Postado por paintbox em 08/ago/2014 - Sem Comentários
O Instituto Equipav realizou por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad) de Matão, um aporte de R$ 23 mil para custear as atividades do Projeto Aprendiz no segundo semestre deste ano. O Aprendiz é desenvolvido pelo Núcleo Assistencial Espírita Edo Mariani com o objetivo de preparar adolescentes para o mercado de trabalho.
Fundado em 2013 pelo Grupo Equipav, ao qual pertence a concessionária Águas de Matão, o Instituto Equipav tem como missão contribuir para o desenvolvimento e a qualidade de vida das comunidades onde suas unidades operacionais estão inseridas.
A coordenadora do projeto Aprendiz, Fátima Guil, ressalta a importância do patrocínio disponibilizado pelo Instituto Equipav e explica que a verba será utilizada para custear despesas com materiais didáticos, de consumo e recursos humanos. O Aprendiz tem como meta auxiliar a criação de oportunidades de trabalho para jovens de 15 a 18 anos e também prepará-los para se adaptar ao ambiente profissional. Atualmente, 60 adolescentes, divididos em duas turmas, participam do projeto.
O Aprendiz integra o Programa CRESCER – Educação e Trabalho, desenvolvido pela instituição matonense com o objetivo de unificar ações para a promoção do desenvolvimento do ser humano e suas potencialidades através do acolhimento, orientação e apoio na busca da cidadania.
As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira e totalizam 4 horas de ensino teórico e 4 horas de aprendizagem prática na área administrativa das empresas parceiras. Os alunos aprendem Fundamentos da Contabilidade, Princípios de Administração e Recursos Humanos, Logística, Comunicação, Empreendedorismo e Comportamento Organizacional, entre outras disciplinas. Para participar do projeto, o jovem deve estar cursando o Ensino Médio em escola pública, não ter tido a experiência do primeiro emprego e passar por um processo seletivo com questões de Matemática, Português e Conhecimentos Gerais.
“O Instituto Equipav tem sido uma ferramenta muito importante para todas as unidades operacionais da Aegea, como a Águas de Matão, ao apoiar, inclusive com aportes financeiros, projetos extremamente relevantes na área socioambiental. O Projeto Aprendiz, por exemplo, prepara e qualifica jovens para o mercado e essa iniciativa é fundamental para quem está procurando o primeiro emprego”, avalia o diretor presidente da Águas de Matão, Jorge Amin.
Postado por paintbox em 04/ago/2014 - Sem Comentários
A concessionária Águas de Matão lança nesta segunda-feira, dia 4, uma campanha publicitária para escolha do seu mascote através de votação popular. A ideia é percorrer todas as escolas de Ensino Fundamental, públicas e privadas, além de estabelecer pontos fixos e itinerantes de votação para que toda a população possa participar da escolha.
O mascote da Águas de Matão será o principal personagem do Saúde Nota 10, programa de educação ambiental voltado para alunos do Ensino Fundamental e desenvolvido dentro do ambiente escolar. O período de votação ocorre de 4 a 17 de agosto.
Para votar a população pode se dirigir a um dos pontos fixos (leia lista abaixo) ou acessar o link de votação neste site. Também serão disponibilizadas urnas itinerantes em pontos com grande circulação de pessoas na área central da cidade.
Os estudantes poderão votar na própria escola, além de participar de um bate papo com o gestor de Projetos Socioambientais, Paulo Guerreiro, responsável pela implantação do Saúde Nota 10 em Matão, que fará uma breve exposição sobre cada opção de mascote.
São quatro opções. O 1º é Matias, um garoto estudante, atento às pessoas e ao meio ambiente; sempre conectado, ele usa a tecnologia a favor do bem. O 2º mascote é Matosinho, um indiozinho 100% ligado à natureza, que ama e protege o meio ambiente, as plantas, os animais, a terra, o ar e, principalmente, a água.
A 3ª opção é Domatão, um pescador cheio de habilidades que já viveu muitas histórias em Matão e é reconhecido pelo seu bom coração, sempre disposto a escutar e ajudar as pessoas. Por fim, o 4º mascote é Matinho, um ser divertido que desperta curiosidade por onde passa. Uma planta cheia de vida e de estilo, que conhece a natureza como ninguém, adora crianças e gosta de passar dicas adiante. O resultado da votação será divulgado no dia 29 de agosto no site institucional da empresa.
