Postado por paintbox em 30/nov/2015 - Sem Comentários
Cerca de 90 alunos do distrito de São Lourenço do Turvo acompanharam a apresentação da peça de teatro Aventuras no Mundo Encanado, esta semana, durante o encerramento do programa Saúde Nota 10 na Escola Municipal Professora Helena Borsetti.
A alegria do mascote Matinho, que é o personagem principal da peça, contagiou as crianças, os professores e o subprefeito do Turvo, Luiz Carlos Lotti, o Capitani, que também acompanhou a aventura. Depois da peça, Matinho e seus amigos presentearam os alunos vencedores do concurso de desenho.
“Não achei que ia ganhar porque havia muitas crianças participando, mas fiquei muito feliz quando soube que era a ganhadora”, contou a aluna do 4º ano, Isabela Emanuele Mota, de 10 anos, que conquistou o primeiro lugar. Em seu desenho, ela mostrou como o esgoto é transportado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do distrito.
Em segundo lugar, Ana Clara de Souza, de 8 anos, também não esperava que seu desenho fosse escolhido entre os melhores das classes de Ensino Fundamental I, mas contou que ficou muito feliz quando ouviu o seu nome. “Eu adorei o meu presente”, disse. Ana Clara, que é aluna do 3º ano, ganhou uma bola e uma tabela de basquete.
“Eu estava torcendo muito”, revelou Rafael Junior Damiani, de 10 anos, após conquistar o 3º lugar no concurso. Rafael é aluno do 4º ano. Para o subprefeito do Turvo, o distrito é outro após a construção da ETE e transmitir noções básicas sobre saneamento para as crianças é uma inciativa muito positiva. “Eu e a diretora ficamos muito contentes com a realização desse programa aqui porque prestigia a nossa escola”, conclui Capitani.
Postado por paintbox em 20/nov/2015 - Sem Comentários
Oito colaboradores da Águas de Matão participam esta semana de um treinamento intensivo de 20 horas para assumir suas funções na Comissão Interna de Prevenção à Acidentes (Cipa) da concessionária. Eles serão empossados em reunião agendada para o dia 1º de dezembro.
O treinamento foi dividido em cinco módulos. Os dois primeiros são dedicados ao estudo da Norma Regulamentadora (NR-5) e à conceituação de acidente de trabalho. Os cipeiros aprendem sobre a origem e os objetivos da comissão, atribuições, noções sobre legislação trabalhista e previdenciária; bem como a metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho, incluindo causas e prevenção.
No módulo 3, o treinamento apresenta noções sobre EPI (Equipamento de Proteção Individual), riscos ambientais, estatísticas de acidente e princípios gerais de higiene do trabalho. “Higiene ocupacional envolve desde ruídos a iluminação e os cipeiros aprendem a perceber a saúde da empresa, ou seja, se o ambiente que ela oferece a seus colaboradores, além de limpo, é saudável”, explica Evandro Chaddad, técnico em Segurança do Trabalho da Águas de Matão.
Os últimos módulos incluem noções básicas sobre primeiros socorros, combate a incêndios e inspeção de segurança. A Cipa, que é presidida pelo técnico de Laboratório, Pedro Paulo de Oliveira, e tem a supervisora de Atendimento, Edneia de Abreu, como vice-presidente, será empossada em reunião na sede da concessionária no próximo dia 1º.
Também compõem a comissão os funcionários Fábio da Conceição, Fábio Rogério Salvini e Robson Onofre Moreira como representantes dos empregados, além de Elineo Magro, Selma Leontina da Costa e Paulo Cesar Guerreiro, que representam o empregador.
Postado por paintbox em 16/nov/2015 - Sem Comentários
O gestor de Projetos Socioambientais da Águas de Matão, Paulo Guerreiro, e a diretora municipal de Cultura, Ligia Nicolucci, participaram da sessão desta semana da Câmara Municipal para ressaltar o papel educativo do programa Saúde Nota 10 desenvolvido pela concessionária nas escolas de Ensino Fundamental da cidade. Desde o início deste segundo semestre, mais de 500 alunos já participaram do programa.
