Notícias

Ver notícia

Para driblar qualquer eventual interrupção no fornecimento de água, seja por manutenções emergenciais ou procedimentos programados, a concessionária Águas de Matão orienta a instalação de caixa d’água nos imóveis. O dispositivo é uma alternativa que contribui muito para garantir a continuidade do abastecimento nos imóveis, durante eventuais paralisações.

Segundo o coordenador de Engenharia e Operações da Águas de Matão, Rodrigo Queiroz, a caixa d’água é uma excelente alternativa como suporte em casos esporádicos. “Temos uma estrutura completa para garantir que a água seja distribuída com qualidade e regularidade. No entanto, podem acontecer situações em que são necessárias algumas intervenções no sistema. Neste sentido, o dispositivo é uma importante ferramenta temporária para atender essa demanda de uso emergencial e não impactar a rotina do usuário, por exemplo, durante a execução de um procedimento”, explica Rodrigo.

Para a definição da necessidade de armazenamento de cada imóvel, deve-se calcular o consumo individual de cada morador e somar os resultados obtidos. A estimativa é que uma pessoa utiliza cerca de 150 litros de água por dia. Logo, em uma residência com cinco pessoas, em que o uso total seria de 750 litros de água, recomenda-se a instalação de reservação com capacidade de 1.000 litros.  Para a instalação, recomenda-se que seja implantado em um ponto elevado do imóvel para que a água tenha pressão e velocidade o suficiente para percorrer a tubulação, obedecendo as condições estruturais de cada imóvel.

Para assegurar a segurança sanitária e evitar riscos de contaminação da água por bactérias, agentes poluentes e germes nocivos, é imprescindível que o armazenamento seja feito de forma adequada, com vedação do dispositivo com tampa, além da realização de procedimento de manutenção e limpeza, a cada seis meses.

 

COMO FAZER A LIMPEZA DA CAIXA D’ÁGUA

Feche o registro de entrada. Depois reserve parte da água do reservatório e deixe um pouco de água dentro da caixa para ser utilizada na limpeza.

Inicie a limpeza com um pano e esponja macia para lavar o fundo e as paredes internas do reservatório. Depois, descarte a água suja.

Deixe encher a caixa d’água e feche o registro de entrada. Adicione água sanitária – para cada 500 litros, coloque 10 colheres de água sanitária e deixe esta mistura agir por duas horas. A cada 30 minutos, com o uso de um pano, passe a solução nas paredes internas e na tampa da caixa d’água.

Ao final das duas horas, abra os registros de saída, como torneiras e descargas para que a solução contendo água sanitária limpe a tubulação de saída. Após descartar toda a água, feche todas as saídas e abra o registro de entrada para encher a caixa d´água.

Lembre se: mantenha a tampa da caixa d’água sempre fechada para evitar sujeira, entrada de animais e criação de focos de dengue.

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Matão é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Matão.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.