Notícias

Ver notícia

Na semana em que o Dia Mundial da Água é celebrado, a concessionária Águas de Matão apresentou o Relatório Anual da Qualidade da Água, que dispõe os resultados de todo o controle realizado no período de janeiro a dezembro de 2020. Disponível no site da concessionária, em breve o relatório será entregue aos munícipes.

O documento apresenta os resultados, obtidos por meio dos ensaios laboratoriais feitos pela equipe técnica da concessionária, no período de janeiro a dezembro do ano passado.  Os métodos de controle envolvem coletas de água nos reservatórios da Concessionária e nos PCQs – Pontos de Controle de Qualidade, que são pontos de análise, localizados nas redes de distribuição.

No total, a empresa executou, neste intervalo, 27.991 análises laboratoriais, sendo 12.441 da rede de distribuição de água e 15.550 do reservatório, que representam a realização de 20,67% a mais do que as 23.196 previstas para o período pela Portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde.

Além disso, a qualidade certificada pelas análises laboratoriais, também são disponibilizadas online no Sistema Nacional de Vigilância e Qualidade da Água (SISAGUA) e enviadas mensalmente pela concessionária Águas de Matão ao Centro de Vigilância Sanitária, um dos principais órgãos fiscalizadores do município, bem como para a Secretaria de Meio Ambiente.

“Mais do que cumprir com a legislação, nosso compromisso é garantir que a água fornecida seja de qualidade e que a população se sinta segura ao consumi-la. Para isso, buscamos investir em equipamentos e métodos avançados de pesquisa para aperfeiçoar nossos processos analíticos”, explica Pedro Paulo de Oliveira, técnico de laboratório da Águas de Matão.

Para Rodrigo Leitão, gerente de Engenharia e Operações, em um ano pautado pela pandemia da Covid-19, os aspectos de biossegurança se tornaram ainda mais importantes para garantir a confiabilidade da água distribuída.

“O saneamento, além de ser um direito garantido a qualquer cidadão, é um serviço essencial para a manutenção da vida e, com o avanço dos casos da Covid-19, percebemos o quão importante é estarmos inseridos em um ambiente saneado e saudável. Para isso, tivemos a preocupação de ir além do que os protocolos de monitoramento e controle exigem, para garantir a qualidade e a segurança da água que é distribuída à população de Matão”, reforça o gerente.

Os usuários podem conferir o relatório completo pelo site: www.aguasdematao.com.br ou acessar pelo link: https://bit.ly/2PAAlRO.

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Matão.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Matão trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Matão.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.