Durante todo o mês de novembro o Espaço Cultural Maria José Bozelli Ciarlo, no plenário da Câmara, abrigará a exposição do Saúde Nota 10 que inclui parte dos desenhos que concorreram ao concurso aplicado pelo programa nas escolas das escolas municipais Antonio Carlos Manzini e Adelino Bordignon.
“Agradecemos a esta Casa pela oportunidade, à Secretaria de Educação e Cultura pelo incentivo à concretização desta exposição de desenhos e, sobretudo, gostaria de registrar o nosso agradecimento ao secretário Alexandre de Freitas pelo apoio à aplicação do programa de educação ambiental, Saúde Nota 10, nas escolas municipais de Ensino Fundamental de Matão. Através dele agradecemos também todos os diretores, coordenadores, professores e funcionários das escolas que participaram do programa até o momento”, destacou o gestor.
Em seu discurso, Paulo Guerreiro também ressaltou a exposição como uma homenagem ao talento dos alunos matonenses. “Os alunos têm recebido muito bem o Saúde Nota 10 e surpreendido toda a equipe da concessionária com a qualidade dos trabalhos apresentados. Nesse sentido essa exposição também é uma homenagem da Águas de Matão ao talento dos alunos de Ensino Fundamental da cidade”, concluiu.
O Saúde Nota 10 é desenvolvido dentro do ambiente escolar com o objetivo de aumentar a consciência ambiental das crianças. O programa inclui a realização de palestra educativa e concurso de desenho sobre o tema “Água potável e esgoto tratado: saúde e qualidade de vida”. Os três primeiros colocados são premiados e as atividades são encerradas na escola com a apresentação da peça de teatro “Aventuras no Mundo Encanado”, que tem o mascote Matinho como personagem principal.
Serviço: A exposição de Desenhos Concurso Saúde Nota 10 está instalada no Espaço Cultural Maria José Bozelli Ciarlo, localizado no plenário da Câmara Municipal, avenida Padre Nelson, 859, Centro, com com visitação aberta das 9 às 17 horas.
Postado por paintbox em 30/out/2015 - Sem Comentários
Três estudantes da cidade de Matão (SP) vão participar da VII Jornada de Foguetes, organizada pela Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. Para participar da competição, os adolescentes contam com apoio do Instituto Equipav, que pertence ao mesmo grupo da concessionária Águas de Matão.
Sob orientação do professor de física Fernando Prado Marques Luiz, os alunos Leonardo Manzi de Souza, do 3º ano do Ensino Médio, Vitor Cesar Polo e Murilo Batista do Carmo, ambos do 2º ano, desenvolveram o projeto de um foguete e de uma base de lançamento, confeccionados com garrafas plásticas. O combustível para lançar o foguete é feito da mistura de ácido acético (vinagre) e bicarbonato de sódio. A reação química entre as substâncias faz com que o protótipo atinja grandes distâncias.
O trabalho rendeu um bom desempenho na Mobfog. Nessa mostra, os estudantes lançam, o mais longe possível, os foguetes que desenvolveram. A distância é medida entre o ponto de saída e parada do objeto. Os estudantes matonenses conquistaram a medalha de bronze e, assim, a equipe foi selecionada para apresentar o projeto também na Jornada de Foguetes.
“O Instituto Equipav acredita no potencial dos adolescentes e tem muito orgulho em apoiar iniciativas como essa, que estimulam a educação, o aprendizado e a descoberta. É por isso que mais uma vez estamos incentivando ações em Matão”, destaca a gestora de investimentos sociais do IE, Patricia Mezenes. A Jornada de Foguetes é realizada desde 2009 e tem o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB) – órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – e da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).
Postado por paintbox em 30/out/2015 - Sem Comentários
Já estão abertas as inscrições para os projetos esportivos educacionais interessados em receber patrocínio do Instituto Equipav, pertencente ao mesmo grupo da concessionária Águas de Matão. O edital “Instituto Equipav Quer Incentivar: o esporte educacional” foi lançado em parceria com o portal Quero Incentivar, no início deste mês, e também está disponível no site do IE.
