Notícias

Ver notícia

Começou esta semana as obras para a coleta e transporte do esgoto sanitário de Silvânia até a ETE de Matão. Serão construídos dois coletores e duas estações elevatórias que integram o pacote de obras da concessionária Águas de Matão para universalização do tratamento de esgoto na cidade.

 

A construção do Coletor Tronco Silvânia começou nessa segunda-feira, dia 1º, com previsão de término até o final deste mês.  Localizado na avenida Clito Bastia, o coletor tem 250 metros de extensão e será responsável pela coleta de todo o esgoto gerado pelo núcleo urbano.

 

Dali, o esgoto será transportado para o Coletor Tronco Silvânia 2, localizado no Distrito Industrial, com 1,5 mil metros de extensão. A obra também começa na próxima semana e deve ser concluída em aproximadamente 40 dias. O Coletor Tronco Silvânia 2 será responsável pelo transporte dos efluentes do futuro Distrito Industrial.

 

Por conta das condições da área, que inclui elevações, será necessário a construção também de um sistema de recalque (tubulação pressurizada) para facilitar o transporte do esgoto, bem como duas Estações Elevatórias. A Estação Elevatória 1 ficará localizada no núcleo urbano, próxima ao campo de futebol, e vai absorver o esgoto transportado pelo Coletor 1. A Elevatória 2 será construída na avenida 3 do Distrito Industrial de Silvânia e receberá o esgoto transportado pelo Coletor 2.

 

Os esgotos sanitários tanto da Elevatória 1 quanto da Elevatória 2 serão transportados para tratamento na ETE de Matão. A expectativa da concessionária é concluir o pacote de obras para universalização do tratamento de esgoto da cidade, que inclui também a ETE de São Lourenço do Turvo, ainda este ano. Diante da importância dessas obras, a concessionária optou por antecipar os prazos contratuais, que estabeleciam até dois anos para sua realização, garantindo assim a universalização já em 2014.

 

“As obras de Silvânia têm um impacto extremamente significativo nas medidas de proteção ambiental e na qualidade de vida das pessoas que moram em Silvânia, pois interrompe o lançamento de esgoto a céu aberto”, ressalta o diretor executivo da Águas de Matão, Josélio Raymundo.

 

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Matão e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.