Notícias

Ver notícia

Durante evento realizado na manhã desta terça-feira (19), a concessionária Águas de Matão inaugurou mais um poço, o Toriba, que vai beneficiar ainda mais a população matonense. Localizado na Rua Cypriano Ferreira, no bairro Boa Vista, o Poço Toriba vai atender a região dos bairros Boa Vista, Toriba Industrial, Industrial Adolfo Balban e Paraíso I, II e II. O poço já existia e passou por várias etapas, durante esse ano, para ser reativado.

Ligado ao sistema Paraíso, um dos contingenciamentos de Matão, o Toriba tem mais de 300 metros de profundidade e vazão de 40 metros cúbicos de água por hora. “O Toriba foi reativado para conferir maior disponibilidade hídrica e ampliar a oferta de água distribuída nesses quatro bairros do município de Matão”, disse o diretor executivo da Águas de Matão, Ozanan Pessoa.

Durante a inauguração, Ozanan lembrou que Matão é privilegiada por estar localizada acima do Aquífero Guarani, a segunda maior reserva subterrânea de água doce do mundo. “Para extrairmos essa água e trazê-la até a superfície, precisamos de investimentos pesados e de alta tecnologia. Investimentos e desenvolvimento de alta tecnologia sempre foram aderentes ao nosso propósito de melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

Já a diretora presidente da Águas de Matão, Silvia Leticia Tesseroli, falou sobre a importância do saneamento na vida das pessoas. “Trabalhar com saneamento é uma honra, levar água potável à população é muito gratificante porque levamos saúde e qualidade de vida. E isso para todas as pessoas. Por isso é importante estarmos aqui hoje, inaugurando mais uma fonte de água para Matão”, disse Silvia.

Representando o prefeito Cido Ferrari no evento, o secretário municipal de Saúde, Ademir de Souza, disse que Matão deve se orgulhar de contar com uma empresa como a Águas de Matão, “que cumpre fielmente o contrato de concessão”. Ademir comentou ainda que as melhorias que a empresa trouxe para a cidade mudaram a vida dos cidadãos. “Me lembro da qualidade da água que tínhamos antes da chegada da Águas de Matão. É uma pena que as pessoas esqueçam o passado”, disse o secretário de Saúde. Em sua fala, Ademir destacou ainda os esforços empreendidos pela Administração Municipal nas importantes áreas de Educação e Cultura no município.

A REATIVAÇÃO – Foram meses de muito trabalho. Segundo o coordenador de Engenharia e Operações da Águas de Matão, Robson Moreira, o projeto de reativação do Poço Toriba passou por várias etapas: estudo do poço para reativação; elaboração e implantação de entrada de energia; implantação e interligação de redes para abastecimento; instalação da bomba e testes de vazão; implantação de VRP (Válvula reguladora de pressão), urbanização da unidade – construção de muro e pintura; interligação da rede para abastecimento; instalação da bomba e, finalmente, os testes de vazão. “Matão ganha muito com mais esse poço. Nossos esforços são sempre no sentido de manter a regularidade no abastecimento de água potável para a população”, afirmou Robson.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Matão e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Matão.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.