Notícias
Parceria entre Águas de Matão e Prefeitura contribui com o ecossistema local
O Lago do Parque Ecológico de Matão voltou a ter o sistema de aeração operando em plena capacidade após a doação de três novos equipamentos feita pela Águas de Matão. A iniciativa, fruto de uma parceria da concessionária com a Prefeitura Municipal, substituiu aeradores inativos e recuperou um quarto equipamento, mantido como reserva técnica para uso durante as manutenções. Com a ação, o lago passou a operar novamente com cinco aeradores ativos.
Os dispositivos são flutuantes e eletromecânicos, desenvolvidos para promover a oxigenação da água superficial e contribuir para o equilíbrio do ecossistema aquático. O funcionamento contínuo favorece a circulação da água e auxilia no controle da matéria orgânica.
Segundo Eslley Ribeiro, coordenador de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da concessionária, os resultados aparecem em várias etapas. “No curto prazo, há melhora visual na água, redução de odores devido à melhoria na oxigenação e diminuição da proliferação de algas nocivas. A longo prazo, o sistema ajuda na estabilização do ecossistema aquático, na redução de lodo acumulado e recuperação de biodiversidade, além de outros benefícios”.
Os novos aeradores utilizam tecnologia eficiente e de baixo consumo de energia, o que garante uma solução sustentável e duradoura para a qualidade da água em um dos pontos turísticos da cidade.
“Estamos presentes no município, atuando diariamente para garantir que a cidade tenha um abastecimento eficiente, com água de qualidade, além da coleta adequada do esgoto. Mas para além dessas ações técnicas, buscamos contribuir com a preservação do Lago do Parque Ecológico, promovendo melhorias ambientais e garantindo que esse espaço continue acessível e agradável para a população”, destaca Daniel Mantovani, diretor-presidente da Águas de Matão.