Sobre o Saúde Nota 10
O programa Saúde Nota 10 é desenvolvido em todas as concessionárias da Aegea e em cada uma delas o mascote reproduz características ou peculiaridades da cidade onde a unidade está sediada. Voltado para educação ambiental, o Saúde Nota 10 leva informações sobre saúde e qualidade de vida para alunos da rede pública e privada por meio de palestras, apresentações culturais, distribuição de cartilhas, jogos educativos, concursos de desenho e redação, entre outras atividades.
Saiba quais são os pontos fixos de votação e participe!
Loja de Atendimento ao Cliente
Rua Rui Barbosa, 720, Centro
Sede administrativa Águas de Matão
Avenida Baldan, 2296, Residencial Olívio Baldan
Postado por paintbox em 23/jul/2014 - Sem Comentários
A concessionária Águas de Matão lança o Programa Afluentes neste mês de julho com encontros já agendados com moradores dos bairros São José e BNH. O Afluentes é adotado em todas as unidades da Aegea com o objetivo principal de aproximar concessionária e comunidade, aprimorando, dessa forma, os serviços prestados aos moradores da cidade.
O Afluentes (Programa de Integração entre Lideranças Comunitárias e Águas de Matão) estabelece um canal direto de comunicação. É um espaço para conhecer melhor as necessidades dos bairros, bem como uma oportunidade para a concessionária ouvir opiniões e sugestões dos moradores sobre os serviços prestados na área de saneamento básico.
O programa é coordenado pela área de Projetos Socioambientais e se alinha às metas da concessionária de eficiência e qualidade na prestação de serviços. Por meio do contato direto com a concessionária, o representante de bairro pode facilitar a solução dos problemas de sua comunidade com maior rapidez e eficiência.
“Essa é uma das marcas da Aegea e se constitui como um grande diferencial em todas as cidades que o grupo atua. As empresas que fazem parte do grupo se preocupam em interagir, conhecer e auxiliar a comunidade onde estão inseridas. A população de Matão também recebe a partir de agora mais esse benefício”, afirma o gestor de Projetos Socioambientais da Águas de Matão, Paulo Guerreiro.
As primeiras reuniões do programa, que começa esta semana, serão realizadas na avenida Baldan, no Residencial Olívio Benassi, para que os participantes tenham a oportunidade de conhecer a sede administrativa da concessionária, o funcionamento do CCO (Centro de Controle de Operações) e demais áreas que compõem a rotina diária da empresa. As demais reuniões passam a ser intercaladas entre a sede e a comunidade.
Postado por paintbox em 23/jul/2014 - Sem Comentários
As novas ligações de água da cidade serão padronizadas e vão incluir, a partir deste mês, o hidrômetro. A mudança está prevista no Regulamento dos Serviços de Água e Esgoto da cidade e visa principalmente padronizar as ligações e garantir a eficiência dos hidrômetros, que passam a ser fornecidos pela concessionária Águas de Matão e incluídos no custo das novas ligações, assim como já ocorre em ligações de energia elétrica e de gás.
O gerente Marcos de Araújo explica que, embora a concessionária forneça um produto tecnologicamente superior, o preço final para o cliente será o mesmo praticado anteriormente pelo mercado local. Esse valor será custeado pelos clientes apenas no caso de novas ligações. Em relação à substituição dos atuais hidrômetros, seja por tempo de uso ou qualquer outro problema que comprometa seu funcionamento, o custo será de responsabilidade da concessionária.
O Regulamento dos Serviços prevê que a responsabilidade da Águas de Matão pela instalação e manutenção das ligações de água vai da rede de distribuição até os hidrômetros. O artigo 57, por exemplo, estabelece que “os hidrômetros são bens públicos e serão instalados e mantidos em bom estado de conservação e funcionamento, sendo sua manutenção e substituição responsabilidade da concessionária”.
“Essa medida foi tomada porque não temos como dar garantia de um produto que não adquirimos. Por exemplo, se um hidrômetro apresentar falha técnica só poderemos acionar o fabricante se a compra tiver sido feita pela nossa empresa. É importante ressaltar também que os equipamentos adquiridos pela concessionária, além de apresentar o selo do Inmetro, passam por testes de qualidade”, explica o gerente.
