Notícias

Ver notícia

Fundamental para garantir a eficiência na distribuição de à população, as pressões nas redes exigem monitoramento constante e cuidados minuciosos. Neste sentido, para assegurar o bom funcionamento e agregar maior regularidade e qualidade da água oferecida à população, a Águas de Matão implementou, recentemente, um estudo para avaliar os níveis de pressurização das redes.

Iniciado em abril, o estudo – elaborado pela área de Engenharia da concessionária, visa traçar um panorama mais amplo da carga de pressão disponível em cada um dos setores e, desta forma, indicar os níveis ideais, de forma a garantir a regularidade do abastecimento e reduzir as ocorrências de vazamento e perdas de água. Esse procedimento, adotado pela Águas de Matão, é sistemático e faz parte da rotina de operação da Concessionária.

A partir de um diagnóstico inicial, a equipe técnica detectou a necessidade de implantar novos pontos de monitoramento, que serão instalados em trechos da rede, distribuídos nas regiões do BNH, Portal Terra da Saudade, Nova Matão, Cardim e Guarani.

O monitoramento da carga de pressão é realizado por meio de um equipamento chamado Datalogger. Este equipamento é instalado em um ponto específico da rede para fazer o acompanhamento contínuo e gerar os dados necessários para que o Centro de Controle de Operações possa modelar toda a operação do sistema de distribuição de água, garantindo maior eficiência e regularidade do abastecimento a todas as regiões do município.

Segundo o analista de Engenharia e idealizador do estudo, Robson Moreira, os diagnósticos vão permitir uma reformulação dos procedimentos operacionais. “Os índices mapeados pelo estudo vão permitir uma definição mais assertiva de modelo de operação, considerando as variações relacionadas às diferentes demandas de consumo, ao longo dos dias, das semanas e meses. Acreditamos que esse controle confere maior eficiência operacional das unidades e do sistema de abastecimento, como um todo”, explica Robson.

De acordo com o gerente de Engenharia e Operação, Rodrigo Leitão, a concessionária tem investido constantemente em inovação e tecnologia que agreguem benefícios aos usuários, que vão além dos operacionais. “Mais do que os benefícios operacionais, as melhorias obtidas com a implementação deste projeto vão possibilitar um regime de operação mais conectado com a demanda de consumo de cada setor de abastecimento, além de reduzir a necessidade de interrupções para manutenção das redes”, ressalta o gerente.

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Matão.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Matão é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Matão.