão. Em 9 meses de atuação, a concessionária Águas de Matão já interligou os maiores sistemas de abastecimento de água existentes na cidade. Medidas como esta são reflexos de uma administração séria e comprometida com a população matonense.

 

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Matão oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Matão e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Matão é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Matão.