Notícias

Ver notícia

A revisão contínua da documentação técnica para a instalação de redes de água e de esgoto é uma forma da concessionária Águas de Matão acompanhar a modernização dos sistemas construtivos, as tecnologias, as tendências de mercado e as publicações científicas, sempre visando melhorias para o município que, ao final da concessão, contará com infraestrutura mais moderna e aderente às melhores técnicas.

Desde o início do ano, a Águas de Matão está orientando os empreendedores imobiliários da cidade quanto às novas diretrizes técnicas necessárias à implantação de sistemas de distribuição de água potável e de coleta/afastamento de esgotos sanitários.

A iniciativa da concessionária contribui, ainda mais, com a qualidade dos serviços e da infraestrutura das redes de água e de esgoto do município, que são de responsabilidade da Águas de Matão. Além disso, colabora com a expansão organizada do processo de urbanização da cidade.

Todos os novos empreendimentos horizontais ou verticais do município – como loteamentos, edifícios, conjuntos comerciais e outros negócios -, devem obedecer a uma cartilha técnica fornecida pela Águas de Matão, que contém as diretrizes para projetos de água e de esgoto.

“Essas diretrizes funcionam como um guia para o projeto do empreendedor, para que ele atenda as exigências técnicas quanto à instalação de novas redes de água e de esgoto sanitário na cidade”, explica Robson Moreira, coordenador de Engenharia e Operações da Águas de Matão.

Esse guia de orientações ao empreendedor contém informações como, por exemplo, as normas técnicas que devem ser obedecidas, as profundidades necessárias, o esquema de ligações do município, a indicação exata dos locais de instalação das redes (água e esgoto), a estrutura hidráulica do empreendimento necessária para a conexão futura com as redes mantidas pela Águas de Matão, eventuais adequações e outras diretrizes. Vale lembrar que todos esses investimentos na rede de água e esgoto serão devolvidos ao município ao final da concessão.

O coordenador frisa que essas e outras diretrizes são obrigatórias aos novos empreendimentos. “São exigência apoiadas no Código de Obras do município, de maneira que haja a padronização dos sistemas de água e de esgoto da cidade”, observa Moreira.

Entre as mudanças deste novo guia constam normas técnicas atualizadas, novos materiais/formas construtivas e outras instruções que visam o crescimento urbanístico da cidade de forma ordenada.

“Desde o começo do ano, todos os interessados que solicitaram certidão de diretrizes aqui na Águas de Matão já receberam as diretrizes no novo formato atualizado”, afirma o coordenador.

COMO SOLICITAR AS DIRETRIZES TÉCNICAS?

Para ter acesso a esse manual, o empreendedor deve:

1)       acessar o site Águas de Matão (https://www.aguasdematao.com.br)

2)       no menu principal, acessar a aba ‘Serviços’ e, depois, a opção ‘Documentos’

3)       em ‘Documentos’, buscar o arquivo Carta de Consulta Prévia (57 KB)

4)       imprimir e preencher os campos deste documento (nome do proprietário requerente, CPF/CNPJ, responsável técnico, telefone, tipo de empreendimento, local etc)

5)       levar este documento preenchido até a loja de atendimento da Águas de Matão, para solicitar o estudo de viabilidade para abastecimento de água e/ou esgotamento sanitário na localidade desejada

 

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Matão é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Matão.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.