Notícias

Ver notícia

A área de Responsabilidade Social da Águas de Matão realizou, na manhã desta segunda-feira (15), mais uma reunião de Afluentes no CRAS Bairro Alto. O tema desse encontro foi a importância de a rede pluvial estar separada da rede coletora de esgoto nos imóveis, um problema recorrente nas cidades.

“As redes coletoras de esgoto são dimensionadas para receber exclusivamente os resíduos líquidos provenientes de diversas atividades que utilizam água em áreas como cozinha e sanitários. Já a água de chuva deve ser destinada às guias e bocas de lobo (bueiro), que são projetadas para esse volume”, explicou a analista de Responsabilidade Social da Águas de Matão, Camila Aré Sobrinho Santos.

Quando a rede pluvial está ligada à rede coletora de esgoto, ocorrem os entupimentos e até o retorno de esgoto dentro das residências, especialmente quando há incidência de chuva forte. Por isso, a Águas de Matão lembra que a ligação correta da água pluvial e da rede coletora de esgoto na residência evita transtornos, além de prejuízos.

Fique atento:

– A água de chuva não pode estar ligada à rede de esgoto. Esta prática causa transtornos e prejuízos, pois provoca entupimento, rompimento de tubulação e transbordamento de esgoto nas ruas ou dentro do imóvel;

– As águas de chuva devem ser conduzidas para as sarjetas, de onde vão para as bocas de lobo e seguem seu trajeto para córregos, ribeirões e rios;

– Para verificar se as instalações de sua residência estão corretas, basta jogar um pouco de corante no ralo do quintal de seu imóvel. Se a água colorida chegar até a sarjeta, significa que a ligação está correta;

– Para regularizar as instalações, tanto da ligação da rede de esgoto do imóvel ou para deslacrar a caixa de inspeção, é preciso contatar o serviço de um pedreiro de sua confiança.

USO CORRETO DA REDE COLETORA DE ESGOTO

Durante a reunião no CRAS Bairro Alto, Camila explicou também que a rede coletora de esgoto não deve ser utilizada para descarte de óleo de cozinha usado e gorduras em geral, papel higiênico, cotonetes, preservativos, absorventes higiênicos, fraldas descartáveis, fios de cabelo, peças íntimas, entre outros objetos. “Usando a rede de forma correta, todo o sistema de esgotamento sanitário funciona de maneira positiva e em prol da saúde de todos. É uma responsabilidade de todos nós”, finalizou Camila.

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Matão oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Matão é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Matão.