Notícias

Ver notícia

Concessionária investiu na perfuração e na modernização de unidades de captação e recupera 35 mil m³ de água com programa de combate a perdas

A Águas de Matão intensificou investimentos em 2025 na ampliação da segurança hídrica do município, executando obras de infraestrutura e implementando tecnologias para redução de desperdícios. As ações envolveram desde a perfuração do novo poço Santa Cruz e na modernização de unidades existentes até o uso de sensores digitais para monitoramento da rede. Atualmente, o sistema conta com 33 poços ativos e capacidade de armazenamento superior a 21 mil m³, o equivalente a 21 mil caixas d ‘água.

“Nossa presença em Matão é marcada pelo compromisso contínuo com a infraestrutura local. A entrega do Poço Santa Cruz é um marco que reforça significativamente a nossa segurança hídrica, permitindo maior resiliência ao sistema”, destaca Daniel Mantovani, diretor-presidente da concessionária. “E, para atestar a potabilidade da água distribuída, nossas equipes mantêm uma rotina que realiza cerca de 30 mil análises de qualidade da água por ano, uma média de 2.500 testes mensais”, explica.

Entre as principais obras estruturantes do ano destaca-se a perfuração do Poço Santa Cruz. A nova unidade, que incluiu a construção de uma adutora por método não destrutivo, adicionou uma vazão de 150 m³/h ao sistema. A concessionária também assumiu a operação de novos poços perfurados por empreendimentos, como o Poço Eldorado (20 m³/h) e os dois poços tubulares do Residencial Vila Flórida, que com 180 metros de profundidade cada, somam 50 m³/h à capacidade de distribuição.

Ainda em 2025, a concessionária realizou um programa de melhorias e modernização de troca de bombas para otimizar estruturas já ativas. No Poço Vila Pereira, a substituição do equipamento elevou a captação de 130 para 180 m³/h. O Poço Monte Carlo também passou por obras, saltando de 20 para 33 m³/h. Ganhos de vazão foram registrados ainda nas unidades Vila Pereira, Monte Carlo, Jardim Brasil, Turvo II e Nova Matão, este último com aumento de outorga para 240 m³/h. “Todas estas intervenções garantem que o abastecimento da cidade seja ainda melhor”, enfatiza Mantovani.

Operação complexa e de qualidade

Apesar da disponibilidade de recursos naturais do Aquífero Guarani na região, uma das maiores reservas de água doce subterrânea do mundo, a operação do sistema de abastecimento exige monitoramento constante e domínio técnico.

“Embora tenhamos o privilégio de estar sobre o Aquífero Guarani, uma fonte natural de excelência, a captação e a distribuição de água envolvem uma complexidade técnica elevada”, explica Rafael Jorge, gerente de operações e serviços da Águas de Matão. “Em alguns momentos podemos enfrentar intercorrências operacionais, naturais de um sistema dessa dimensão, mas nossas equipes estão dedicadas e atuam continuamente, 24 horas por dia, para garantir que o sistema opere com a máxima eficiência e o menor impacto possível para a população”.

Combate a perdas, mais água no sistema

A segurança hídrica também foi reforçada com a economia de 35 mil m³ de água pelo Programa de Combate a Perdas. A partir do monitoramento de pressão e de varreduras com geofone, a concessionária atuou de forma proativa em mais de 450 vistorias, localizando cerca de 360 vazamentos ocultos e executando 170 reparos na rede. O avanço tecnológico do projeto, já em andamento, inclui a substituição de 87 macromedidores, equipamentos responsáveis pela medição da água produzida e distribuída pelos reservatórios. Com sistema de telemetria e automação, eles permitem o acompanhamento remoto e em tempo real pelo Centro de Controle Operacional (CCO), 24 horas por dia.

Concessionária realizou um programa de melhorias e modernização de unidades em 2025

Compartilhar:

Veja Também

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Matão e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Matão é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Matão.