Postado por [email protected] em 31/out/2025 - Sem Comentários
Parceria entre Águas de Matão e Prefeitura contribui com o ecossistema local
O Lago do Parque Ecológico de Matão voltou a ter o sistema de aeração operando em plena capacidade após a doação de três novos equipamentos feita pela Águas de Matão. A iniciativa, fruto de uma parceria da concessionária com a Prefeitura Municipal, substituiu aeradores inativos e recuperou um quarto equipamento, mantido como reserva técnica para uso durante as manutenções. Com a ação, o lago passou a operar novamente com cinco aeradores ativos.
Os dispositivos são flutuantes e eletromecânicos, desenvolvidos para promover a oxigenação da água superficial e contribuir para o equilíbrio do ecossistema aquático. O funcionamento contínuo favorece a circulação da água e auxilia no controle da matéria orgânica.
Segundo Eslley Ribeiro, coordenador de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da concessionária, os resultados aparecem em várias etapas. “No curto prazo, há melhora visual na água, redução de odores devido à melhoria na oxigenação e diminuição da proliferação de algas nocivas. A longo prazo, o sistema ajuda na estabilização do ecossistema aquático, na redução de lodo acumulado e recuperação de biodiversidade, além de outros benefícios”.
Os novos aeradores utilizam tecnologia eficiente e de baixo consumo de energia, o que garante uma solução sustentável e duradoura para a qualidade da água em um dos pontos turísticos da cidade.
“Estamos presentes no município, atuando diariamente para garantir que a cidade tenha um abastecimento eficiente, com água de qualidade, além da coleta adequada do esgoto. Mas para além dessas ações técnicas, buscamos contribuir com a preservação do Lago do Parque Ecológico, promovendo melhorias ambientais e garantindo que esse espaço continue acessível e agradável para a população”, destaca Daniel Mantovani, diretor-presidente da Águas de Matão.
Postado por [email protected] em 29/out/2025 - Sem Comentários
Com a combinação de sistemas de inteligência artificial, algoritmos avançados e sensores de monitoramento, a Águas de Matão otimiza o uso dos recursos hídricos
A Águas de Matão estruturou, em 2025, um projeto inovador de combate a perdas de água. Com o objetivo central de integrar tecnologias digitais para elevar a eficiência na detecção de vazamentos não aparentes e aprimorar o monitoramento das redes de abastecimento, a iniciativa já colhe resultados expressivos, impactando positivamente o índice de perdas do município, que era de 29% em 2024 e caiu para 26% até setembro de 2025. Além da melhoria percentual, as vistorias realizadas no primeiro semestre deste ano geraram uma redução de perdas físicas que ultrapassa os 35 mil m³ de água, volume equivalente a 35 mil caixas d’água residenciais.
Essa transformação é impulsionada pela inovação, como explica Isabelly Gonçalves, diretora executiva da Águas de Matão. “A adoção de soluções com base em tecnologia, aliadas ao conhecimento dos nossos colaboradores, permite enfrentar de forma mais eficiente os desafios de uma rede complexa, garantindo benefícios diretos para a população de Matão e alinhando a operação com as melhores práticas de sustentabilidade”, afirma. Ela complementa que “O ganho em eficiência operacional e sustentabilidade beneficia diretamente toda a população de Matão, ao garantir um fornecimento de água mais seguro e contínuo, principalmente nos períodos com poucas chuvas.”
A estratégia por trás dessa performance é a combinação otimizada de um ecossistema digital que potencializa a capacidade das equipes da concessionária atuarem de forma proativa. A diminuição das perdas se deve à capacidade da concessionária de identificar, de forma rápida, vazamentos não visíveis e de monitorar a pressão da água em tempo real, processos viabilizados pela implementação dos sistemas 4Fluid Móvel e do Sistema Ada. Complementarmente, o projeto utiliza o SmartAcqua, uma plataforma de inteligência artificial que cruza dados operacionais e de campo para gerar diagnósticos, o que eleva a assertividade das inspeções. Esta sinergia tecnológica otimiza o planejamento e a produtividade, impactando diretamente os índices de perdas do município.
“Em termos práticos, os resultados gerais do projeto incluem a redução significativa dos índices de perdas, o aumento da produtividade das equipes, a diminuição do tempo de resposta a emergências e o aumento da confiabilidade do abastecimento”, explica Rafael Jorge, gerente de operações e serviços da concessionária.
Ações em Campo: Tecnologia que encontra o vazamento
O combate às perdas é visto pela concessionária como um pilar essencial para a sustentabilidade hídrica. Entre as ações adotadas está o geofonamento, técnica em que os técnicos utilizam um equipamento acoplado a uma haste metálica que capta ruídos na tubulação. Com o auxílio de fones de ouvido de alta sensibilidade, é possível identificar com precisão os pontos de vazamento, permitindo que os reparos sejam realizados de forma ágil e, muitas vezes, antes mesmo que a situação se transforme, de fato, em um problema na rede de distribuição.