Notícias

Ver notícia

 

O supervisor de Projetos Socioambientais, Paulo Guerreiro, ministrou palestra sobre o uso correto da rede de esgoto para alunos de diversos cursos do campus de Matão do Instituto Federal. A palestra integrou as atividades comemorativas à Semana do Meio Ambiente e incluiu os principais conceitos sobre saneamento básico e orientações sobre como evitar problemas com a rede pública de esgoto.

 

“Logo no início do nosso bate papo com os alunos apresentamos o conceito de esgoto, que é toda água tratada que sai pelas torneiras, chuveiros e vasos sanitários de um imóvel. Depois apresentamos alguns dados estatísticos sobre os inúmeros prejuízos causados pela ausência de saneamento básico em uma cidade e também falamos sobre as consequências do uso inadequado da rede”, explica Guerreiro.

 

O Instituto Trata Brasil mostra, em um de seus estudos, que o país convive com centenas de milhares de casos de internação por diarreia todos os anos, a maioria causada pela falta de saneamento, que atinge sobretudo crianças entre 0 e 5 anos. Estimativa do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) também aponta que 65% das internações em hospitais de crianças com menos de 10 anos são provocadas por males oriundos da deficiência ou inexistência de esgoto e água limpa, que também traz consequências para o desempenho escolar, pois crianças que vivem em áreas sem saneamento básico apresentam 18% menos rendimento.

 

Durante a palestra, Guerreiro também explicou as diferenças entre esgoto residencial, comercial e industrial e como as diferentes redes são interligadas à rede pública de esgoto. Entre as principais orientações, o supervisor destacou que os clientes devem ligar a rede de esgoto do imóvel à rede coletora pública; não conectar águas pluviais à rede de esgoto; não conectar o esgoto à rede de águas pluviais e executar manutenção periódica da rede interna de esgoto.

 

Ele também lembrou as consequências do descarte irregular na rede de esgoto, que inclui sacola plástica, garrafa plástica, papel higiênico, cabelo, óleo, cotonete, garrafa de vidro e cigarro, entre outros produtos. “Mostramos que entre os principais problemas causados pelo descarte irregular está o extravasamento de esgoto, tendo como possível consequência o retorno para dentro das casas. Na concessionária, atendemos mais de 2,6 mil casos desta natureza entre junho de 2016 e maio deste ano. Mostrar esses dados é muito importante, pois através deles conseguimos trabalhar a conscientização dos nossos jovens”, conclui.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Matão trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Matão.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.