Notícias

Ver notícia

Em continuidade à parceria anunciada em março deste ano, a Raízen, empresa integrada de energia e referência global em bioenergia, iniciou operação de duas usinas fotovoltaicas na cidade de Taquaritinga (SP) para o fornecimento de energia renovável à duas concessionárias da Aegea Saneamento, líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. As concessionárias atendidas pelo projeto são a Mirante e Águas de Matão, localizadas nas cidades de Piracicaba e Matão, no interior de São Paulo, administradas pela Regional SP da Aegea.

Juntas, as plantas ocupam uma área de aproximadamente 164 hectares e possuem 12 mil painéis para captação da luz solar, com capacidade para gerar 200 MWh de energia limpa por mês. Esse volume poderia abastecer o consumo mensal de cerca de 1.400 residências brasileiras e evitar a emissão de 20 toneladas de carbono na atmosfera.

Além da economia e previsibilidade de custos que o uso da energia renovável sabidamente proporciona, o acordo entre as empresas contribui significativamente para o compromisso da Aegea Saneamento com a sustentabilidade em suas unidades operacionais. A companhia vem concentrando esforços na redução dos índices de perdas de água, no aproveitamento dos resíduos gerados pelo tratamento do esgoto (lodo) para movimentar uma economia circular e no uso cada vez mais eficiente dos recursos naturais em suas concessões, priorizando uma matriz energética renovável combinada com o aumento da eficiência energética, com grande parte das suas concessionárias já operando com energia solar.

A parceria da Regional SP com a Raízen segue modelo de outras unidades do grupo que possuem contratos similares, com a Raízen e outros parceiros estratégicos, em operação ou em implantação nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande de Sul, Espírito Santo, Amazonas, Piauí, Maranhão, Santa Catarina, além de São Paulo.

“Avançar nessa parceria com a Raízen é muito gratificante para nós. A energia é o principal insumo utilizado em nossas operações e a adoção de fontes de energia limpas, renováveis e que contribuem para a redução de emissões na atmosfera não é uma escolha e sim uma prioridade para a Aegea. Nos comprometemos, inclusive, com a redução do consumo deste insumo, o que reforça o compromisso da companhia na agenda ESG. Até 2030 reduziremos em 15% o consumo específico de energia, medido em kWh/m³, compromisso atrelado a uma emissão de um Sustainability-Linked Bonds (SLB), operação inédita para empresas de saneamento no Brasil”, diz Emerson Rocha, gerente de Gestão de Energia e Eficiência Energética da Aegea.

“Estamos muito felizes dar mais esse passo na parceria com a Aegea Saneamento e para a descarbonização da economia. O nosso objetivo é promover sempre a melhor experiência aos nossos clientes por meio da eficiência, melhor custo e sustentabilidade. E é por este motivo que estamos nos consolidando no mercado como uma empresa one-stop-shop em soluções renováveis”, declara Frederico Saliba, vice-presidente de Energia e Renováveis, da Raízen.

Protagonista em todos os setores em que atua, a Raízen é campeã global em renováveis e tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro. Com uma posição estratégica no mercado de bioeletricidade, hoje é a 5ª maior comercializadora de energia do País, contando com mais 7.500 consumidores.

Tendo nas soluções renováveis cada vez mais uma fonte de diversificação e descarbonização, a companhia tem em seu portfólio cerca de 5% da geração de energia renovável do Brasil, com mais de 2 GW de capacidade, sendo 70% centralizada na biomassa e 30% na geração distribuída solar, pequenas centrais elétricas e aterro sanitário.

Sobre a Raízen

Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.

Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.

Com um time de mais de 40 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de mais de 7.900 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21´22 comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.

Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21’22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Compartilhar:

Veja Também

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Matão.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Matão oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.