Para cumprir de forma integral o Regulamento, a concessionária procurou os lojistas locais no decorrer da primeira quinzena deste mês para apresentar as novas regras. Entre as partes, ficou acordado que a Águas de Matão vai comprar os hidrômetros dos lojistas que eventualmente ainda tenham o equipamento em estoque e que os estabelecimentos vão continuar comercializando as caixas de proteção.
Postado por paintbox em 23/jul/2014 - Sem Comentários
Próximo a concluir o primeiro semestre de atuação na cidade, a Águas de Matão contabiliza uma série de obras e melhorias realizadas no sistema de água e esgoto. Foram mais de 3 mil metros de redes de água e esgoto implantadas e 925 metros de substituições. Na área comercial, foram realizados 13,5 mil atendimentos, entre 1º de fevereiro e 30 de junho.
Nesse período também foram inauguradas a Loja de Atendimento ao Cliente, a sede administrativa e o Centro de Controle de Operações (CCO) da concessionária, trazendo tecnologia de ponta e qualidade à cidade. Além da implantação de novas redes, a Área Operacional também cumpriu uma meta arrojada ao conseguir automatizar 13 unidades, garantindo assim agilidade e segurança ao sistema de Matão. Dessa forma, já é possível acompanhar em tempo real do CCO o funcionamento dos Reservatórios São Judas, Cardim, Brasil, Santa Marta, Portal Terra da Saudade, Guarani, BNH, Monte Carlo, Nova Cidade, Paraíso, Esperança, Vila Pereira e Nova Matão.
Outra realização importante na área foi o início do processo de contingenciamento que visa, entre outros objetivos, garantir reparos no sistema com um menor risco de comprometimento do abastecimento de água. Esse processo já começou nos Reservatórios Nova Matão, Cardim e Portal Terra da Saudade.
Quinze dos 16 reservatórios existentes em Matão também passaram por revitalização, recebendo melhorias como pintura, identificação com as cores da empresa, limpeza e capinação dos pátios, retirada de entulho e reparo estrutural. Na unidade Nova Matão, por exemplo, a melhoria propiciou um ganho de 360 mil litros em volume de reserva. Além dos reparos estruturais, o reservatório passou por substituição de equipamentos, cabos elétricos e de tensão.
Na área comercial, os atendimentos realizados pela equipe da Águas de Matão somaram 13.712, entre solicitações feitas pessoalmente, pelo site ou telefone 0800 da concessionária. Dos atendimentos realizados na Loja, de um total de 10.508, 4.351 foram solicitações de segunda via da conta de água; 2.494 solicitações de serviços e 2.025 revisões de conta.
Pela Agência Virtual, o maior número de solicitações também foi referente a segunda via, com 934 pedidos; seguido de 187 pedidos de autorização para pagamento bancário e 187 de acesso ao link do chat. No telefone 0800 721 6464, os registros incluem 1.140 solicitações de serviços, 462 de informações e 351 pedidos de 2ª via.
Postado por paintbox em 24/jun/2014 - Sem Comentários
A Águas de Matão contará com um importante reforço a partir da próxima segunda-feira, dia 23, para os serviços de manutenção da rede de esgoto da cidade. A equipe técnica da concessionária vai trabalhar com uma câmera especial de vídeo para detecção de possíveis irregularidades existentes na rede.
O equipamento já é utilizado com sucesso em outras unidades da Aegea e agora passa a compor também os recursos operacionais da Águas de Matão. A câmera é conectada a um computador e registra, em tempo real, a parte interna da tubulação por meio de vídeo e também fotos. O equipamento facilita a identificação dos problemas de entupimento, o que é comum na rotina dos técnicos da empresa que atuam na rede de esgoto.
Durante o trabalho, uma sonda com capacidade de até 120 metros é conectada à câmera e lançada pela tubulação da rede de esgoto que permite visualizar qualquer anormalidade, desde lixo acumulado, restos de comida ou gordura nas paredes dos tubos até ligações clandestinas de esgoto em galeria pluvial ou ligação irregular de água de chuva. São casos, sobretudo, que impedem a passagem do esgoto e provocam, consequentemente, o extravasamento ou exigem a manutenção na rede.
