Notícias

Ver notícia

Há menos de um mês, quem passa pela avenida Trolesi, se depara com um lindo mural no Reservatório do BNH. A pintura é uma homenagem da concessionária Águas de Matão ao povo matonense, por isso mesmo faz alusão às principais atividades do Município, como o plantio de laranja e de café. Além disso, na arte há a locomotiva, representando a linha férrea – tão importante para a história de Matão – que ainda corta a cidade; o trator, lembrando as empresas que fabricam implementos agrícolas e, finalmente, a Paróquia Senhor Bom Jesus, mais conhecida como Igreja Matriz, que representa um importante símbolo da cidade.

De acordo com a coordenadora da área de Responsabilidade Social da Águas de Matão, Maria Aparecida Draheim, esse é o segundo reservatório da concessionária que recebe uma pintura especial. “A ideia é levarmos mais cor e beleza à cidade por meio de pinturas artísticas. Nesse reservatório fomos além, e homenageamos Matão com imagens importantes para a cidade e seus moradores”, disse Maria Aparecida.

A diretora presidente da Águas de Matão, Silvia Letícia Tesseroli, disse ser gratificante poder resgatar um pouco da história de Matão através das mãos e do coração de artistas matonenses. Segundo ela, as imagens falam por si só – retratam o trabalho, esforço e a fé do povo matonense, que impulsionou a prosperidade da cidade. “A Águas de Matão faz parte dessa história e nossos profissionais, matonenses que são, trabalham todos os dias em prol das famílias que aqui vivem. Essa homenagem simbólica foi pensada com muito carinho para a população. Me lembro que, na minha infância, gostava muito de sentar com meus avós e ouvir as histórias, por isso, cada símbolo da cidade tem uma trajetória. Você, cidadão matonense, convide seus avós e familiares para relembrar cada passo desse caminho percorrido”, concluiu a diretora presidente.

CONCEPÇÃO DO MURAL

A arte do mural foi concebida pelo artista plástico matonense, Kadinael José da Silva (Kadi), 31 anos, responsável também pela pintura do reservatório. Ele levou cinco dias para completar a obra e contou com a ajuda de duas artistas de Matão: Izabele Monaliza Vituci (Mô) e Gloria Pinotti (Glorinha). Segundo Kadinael, a criação da arte levou em conta alguns recortes da história de Matão que, como a maioria dos municípios do interior do Estado, nasceu das lavouras de café e da linha férrea, posteriormente, o plantio de laranja.

“Esperamos que o mural seja apreciado pela população que passa pelo local, que fica em uma das vias de acesso mais importantes do município. Gostaríamos que esse pequeno resgate possa ajudar a manter viva a história do município, afinal um povo sem história é um povo sem alma”, afirmou o artista.

A moradora de Matão, Valeria de Oliveira, 30 anos, aprovou a arte no reservatório. “Ficou muito lindo. Representa muito bem nossa cidade, cada detalhe da pintura nos leva perfeitamente a história de Matão”, afirmou.

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Matão trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Matão.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Matão.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.