Notícias

Ver notícia

A Águas de Matão iniciou esta semana a construção de uma adutora que vai interligar os reservatórios Nova Cidade e Nova Matão. Com 4 mil metros de extensão e um investimento de R$ 1,5 milhão, a nova adutora beneficiará 18 mil pessoas na região que compreende os bairros Nova Cidade, BNH e adjacências.

 

A empresa decidiu antecipar a construção da adutora Nova Cidade, prevista inicialmente para o terceiro ano de concessão, após a queima da bomba do reservatório no último dia 3. O processo de substituição foi mais demorado que o habitual porque exigiu um trabalho minucioso de avaliação tendo em vista que o poço apresentou sinais de que pode ficar comprometido a médio prazo.

 

“Dessa forma, a partir de uma avaliação técnica com a nossa diretoria, ficou definida a antecipação dessa obra que, entre outros benefícios, vai nos garantir uma maior segurança no abastecimento de água da região do Nova Cidade e do BNH”, afirma o gerente de Operações da Águas de Matão,  Stênio Cangussu.

 

Ele explica que a partir da interligação será possível utilizar água do poço do reservatório Nova Matão, no caso de uma queima de bomba ou mesmo de um serviço de manutenção no Nova Cidade, para evitar impactos à população que vive nos bairros daquela região. Essa interligação está sendo possível porque, entre outros fatores, o Nova Matão tem excedente de produção de água.

 

Ainda de acordo com informações do gerente, já existe uma adutora que interliga o Nova Cidade ao Reservatório do Jardim Paraíso. Entretanto, com poço de vazão menor, essa interligação atende a população da região do Paraíso quando há necessidade de intervenção naquele reservatório. “A produção de água do poço Paraíso é menor, portanto não atende o Nova Cidade. Por isso, o contingenciamento do Nova Cidade será feito a partir da interligação com o Reservatório Nova Matão”, reitera.

 

A previsão é que a obra da nova adutora seja concluída em até 40 dias, elevando para oito o número de reservatórios contingenciados e totalizando novos 5,5 mil metros de rede de água. O investimento já representou um avanço significativo para a população, tendo em vista que, mesmo diante de problemas como a queima de uma bomba, não houve falta de água nessas regiões. “Os bairros atendidos pelos reservatórios Nova Matão e Cardim são um bom exemplo, pois nos dois locais já tivemos queima de bomba sem o registro de nenhuma reclamação de falta de água”, conclui o gerente.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Matão.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Matão trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Matão.