Nos próximos dias, a equipe da Águas de Matão vai trabalhar na programação de serviços a fim de definir quais regiões farão parte dos primeiros atendimentos com o equipamento. É importante ressaltar que as imagens da câmera também detectam a vida útil e condições da tubulação. Além de auxiliar a rotina de trabalho, a câmera confere mais eficiência na manutenção, pois a abertura da vala, por exemplo, é feita no local exato identificado pelo equipamento. Esse fator também contribui para reduzir os impactos da obra aos clientes.
Postado por paintbox em 16/jun/2014 - Sem Comentários
Na próxima semana a Águas de Matão começa a emitir notificações de débito para clientes em situação de inadimplência com a concessionária. O cliente terá até 30 dias, a partir da data de emissão, para quitar o débito. Após esse período, estará sujeito à interrupção do fornecimento de água em sua residência, comércio ou indústria.
A notificação, assim como a interrupção do fornecimento, está prevista no decreto municipal nº 4.785, de 29 de abril de 2014, que regulamenta o serviço de saneamento básico em Matão e também na lei federal 11.455, datada de 5 de janeiro de 2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico.
O gerente da Águas de Matão, Marcos de Araujo, ressalta que a decisão segue um princípio de igualdade, afinal não adotar nenhuma medida em relação ao cliente inadimplente é injusto com quem paga sua conta em dia. É importante ressaltar que a notificação de débito é uma medida inicial, ou seja, a partir dela o cliente terá até 30 dias para regularizar a situação de inadimplência com a concessionária.
“A empresa poderá negociar a forma de quitação dos débitos, de acordo com as necessidades de cada cliente. Para isso faremos uma avaliação caso a caso”, afirma Araújo. Após esse período, se o cliente não procurar a concessionária para regularizar a situação, estará sujeito, além da interrupção do fornecimento de água, à cobrança judicial e inclusão do nome nos sistemas de proteção ao crédito, como SPC e SERASA.
Em caso de dúvidas o cliente deverá entrar em contato com a Águas de Matão através da central de atendimento 24 horas (0800 721 6464), atendimento comercial na rua Rui Barbosa, 720, sala 3, Centro.
Postado por paintbox em 10/jun/2014 - Sem Comentários
Colaboradores, parceiros, ambientalistas e moradores participaram do mutirão Nascente Limpa, Rio Saudável no último sábado, dia 7. O projeto foi iniciado com a limpeza dos arredores da nascente do córrego Santa Maria, localizada no Jardim Paraíso. Mais de 60 pessoas participaram da atividade que integrou as comemorações da Semana do Meio Ambiente em Matão.
O projeto Nascente Limpa, Rio Saudável é uma iniciativa da concessionária Águas de Matão em parceria com os grupos Matão Mais Verde, Quero Ver Meu Rio Limpo, Rotary Club Matão, Escoteiros e Departamento Municipal de Meio Ambiente.
Colaboradores e parceiros se encontraram no comecinho da manhã de sábado em frente ao posto de saúde do Jardim do Paraíso e seguiram em direção à avenida Segundo Gatti, onde há acesso para a nascente do Santa Maria. Durante o percurso, os participantes recolherem plásticos e papéis, entre outros tipos de lixo.
O mutirão durou aproximadamente duas horas e recolheu mais de 20 sacos de 100 litros cada. Na nascente foram encontradas muitas garrafas pet, sacolas plásticas, papéis e até pedaços de roupas e cobertores. Todo o material reciclável foi encaminhado para a Cooperasolmat (Cooperativa Autogestionária de Solidariedade de Matão).
“Foi uma experiência bastante enriquecedora, principalmente porque mais uma vez foi possível perceber que pequenas atitudes fazem diferença e que precisamos trabalhar a conscientização em nosso dia a dia, com todas as pessoas que convivemos. Queremos agradecer a comunidade do Jardim Paraíso e todos os nossos parceiros, entre eles as crianças, do Grupo Escoteiros, que tornaram nossa atividade tão especial”, conclui Paulo Guerreiro, gestor de Projetos Socioambientais da Águas de Matão.
Postado por paintbox em 26/maio/2014 - Sem Comentários
Diretores, autoridades, colaboradores e amigos participaram da inauguração da sede administrativa e do CCO (Centro de Controle de Operações) da concessionária Águas de Matão na última sexta-feira, dia 23. A inauguração conclui positivamente o encerramento do período de transição para a gestão plena do sistema de água e esgoto da cidade de Matão.
