Postado por [email protected] em 01/dez/2025 -
Águas de Matão investe na automação com a aquisição de 87 equipamentos de macromedição, para aprimorar a gestão da água captada e distribuída
Para potencializar o controle de perda de água tratada, a Águas de Matão iniciou a substituição de 87 macromedidores, equipamentos responsáveis pela medição da água produzida nos poços e distribuída pelos reservatórios no sistema de abastecimento. A modernização troca modelos mecânicos por eletromagnéticos, reforça o Programa de Redução de Perdas da concessionária e contribui para a sustentabilidade do índice de 26%, o que é positivo, visto que a meta contratual permite até 30%. Com conclusão prevista até o fim do ano, a iniciativa apoia uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos.
A tecnologia dos novos equipamentos inclui telemetria e automação, o que permite o acompanhamento remoto e em tempo real pelo Centro de Controle Operacional, que funciona 24 horas por dia. Esses recursos ajudam no planejamento das operações e na programação das atividades em campo. “Os medidores eletromagnéticos apresentam precisão mais elevada da quantidade de água produzida e distribuída, e torna possível identificar perdas e agir com mais rapidez”, destaca Isabelly Gonçalves, diretora executiva da Águas de Matão.
A modernização se soma a outras iniciativas do Programa de Redução de Perdas que, em 2025, integrou tecnologias digitais para identificar vazamentos não aparentes. A ação já resultou na queda do índice de perdas físicas, de 29% em 2024 para 26% até setembro de 2025, e garantiu a recuperação de mais de 35 mil m³ de água no primeiro semestre, volume equivalente a 35 mil caixas d’água residenciais que, sem essas melhorias, seria desperdiçado e que agora retorna ao sistema para reforçar o abastecimento da cidade.
Para o diretor-presidente da concessionária, Daniel Mantovani, os resultados reforçam o compromisso que a concessionária tem com Matão. “Cada investimento realizado tem como objetivo garantir segurança hídrica durante todo o ano, regularidade no abastecimento e uso responsável da água. Atingir a meta de perdas prevista para 2033 antecipadamente, é resultado de um trabalho contínuo e dedicado das nossas equipes, que atuam todos os dias para entregar um serviço cada vez melhor, sempre em busca da melhoria dos serviços prestados para a qualidade de vida e a segurança hídrica da cidade”.

Modernização consiste em trocar os modelos mecânicos por eletromagnéticos
Postado por [email protected] em 27/nov/2025 -
Com a implantação de uma nova bomba de última tecnologia, ação integra plano de investimentos contínuos da concessionária e garante operação mais eficiente
A Águas de Matão iniciou a modernização do poço do BNH, responsável pelo abastecimento de aproximadamente 6.000 pessoas no município. Durante o período das melhorias, o fornecimento de água é mantido por um plano de contingência, ou seja, outros poços abastecem a região do BNH, sem impactar a população atendida regularmente por esta unidade.
“O trabalho da concessionária no município envolve ações permanentes de melhoria e monitoramento das estruturas. Estes são investimentos contínuos que garantem a estabilidade no fornecimento, principalmente nos períodos de poucas chuvas. A intervenção no poço BNH envolveu etapas de diagnóstico e recuperação da estrutura interna. Após a retirada dos equipamentos, foi feita uma filmagem técnica para avaliar as condições do revestimento”, explica Isabelly Gonçalves, diretora executiva da Águas de Matão.
Com a conclusão das obras, prevista para acontecer até o fim do ano, o poço do BNH irá operar em plena capacidade, reforçando o sistema de abastecimento e beneficiando diretamente a população atendida. De acordo com o gerente de operações da Águas de Matão, Rafael Jorge, a execução do serviço demandou o uso de diversas máquinas e tecnologias. “Utilizamos torre de manutenção, guindaste, sistemas de filmagem, perfuratriz e equipamentos de limpeza para garantir precisão em cada fase do trabalho. A nova bomba, de última geração, permitirá uma operação mais eficiente e ainda mais segura”, explica.
“Nossas equipes atuam todos os dias para assegurar o abastecimento da população e cada investimento faz parte de um plano contínuo de modernização. Nosso compromisso com o município é pautado pela parceria constante, trabalhando lado a lado em diversas frentes para modernizar a infraestrutura, garantir a segurança hídrica e, sobretudo, contribuir com a qualidade de vida e o desenvolvimento da cidade”, ressalta Daniel Mantovani, diretor-presidente da Águas de Matão.
Postado por [email protected] em 25/nov/2025 -
Iniciativa da Águas de Matão alcançou estudantes de seis escolas municipais, nove escolas estaduais e sorteou bicicletas confeccionadas com materiais reciclados
A Águas de Matão encerrou mais uma etapa do Programa Saúde Nota 10, levando atividades de educação ambiental a cerca de 787 alunos do 5º ano de seis escolas municipais e nove escolas da rede estadual de ensino. A iniciativa compõe as ações de responsabilidade socioambiental da concessionária e reforça o compromisso com a preservação dos recursos hídricos e com a formação de uma nova geração mais consciente sobre o uso responsável da água e a importância do saneamento.
“Iniciar esse diálogo desde cedo é essencial para garantir o uso correto da rede de esgoto e a preservação dos recursos naturais. Quando trabalhamos com as crianças, ajudamos a formar multiplicadores dentro de suas casas e comunidades, que chamamos de ‘Embaixadores do Saneamento’”, destaca Erlon Avelar, coordenador de Responsabilidade Social da Águas de Matão.
As atividades, realizadas em parceria com a Zelo Ambiental, abordaram temas como cidadania, meio ambiente, água e saneamento, com dinâmicas voltadas ao aprendizado prático e ao engajamento dos estudantes. Durante as ações, bicicletas confeccionadas com materiais reciclados foram sorteadas entre os participantes, estimulando a criatividade e a compreensão sobre o reaproveitamento de recursos.
Para o diretor-presidente da Águas de Matão, Daniel Mantovani, o programa representa mais do que um projeto educativo. “O Saúde Nota 10 aproxima as crianças da realidade do saneamento e mostra como a água está presente em todos os aspectos da vida e que, após o uso é transformada em esgoto, que é coletado e direcionado às ETEs para então retornar limpa à natureza. A escola tem um papel transformador, e quando unimos educação e sustentabilidade, estamos construindo as bases para uma sociedade mais consciente e responsável.”