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O saneamento básico é um direito universal de todo indivíduo. Mas para que essa prerrogativa esteja acessível e o cidadão esteja inserido em um ambiente contemplado por sistemas de coleta, tratamento e destinação adequada do esgoto, bem como o de captação e distribuição da água com regularidade e segurança para o consumo, uma série de investimentos em estrutura, tecnologia e recursos se faz necessária. É neste contexto que o programa Tarifa Social é constituído e tem sido oferecido à população de baixa renda e/ou em situação de vulnerabilidade social.

Implantado e capitaneado há oito anos pela área de Responsabilidade Social da Águas de Matão, o benefício pode conceder descontos de até 50% aos munícipes que se encontram em status de fragilidade, como desemprego, enfermidade, renda familiar de até um salário mínimo, entre outros cenários. Os índices de descontos vão variar de 25% a 50%, dependendo da faixa de consumo, que pode variar de 10 a 15 metros cúbicos por mês.

De acordo com a coordenadora de Responsabilidade Social, Maria Aparecida Draheim, a empresa instituiu o programa de benefícios como uma forma de contribuir com a manutenção do sistema e disponibilizar os serviços em condições de igualdade a todos.

“Reconhecemos que o saneamento é um direito e, por isso, nosso papel é oferecer as melhores condições para que os munícipes recebam nossos serviços da melhor forma possível, independentemente de sua condição financeira. A Tarifa Social foi criada sob a premissa de ajudar e disponibilizar a todos, de forma equalitária, o acesso a um ambiente mais saneado e saudável”, explica a coordenadora.

Adesão

Para ser contemplado, o usuário precisa atender os seguintes critérios:

  • Imóvel residencial com ligação simples de água (1 economia);
  • Estar adimplente com a Águas de Matão;
  • Consumo médio de energia elétrica de até 120 KWH nos últimos 12 meses;
  • Renda familiar de até um salário mínimo ou inscrição no Seguro Desemprego.

Solicitação

Para se inscrever, o usuário pode solicitar pelos canais remotos da Central de Atendimento da Águas de Matão (0800 721 6464) ou pessoalmente, na Loja de Atendimento – que fica na Rua Rui Barbosa, 720 – Centro, portando os seguintes documentos:

  • Última conta de água
  • Última conta de energia elétrica
  • Comprovante de renda
  • Carteira profissional dos moradores do imóvel maiores de 18 anos.

Cabe ressaltar que o benefício tem duração de 12 (doze) meses, devendo ser renovado ao final deste período, sob a pena de exclusão e cancelamento do benefício.

 

 

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