A cerimônia foi iniciada pelo diretor presidente da Águas de Matão, Jorge Amin, que saudou os convidados e falou um pouco sobre as realizações da concessionária nos três meses de transição. Amin fez um agradecimento especial aos colaboradores e a todas as pessoas que colaboraram direta ou indiretamente para a inauguração da sede e do CCO.
Antes de encerrar seu discurso, o diretor presidente anunciou que Matão será a quinta cidade brasileira com 100% de água e esgoto tratados. Para isso, a meta da concessionária é construir até o final deste ano a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São Lourenço do Turvo. A meta antecipa os prazos contratuais com o município, que preveem até dois anos para conclusão da obra.
Logo em seguida, o presidente da Câmara Municipal, vereador Agnaldo Navarro, elogiou as atividades já realizadas pela concessionária em tão pouco tempo e a agilidade com que a equipe operacional atende as solicitações dos clientes. Da mesma forma, o prefeito Chico Dumont lembrou do processo de concessão, bem como das razões que o levaram a abrir licitação para o sistema de água, e falou sobre a satisfação de ver os avanços que a Águas de Matão já propiciou ao município.
Antes do descerramento da placa de inauguração, os convidados participaram de uma benção ecumênica com o padre Jorge Nahra e o pastor Valter Ferreira dos Santos. Após o descerramento, o diretor executivo Josélio Raymundo mostrou o funcionamento do CCO e apresentou as instalações da sede aos convidados.
Serviço: A sede administrativa da Águas de Matão está localizada na avenida Baldan, 229, Residencial Olívio Benassi, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Mais informações pelo fone 3383-1990.
Postado por paintbox em 09/maio/2014 - Sem Comentários
A concessionária Águas de Matão começou a instalar esta semana Pontos de Controle de Qualidade (PCQs) em diversos pontos da cidade a fim de intensificar o controle da qualidade da água que chega à casa do matonense. As primeiras unidades foram instaladas no Distrito Industrial Adolfo Baldan e em frente à Escola Adelino Bordignon.
De acordo com informações do Gestor de Tratamento da Águas de Matão, Paulo Guerreiro, os pontos estão sendo definidos a partir de locais com maior concentração de pessoas. Dessa forma, é possível também apurar uma amostra real de consumo.
Os PCQs são sempre instalados em pontas de rede, assim a análise também investiga se a água tem a mesma qualidade nas duas extremidades. Depois de coletadas, as amostras são encaminhadas para o Laboratório de Controle de Qualidade da Água, onde passam por testes físico-químicos e microbiológicos.
“Fazemos uma comparação entre a água que sai do reservatório e a que chega no PCQ. Assim, podemos avaliar a qualidade com mais precisão”, explica o gestor. A meta é instalar aproximadamente 100 unidades, abrangendo toda as regiões da cidade, até o 2º semestre. As próximas unidades serão instaladas na EMEF Prefeito Celso de Barros Perche (Escola do Caju), na Vila Cardim, e no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) do Portal Terra da Saudade.
Aegea no COMAM – A cidade de Franca sediou esta semana a VI Edição do COMAM (Consórcio de Municípios da Alta Mogiana) que reuniu painéis de discussões sobre Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social, Finanças Públicas, Turismo, Tribunal de Contas, Agronegócios, Fundo Social de Solidariedade, Educação e Habitação.
A Aegea, holding de saneamento básico a qual pertence a Águas de Matão, participou do evento com a apresentação em dois importantes painéis: Saúde e Meio Ambiente com foco no saneamento básico e também com um estande institucional.
Informações como os impactos e gastos públicos por afastamento do trabalho causado por diarreia ou vômito – doenças de veiculação hídrica -, a valorização de até 14% dos imóveis com acesso a saneamento básico e os benefícios da universalização de água e esgoto, são algumas das informações dos painéis de discussões, apresentados pelo diretor da Aegea e da Águas de Matão, Jorge Carlos Amin.
“Compartilhar informações e debater as oportunidades de atuação do setor privado no saneamento básico em um congresso tão importante como o COMAM é, sem dúvida, uma grande satisfação para nós que acreditamos que água e esgoto tratados são fundamentais para a saúde da população, para a preservação dos recursos naturais e o meio ambiente e para o desenvolvimento do país, destaca Amin.