As inscrições devem ser feitas no próprio site do Quero Incentivar (www.queroincentivar.com.br) até o dia 30 de novembro. Para serem avaliados, os projetos precisam atender a critérios previstos no regulamento. Por exemplo, é necessário que as iniciativas tenham um objetivo em comum: estimular a prática esportiva em crianças e adolescentes como forma de desenvolver novos cidadãos, oferecendo oportunidades de educação e desenvolvimento. Os projetos precisam estar aprovados pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte (nº 11.438/06) e ter execução prevista para o ano de 2016 em pelo menos um dos Estados onde o IE atua: Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.
De acordo com o site Quero Incentivar, os produtores culturais deverão comprovar o histórico e a capacidade técnico-operativa dos projetos. As propostas que estejam ligadas a uma ou mais metas estipuladas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) também serão priorizados. Todas as metas estão detalhadas no site do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (www.pnud.org.br/ODS.aspx).
“Essa é uma novidade dentro do regulamento. A inclusão desse item é uma forma de promoção e motivação para que a sociedade civil, representada nesse momento pelas ONGs proponentes, esteja alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e os incorporem em sua gestão. Assim, compartilhamos a responsabilidade que todos nós temos no alcance dessas metas”, afirma Patricia Menezes, gestora de investimentos sociais do Instituto Equipav.
Após o período de inscrição, os projetos serão avaliados por profissionais do portal Quero Incentivar e pelo conselho do Instituto Equipav. O anúncio do projeto selecionado para recebimento do incentivo será feito no dia 11 de dezembro.
Como se inscrever _ As inscrições são realizadas exclusivamente no site Quero Incentivar. Primeiramente, é necessário cadastrar gratuitamente o projeto, preenchendo um formulário eletrônico contendo informações sobre o proponente, o escopo do projeto, prazos e materiais complementares como a publicação do mesmo no Diário Oficial da União, currículo dos realizadores e outros materiais. Após o cadastro completo, o responsável estará apto a se inscrever na página do edital.
Postado por paintbox em 26/out/2015 - Sem Comentários
A concessionária Águas de Matão informa que realizará nesta segunda-feira, dia 26, a partir das 21 horas, serviço para conter um vazamento no Reservatório Nova Matão, responsável pelo abastecimento de água das regiões do Centro e parte do bairro Nova Matão. A previsão é de que o serviço seja realizado em até uma hora, período em que o abastecimento será interrompido, voltando ao normal por volta das 22 horas. A Águas de Matão está à disposição de seus clientes por meio da Central de Atendimento 0800 721 6464.
Postado por paintbox em 23/out/2015 - Sem Comentários
A queda no fornecimento de energia elétrica, registrada logo após a chuva que caiu sobre a cidade na noite desta quinta-feira, dia 22, interrompeu o funcionamento dos poços de cinco reservatórios e comprometeu o abastecimento de água nos bairros situados nas regiões da Vila Pereira, São Judas, Benassi, Nova Cidade e Jardim Brasil. Em alguns casos, a CPFL conseguiu restabelecer a energia ainda durante a noite de ontem e os reservatórios voltaram a funcionar ao longo desta sexta-feira, dia 23. Em outros casos, como na Vila Pereira e Benassi, a Águas de Matão aguarda o restabelecimento integral da energia elétrica. A concessionária está à disposição de seus clientes por meio da Central de Atendimento 0800 721 6464.
Postado por paintbox em 23/out/2015 - Sem Comentários
A Águas de Matão participou nesta quarta-feira, dia 21, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no campus local do Instituto Federal São Paulo. O gerente comercial Marcos Araújo abordou, em sua palestra aos alunos, números do saneamento básico no Brasil e a tecnologia que passou a ser utilizada na cidade após o início dos trabalhos da concessionária.
O evento é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, realizado no mês de outubro, com a colaboração de várias entidades do país a fim de aproximar a Ciência e a Tecnologia da população.
