Arquivo de novembro 27America/Sao_Paulo 2025

Águas de Matão moderniza poço do BNH e beneficia 6.000 moradores

Postado por [email protected] em 27/nov/2025 - Sem Comentários

Com a implantação de uma nova bomba de última tecnologia, ação integra plano de investimentos contínuos da concessionária e garante operação mais eficiente

A Águas de Matão iniciou a modernização do poço do BNH, responsável pelo abastecimento de aproximadamente 6.000 pessoas no município. Durante o período das melhorias, o fornecimento de água é mantido por um plano de contingência, ou seja, outros poços abastecem a região do BNH, sem impactar a população atendida regularmente por esta unidade.

“O trabalho da concessionária no município envolve ações permanentes de melhoria e monitoramento das estruturas. Estes são investimentos contínuos que garantem a estabilidade no fornecimento, principalmente nos períodos de poucas chuvas. A intervenção no poço BNH envolveu etapas de diagnóstico e recuperação da estrutura interna. Após a retirada dos equipamentos, foi feita uma filmagem técnica para avaliar as condições do revestimento”, explica Isabelly Gonçalves, diretora executiva da Águas de Matão.

Com a conclusão das obras, prevista para acontecer até o fim do ano, o poço do BNH irá operar em plena capacidade, reforçando o sistema de abastecimento e beneficiando diretamente a população atendida. De acordo com o gerente de operações da Águas de Matão, Rafael Jorge, a execução do serviço demandou o uso de diversas máquinas e tecnologias. “Utilizamos torre de manutenção, guindaste, sistemas de filmagem, perfuratriz e equipamentos de limpeza para garantir precisão em cada fase do trabalho. A nova bomba, de última geração, permitirá uma operação mais eficiente e ainda mais segura”, explica.

“Nossas equipes atuam todos os dias para assegurar o abastecimento da população e cada investimento faz parte de um plano contínuo de modernização. Nosso compromisso com o município é pautado pela parceria constante, trabalhando lado a lado em diversas frentes para modernizar a infraestrutura, garantir a segurança hídrica e, sobretudo, contribuir com a qualidade de vida e o desenvolvimento da cidade”, ressalta Daniel Mantovani, diretor-presidente da Águas de Matão.

Programa Saúde Nota 10 leva educação ambiental a 787 alunos das redes municipal e estadual em Matão

Postado por [email protected] em 25/nov/2025 - Sem Comentários

Iniciativa da Águas de Matão alcançou estudantes de seis escolas municipais, nove escolas estaduais e sorteou bicicletas confeccionadas com materiais reciclados

A Águas de Matão encerrou mais uma etapa do Programa Saúde Nota 10, levando atividades de educação ambiental a cerca de 787 alunos do 5º ano de seis escolas municipais e nove escolas da rede estadual de ensino. A iniciativa compõe as ações de responsabilidade socioambiental da concessionária e reforça o compromisso com a preservação dos recursos hídricos e com a formação de uma nova geração mais consciente sobre o uso responsável da água e a importância do saneamento.

“Iniciar esse diálogo desde cedo é essencial para garantir o uso correto da rede de esgoto e a preservação dos recursos naturais. Quando trabalhamos com as crianças, ajudamos a formar multiplicadores dentro de suas casas e comunidades, que chamamos de ‘Embaixadores do Saneamento’”, destaca Erlon Avelar, coordenador de Responsabilidade Social da Águas de Matão.

As atividades, realizadas em parceria com a Zelo Ambiental, abordaram temas como cidadania, meio ambiente, água e saneamento, com dinâmicas voltadas ao aprendizado prático e ao engajamento dos estudantes. Durante as ações, bicicletas confeccionadas com materiais reciclados foram sorteadas entre os participantes, estimulando a criatividade e a compreensão sobre o reaproveitamento de recursos.

Para o diretor-presidente da Águas de Matão, Daniel Mantovani, o programa representa mais do que um projeto educativo. “O Saúde Nota 10 aproxima as crianças da realidade do saneamento e mostra como a água está presente em todos os aspectos da vida e que, após o uso é transformada em esgoto, que é coletado e direcionado às ETEs para então retornar limpa à natureza. A escola tem um papel transformador, e quando unimos educação e sustentabilidade, estamos construindo as bases para uma sociedade mais consciente e responsável.”