Notícias

Ver notícia

Foto: Camilla Souza (Águas de Matão), Luís Carlos Lott (subprefeito); Valdinéia Ap. Zanotto (enfermeira); Prefeito de Matão, Cido Ferrari; Ana Mondini (presidente da Câmara Municipal de Matão)

Com o intuito de alertar a comunidade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, a concessionária Águas de Matão participou, recentemente, de palestra do Outubro Rosa realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) de São Lourenço do Turvo. Participaram da iniciativa o subprefeito do distrito, Luis Carlos Lotti, o prefeito de Matão, Cido Ferrari, e a presidente da Câmara Municipal de Matão, Ana Mondini. A Águas de Matão esteve presente por meio da área de Responsabilidade Social, dentro do Programa Afluentes.

De acordo com a enfermeira especialista em saúde da família/obstetrícia e ginecologia, Valdinéia Aparecida Zanotto, após palestras e ações dentro do Outubro Rosa, a frequência é maior na unidade de saúde. “É importante a conscientização porque, após essas palestras, as pessoas despertam para o tema”, disse Valdinéia. Ela explicou que, tanto o Papanicolau quanto a mamografia são exames solicitados e colhidos pela enfermeira da UBS em mulheres com idades entre 50 e 69 anos.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2020 mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram o câncer de mama – doença que mais acomete, inclusive, a população feminina brasileira, representando 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas. “Faço todo ano o exame por conta da palestra. É muito bom para as mulheres e sua saúde”, comenta a aposentada Valdete Inácio Ramos Morene, 62 anos.

Jonatan Neves, da Responsabilidade Social da concessionária – que atua em Matão especialmente junto ao público mais vulnerável, destacou a importância dos exames clínicos para o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. Ele também explicou às mulheres o Programa Tarifa Social da Águas de Matão, que pode conceder descontos de 25% a 50% na tarifa de água e esgoto para as famílias de baixa renda, que se encontram em vulnerabilidade social – por desemprego, doença ou renda familiar de até um salário mínimo.

 

AFLUENTES

O Programa Afluentes tem por objetivo promover um canal aberto de comunicação entre a comunidade e concessionária. Por meio do relacionamento com as lideranças comunitárias, a empresa se aproxima dos moradores, conhece suas necessidades, e ouve sugestões e opiniões sobre os serviços prestados. Além de fazer um balanço dos investimentos e ações desenvolvidas na cidade, as reuniões do Afluentes são uma oportunidade de esclarecer dúvidas, ouvir e oferecer uma resposta às solicitações da comunidade.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Matão e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Matão.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Matão trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Matão.