Notícias

Ver notícia

O conceito de sustentabilidade surgiu em 1992, quando a ONU (Organização das Nações Unidas) colocou-o oficialmente na agenda global. E sustentabilidade nada mais é do que a busca pelo equilíbrio entre o suprimento das necessidades humanas e a preservação dos recursos naturais, não comprometendo as próximas gerações.

“Uma empresa sustentável é aquela que utiliza seus recursos com responsabilidade, investe no bem-estar do planeta e busca que todos os envolvidos em seus processos sejam tratados de maneira justa”, explica o gerente de Operações da Águas de Matão, Rodrigo Leitão.

Quando falamos de universalização do saneamento, estamos falando também de sustentabilidade, pois levar água potável à população matonense têm impacto extremamente positivo na vida das pessoas.

A melhoria da qualidade de vida da população e a preocupação com o meio ambiente fazem parte do DNA da Águas de Matão, herdado da holding Aegea Saneamento, o maior grupo privado do setor de saneamento do país do qual a Concessionária faz parte. Além de abastecer a cidade com água de qualidade, por meio de tecnologia de ponta, a Águas de Matão contribui para o desenvolvimento do município.

Mas a Concessionária não para por aí. Por meio da área de Responsabilidade Social, desenvolve programas e projetos que mobilizam grande parte da população de Matão, entre eles os voltados às práticas ambientais. “Promovemos, ao longo do ano, diversas atividades, como a distribuição de coletores de óleo de cozinha usado, dentro do Programa De Olho no Óleo”, afirma a analista de Responsabilidade Social da Águas de Matão, Camila Aré Sobrinho Santos. O objetivo, além de conscientizar a população para o descarte correto do óleo de cozinha usado, é que o produto se transforme em biocombustível e, também, em sabão ecológico.

Ao longo do ano, a Concessionária também promove, por meio de parcerias, o plantio de mudas, especialmente em regiões de mata ciliar, justamente para contribuir com a preservação de rios, córregos e ribeirões.

MATA CILIAR

A palavra ‘ciliar’ provém de cílio, no plural – cílios, que são os pelos existentes nas pálpebras que tem como função a proteção dos olhos. O mesmo conceito vale para os corpos d’água, ou seja, as árvores e a vegetação nas margens dos cursos d’água servem para protegê-los. Então, a mata ciliar é composta pela vegetação presente nas margens dos corpos hídricos.

Além das inúmeras funções da mata ciliar, destaca-se a filtragem das águas de chuvas e enxurradas, que permite menor velocidade do fluxo de água pelo solo, menor taxa de erosão, maior retenção de nutrientes pelas plantas e solo, maior acúmulo de água no lençol freático, maior taxa de liberação de umidade; maior absorção e fixação de dióxido de carbono; e manutenção da quantidade e da qualidade das águas que chegam aos corpos hídricos.

Além desses importantes fatores, a mata ciliar é primordial para a biodiversidade de espécies aquáticas, regulando o índice de luminosidade, composição química e temperatura da água. É igualmente importante para as espécies terrestres por atuar como corredores ecológicos, garantindo possibilidade de deslocamento para alimentação e reprodução.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Matão oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.