Notícias

Ver notícia

Uma experiência interativa e única que faz o visitante viajar pelo ciclo da água por meio de instalações artísticas e óculos de realidade virtual. Essa é a proposta da exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, que chega à Praça Alfredo de Paiva Garcia, em Matão (SP), nesta semana. Na quinta (20) e na sexta (21), o atendimento será restrito a escolas, mediante agendamento. No sábado (22) e no domingo (23), a exposição ficará aberta ao público em geral das 14h às 18h e também haverá espaço para o cinema: às 18h30, nos dois dias, haverá exibição de curtas metragens ambientais, na “Mostra Cine ao Ar Livre”. A entrada é gratuita.

Com o tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, o projeto tem como objetivo despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora. A exposição acontece em um Tech-Truck, um caminhão com uma multiplataforma digital que leva diversas ferramentas artísticas e tecnológicas para conectar o público por meio da visão, do som e do movimento, de forma a proporcionar uma experiência totalmente interativa.

O projeto já passou pelos estados do Mato Grosso, Rondônia e Rio de Janeiro e, em outubro, chegou ao interior paulista e esteve em Piracicaba entre os dias 6 e 9 e em Holambra entre 13 e 16 desse mês.

“A expectativa é manter o sucesso que tivemos nas outras regiões e atender um público diverso, com uma abordagem acessível e atrativa para dialogar com crianças e adultos sobre a temática do meio ambiente e da preservação dos recursos hídricos”, afirma Guilherme Mello, um dos produtores do projeto.

A exposição é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, produzida pela 3 Apitos Cultura e tem patrocínio da Águas de Matão e Instituto Aegea e apoio da Prefeitura Municipal de Matão e Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Mostra de Cinema

No sábado e no domingo, às 18h30, haverá a exibição dos filmes da “Mostra Cine ao Ar Livre”. A curadoria é da ONG Ecofalante, iniciativa que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade. Após as sessões, haverá ainda uma roda de conversa. Todas as atividades são gratuitas.

“A novidade desta temporada é essa curadoria feita pela ONG Ecofalante para a Mostra de Cinema ao ar livre. Cada sessão contará com exibições de filmes que irão levar aos espectadores questões sobre preservação ambiental e sustentabilidade, de uma maneira lúdica e atrativa para todas as idades”, diz Leonardo Magnin, coordenador de produção do projeto.

PROGRAMAÇÃO

 Projeto itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”.

Local: Praça Alfredo de Paiva Garcia, em Matão (SP).

Endereço:  Praça Alfredo de Paiva Garcia, 355, Nova Matão.

 Quinta (20) e sexta (21)

Atendimento restrito a escolas

 Sábado (22) e domingo (23)

Exposição: 14h às 18h

Cinema ao ar livre: 18h30

Mais informações: https://www.olhodagua.art.br/

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Matão trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Matão.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.