Notícias

Ver notícia

Giovan Christofolletti mostra modelo da válvula de retenção: simples, mas muito eficiente

Pequenas melhorias em nossas residências podem ser fundamentais para evitar grandes transtornos. Uma dessas melhorias é a instalação da válvula de retenção de esgoto, um dispositivo simples e eficaz que deve ser acoplado na caixa de inspeção e que atua no bloqueio de possíveis retornos de resíduos para dentro do imóvel. Ela impede também a entrada de animais peçonhentos pela tubulação.

Vale lembrar que a caixa de inspeção é uma parte fundamental do sistema coletor de esgoto. Instalada na calçada do imóvel, ela deve permanecer sempre deslacrada para a vistoria de interligações pela concessionária Águas de Matão.

E, para garantir que a válvula de retenção de esgoto cumpra a sua função – liberar a passagem do esgoto da residência em segurança – esta ferramenta deve ser instalada preferencialmente por um encanador ou instalador hidráulico. É um pequeno investimento que pode ser fundamental para garantir a saúde de nossa família e a preservação do meio ambiente.

Segundo Giovan Christofolletti, coordenador de Operações e Serviços da Águas de Matão, empresa da Aegea Saneamento, a maior do setor privado do país, o mecanismo deve ser instalado de forma que acompanhe a declividade da tubulação interna do imóvel, para facilitar o escoamento do esgoto. “A válvula de retenção possui uma geometria simples e perfeita para garantir o escoamento do esgoto pelas residências, bem como uma tampa que funciona como porta, impedindo que retorne esgoto da rede pública e animais peçonhentos, ratos e baratas, para dentro dos imóveis”, destaca.

Giovan também alerta para a atenção e cuidado necessários com as ligações de água de chuva (pluvial), que não devem ser conectadas à rede coletora de esgoto. “Em dias com precipitações pluviométricas, a rede coletora de esgoto, que não é dimensionada para coleta de águas pluviais, acaba sofrendo com sobrecarga devido às conexões irregulares de água de chuva, danificando esta rede”.

Portanto, é importante realizar inspeções periódicas e limpezas na caixa de inspeção e na válvula de retenção de sua casa, evitando assim contato com animais e exposição indevida ao esgoto que deve ter só um caminho a partir de nossas casas: as estações de tratamento.

Compartilhar:

Veja Também

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Matão.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Matão trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Matão.