Notícias

Ver notícia

O descarte irregular de óleo de cozinha, e de gorduras em geral, na rede coletora é um dos principais causadores de extravasamentos de esgoto. Para mudar essa realidade, infelizmente ainda tão comum, é necessário que a população se conscientize sobre as consequências desse descarte nas tubulações. Outra maneira de evitar problemas dessa natureza, é que os imóveis tenham disponíveis caixas de gordura. Mas o que é e para que serve a caixa de gordura?

Segundo o coordenador de Engenharia e Operações da Águas de Matão, Rodrigo Queiroz, a caixa de gordura é um equipamento que tem como função coletar e armazenar os resíduos gordurosos que vem das pias de cozinha e das máquinas de lavar louça. Por isso mesmo deve ser instalada na saída da água da pia e da máquina de lavar louça. “A caixa funciona por meio de um sifão, que retém a gordura e impede que ela escoe para tubulação”, explica Rodrigo.

Rodrigo lembra que, quando a gordura entra pela rede coletora de esgoto, seca e se fixa nas paredes internas da tubulação, levando ao acúmulo de diversos tipos de sujeiras e, consequentemente, ao entupimento. “A caixa retém a gordura porque ela não se mistura com a água. A gordura boia na superfície da caixa e a água utilizada na cozinha segue pela tubulação de esgoto”, diz o coordenador.

Em imóveis residenciais, a caixa de gordura deve ser limpa a cada seis meses.

Compartilhar:

Veja Também

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Matão.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Matão e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.