Notícias

Ver notícia

A concessionária Águas de Matão começou a instalar esta semana Pontos de Controle de Qualidade (PCQs) em diversos pontos da cidade a fim de intensificar o controle da qualidade da água que chega à casa do matonense. As primeiras unidades foram instaladas no Distrito Industrial Adolfo Baldan e em frente à Escola Adelino Bordignon.

De acordo com informações do Gestor de Tratamento da Águas de Matão, Paulo Guerreiro, os pontos estão sendo definidos a partir de locais com maior concentração de pessoas. Dessa forma, é possível também apurar uma amostra real de consumo.

Os PCQs são sempre instalados em pontas de rede, assim a análise também investiga se a água tem a mesma qualidade nas duas extremidades. Depois de coletadas, as amostras são encaminhadas para o Laboratório de Controle de Qualidade da Água, onde passam por testes físico-químicos e microbiológicos.

“Fazemos uma comparação entre a água que sai do reservatório e a que chega no PCQ. Assim, podemos avaliar a qualidade com mais precisão”, explica o gestor. A meta é instalar aproximadamente 100 unidades, abrangendo toda as regiões da cidade, até o 2º semestre. As próximas unidades serão instaladas na EMEF Prefeito Celso de Barros Perche (Escola do Caju), na Vila Cardim, e no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) do Portal Terra da Saudade.

Aegea no COMAM –  A cidade de Franca sediou esta semana a VI Edição do COMAM (Consórcio de Municípios da Alta Mogiana) que reuniu painéis de discussões sobre Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social, Finanças Públicas, Turismo, Tribunal de Contas, Agronegócios, Fundo Social de Solidariedade, Educação e Habitação.

A Aegea, holding de saneamento básico a qual pertence a Águas de Matão, participou do evento com a apresentação em dois importantes painéis: Saúde e Meio Ambiente com foco no saneamento básico e também com um estande institucional.

Informações como os impactos e gastos públicos por afastamento do trabalho causado por diarreia ou vômito – doenças de veiculação hídrica -, a valorização de até 14% dos imóveis com acesso a saneamento básico e os benefícios da universalização de água e esgoto, são algumas das informações dos painéis de discussões, apresentados pelo diretor da Aegea e da Águas de Matão, Jorge Carlos Amin.

 “Compartilhar informações e debater as oportunidades de atuação do setor privado no saneamento básico em um congresso tão importante como o COMAM é, sem dúvida, uma grande satisfação para nós que acreditamos que água e esgoto tratados são fundamentais para a saúde da população, para a preservação dos recursos naturais e o meio ambiente e para o desenvolvimento do país, destaca Amin.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Matão.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Matão oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.