“Sabemos da importância da água para a nossa vida, mas nem todo mundo tem conhecimento de todo o processo necessário para que essa água chegue até a nossa casa. O trabalho desenvolvido em Matão pela concessionária é muito interessante, por isso optamos por convidar os representantes da concessionária para a palestra”, contou o engenheiro químico e professor, Fernando Cesar Gazola, membro da Comissão Organizadora.
Entre as informações que levou para os alunos o gerente da Águas de Matão revelou que, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente mais de 1 bilhão de pessoas no mundo não têm acesso a banheiro, ou seja, 15% de toda a população mundial. O Brasil é um dos países com índice mais alto de pessoas sem acesso a banheiro. São mais de 7 milhões de brasileiros.
Em relação à tecnologia utilizada em Matão, Araújo falou sobre leitura e impressão instantânea das contas de água; monitoramento online dos leituristas e o analisador WaterMind, aparelho que audita permanentemente os hidrômetros, entre outros diferenciais. Ele também mostrou aos alunos, em tempo real, o trabalho realizado no CCO (Centro de Controle de Operações) da concessionária.
Antes, o gestor de Projetos Socioambientais, Paulo Guerreiro, apresentou alguns dados sobre a Aegea, holding da concessionária Águas de Matão. Atualmente o grupo está presente em 41 municípios, distribuídos em oito Estados brasileiros, com 3,3 milhões de pessoas atendidas.
Postado por paintbox em 23/out/2015 - Sem Comentários
A concessionária Águas de Matão realiza durante a manhã desta sexta-feira, dia 23, serviço operacional de melhoria no poço do Reservatório Jardim Brasil para prevenir eventuais casos de falta de água na região. Os trabalhos começam às 7h30 e a previsão é que sejam concluídos em três horas, não existe previsão de faltar água, durante o período, o abastecimento no reservatório será mantido com caminhões pipa, pelo Reservatório Jardim Brasil, que inclui os bairros São José, Aliança, Itália, Troli, Bussola, Jandira e Santa Marta. A concessionária está à disposição de seus clientes pela Central de Atendimento 0800 721 6464.
Postado por paintbox em 16/out/2015 - Sem Comentários
Parte dos desenhos que concorreram ao concurso do programa de educação ambiental Saúde Nota 10 virou exposição no Espaço Cultural de um restaurante da cidade, a partir de uma parceria entre a área de Projetos Socioambientais da concessionária Águas de Matão e a Casa da Cultura Prefeito Armando Bambozzi, e poderá ser apreciada até o dia 31 deste mês. A exposição também é uma homenagem ao Dia das Crianças, comemorado na última segunda-feira.
A partir do tema “Agua Potável e esgoto tratado: saúde e qualidade de vida”, alunos do 1º a 4º ano do Ensino Fundamental acompanharam uma palestra educativa e traduziram em arte o conteúdo apreendido. Os desenhos em exposição são de autoria de alunos das escolas municipais Antonio Carlos Manzini e Adelino Bordignon.
“A capacidade de compreensão, a delicadeza dos traços e o talento dos alunos nos surpreenderam muito. Por isso, além de premiar os melhores, queríamos também presentear de alguma forma todo esse talento que encontramos entre os alunos do Ensino Fundamental. Assim nasceu a ideia da exposição e a partir dela procuramos a Marcia, da Casa da Cultura, que acolheu a proposta com muito carinho”, conta o gestor de Projetos Socioambientais, Paulo Guerreiro.
Depois do restaurante, a exposição seguirá para as instalações da Câmara Municipal, onde permanecerá durante o período de 3 a 30 de novembro. Na semana passada o concurso do Saúde Nota 10 foi concluído no Celso de Barros Perche (Caju) e até o final deste ano será desenvolvido também na escola municipal Helena Borsetti, no distrito de São Lourenço do Turvo, e na APAE.
Serviço: A exposição de Desenhos Concurso Saúde Nota 10 está instalada no Espaço Cultural do Restaurante Day By Day, localizado na rua João Pessoa, 1051, Centro, com visitação aberta das 9 às 19 horas.