Notícias
Iniciativa contemplou 15 escolas municipais, estaduais e o Sesi com palestras sobre saneamento e uso consciente da água durante 2025.
Um importante ciclo de aprendizado sobre cidadania, saneamento e meio ambiente marca o fim do ano letivo em Matão. Ao longo de 2025, mais de 780 estudantes de 15 escolas das redes municipal, estadual e do Sesi participaram do programa de Saúde Nota 10, promovido pela Águas de Matão. Esta iniciativa de educação ambiental foi realizada em parceria com a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Educação e a Zelo Ambiental. No evento de encerramento, nesta sexta-feira (05) na Escola Sesi, houve a entrega de uma das 16 bicicletas feitas de material reciclável que foram sorteadas pela concessionária entre as instituições participantes, como reconhecimento pelo engajamento.
“O Programa Saúde Nota 10 aproxima as crianças da realidade do saneamento e reforça o papel da escola como agente de transformação social, durante um ciclo de palestras e outras atividades que acontecem durante todo o ano. Essa iniciativa reforça o compromisso da Águas de Matão em garantir um serviço eficiente todos os dias, desde a captação da água no Aquífero Guarani, passando pelo tratamento que assegura sua potabilidade, até a distribuição com qualidade para toda a população”, disse o diretor-presidente da concessionária, Daniel Mantovani.
Também presente no evento, o prefeito Cido Ferrari destacou a importância do Saúde Nota 10 para o futuro da cidade. “A parceria entre o Poder Público e a iniciativa privada é indispensável porque amplia nossa capacidade de educar e de realizar o que desejamos. Falar sobre saneamento é fundamental, haja vista que a poluição dos rios e de outros ambientes impactados por resíduos recicláveis ainda é muito grande. Isso vale não somente para a reciclagem do plástico, mas também para a de outros materiais. É por meio da união de esforços e da educação, especialmente nas escolas, que podemos avançar na solução desses problemas”, ressaltou.
Da sala de aula para a prática
Durante 2025, a Águas de Matão viabilizou palestras com foco em gerar a percepção de responsabilidade ambiental nas crianças e adolescentes, por meio do incentivo ao uso consciente da água e da conscientização sobre a importância do saneamento para a saúde pública e a qualidade de vida em Matão.
No mesmo sentido, a Escola Sesi celebrou os resultados do programa “Tampinhas do Amor”, com a arrecadação de mais de 300 mil tampinhas plásticas, material que será revertido para a aquisição de cadeiras de rodas. Em um gesto de apoio, a concessionária entregou uma bicicleta produzida com materiais reciclados ao aluno que mais arrecadou tampinhas plásticas. Este momento reforça o elo entre a educação ambiental e a responsabilidade social.
“Os alunos adoraram. Eles participaram e levaram tudo que viveram no projeto para suas famílias. Além da bicicleta, o que se destaca é o quanto eles se empenharam em todas essas palestras” destaca Maria José Dias Pichi, diretora escolar do SESI de Matão João Carlos Marchesan. “Agradeço muito pelo apoio da Águas de Matão e de tantos outros parceiros. Que venham mais projetos como estes para os próximos anos”, completou.
Um dos ganhadores da bicicleta foi o estudante Igor Santos. O jovem falou sobre a emoção de receber a premiação, sem tirar o foco do real objetivo do projeto. “Ajudar sempre ao próximo é muito importante. A emoção agora está a mil, principalmente na frente da escola e de pessoas importantes. Tenho uma história com outras bicicletas, mas com essa aqui vai ser especial” reforçou o estudante.
Os pais de Igor, Marcelo Santos e Adriana Santos, acompanharam a premiação do filho e se mostraram orgulhosos pelo resultado final, enaltecendo que “conseguiram envolver todo mundo” por meio da iniciativa, que teve a colaboração de amigos, familiares e catadores de reciclagem.
Escolas participantes
O projeto contou com a participação das turmas de quintos anos das seguintes escolas municipais e estaduais de Matão:
- EM. Adelino Bordignon
- EMEF Prof. Antonio Carlos Manzini
- EMEF Pref. Celso de Barros Perche – CAJU
- EMEF Benta Maria Ragassi Scutti – CAIC
- EMEF Profª Helena Borsetti
- EMEIF do Campo Fazenda Tamanduá
- E.E. Prof. Laert José Taralo Mendes
- E.E. Pe. Nelson Antonio Romão
- E.E. Prof. Guerino Vedoato
- E.E. Prof. Roberto Veltre
- E.E. Prof. Aderval da Silva
- E.E. Dep. João Salgado Sobrinho
- E.E. Dr. Leopoldino Meira de Andrade
- E.E. Ernesto Masselani
- SESI João Carlos Marchesan.
