Notícias

Ver notícia

Tema do Dia Mundial da Água deste ano mostra a importância da água também para o clima

O dia 22 de março foi instituído como Dia Mundial da Água pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992, com a finalidade de alertar a população sobre a necessidade de preservação do recurso para garantir a sobrevivência de todos os ecossistemas do mundo. A cada ano é escolhido um tema para reflexão. Este ano, o tema escolhido foi: A Água nos une, o clima nos move.

O ciclo da água está diretamente ligado ao clima. Assim, mudanças no clima que alterem o regime de chuvas podem provocar o aumento da ocorrência de eventos hidrológicos extremos, como inundações e longos períodos de seca. Esses eventos afetam a oferta de água, ameaçando o suprimento dos recursos hídricos para todos.

Vale lembrar que todos necessitam de água. Animais, plantas e outros seres vivos utilizam essa substância por meio da ingestão ou ainda absorção. Por ser um bem valioso, a água potável merece atenção não só por parte dos governantes. Cada pessoa deve ser responsável pelo uso consciente e por não poluir nenhum corpo hídrico. Fazer a nossa parte é garantir qualidade de vida para a nossa geração e para as gerações futuras.

Por isso, é grande a responsabilidade de quem abastece de água toda uma população. Mas também é grande a responsabilidade de toda a sociedade em relação à preservação dos recursos naturais e o respeito ao meio ambiente.

Levar água potável é um processo complexo, que depende de grandes investimentos e pessoal capacitado. Além disso, necessita de comprometimento, já que da água potável depende a saúde da população. Além de hidratar e levar nutrientes às células do corpo humano, você já parou para pensar que a água também é utilizada para lavar utensílios de cozinha (louças, talheres, copos) que tem contato direto com os alimentos? É com essa mesma água que tomamos banho, escovamos os dentes, lavamos nossas roupas.

Mas o que é água potável? É aquela própria para consumo, livre de substâncias e organismos que possam trazer doenças, além de não possuir cor, gosto ou cheiro. Muitas pessoas pensam que a água cristalina é potável e que, portanto, não necessita de tratamento. Entretanto, apenas cor e odor não são suficientes para garantir que a água seja própria para o consumo, pois organismos microscópicos podem estar presentes e causar sérios danos à saúde. Sendo assim, a água potável não pode ser avaliada apenas visualmente, tornando fundamentais os testes de potabilidade.

Por isso, a água distribuída pela Águas de Matão passa por rígido controle de qualidade e potabilidade. São testes diários de controle de uma série de fatores, como turbidez, cor, concentração de cloro, flúor e PH, conforme as recomendações da portaria do Ministério da Saúde referentes às condições de consumo.

DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA ÁGUA

Conheça a Declaração dos Direitos da Água, firmada em 22 de março de 1992, quando o Dia Mundial da Água foi instituído.

Art. 1º – A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º – A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º – O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º – A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º – A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º – A utilização da água implica o respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º – O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

QUEM SOMOS

Águas de Matão

A Águas de Matão, empresa da Aegea Saneamento, iniciou suas atividades em fevereiro de 2014 com o desafio de garantir a regularidade do abastecimento, reduzir os índices de perdas e melhorar a qualidade da água que chega à casa do matonense.

Saiba mais em www.aguasdematao.com.br

Aegea

Criada em 2010, a Aegea é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 31 milhões de pessoas atendidas em 505 cidades de 14 estados, de norte a sul do Brasil.

Saiba mais em https://www.aegea.com.br

Compartilhar:

Veja Também

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Matão.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Matão oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Matão é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Matão.