Notícias

Ver notícia

Matão, na contramão de outros municípios, segue com abastecimento normalizado

Vivemos, desde a semana passada, mais uma onda de calor – a terceira de 2024, com temperaturas altas e baixa umidade relativa do ar – na região, a exemplo de outros municípios e estados. E o que acontece em dias de calor quase insuportável? Aumento considerável no consumo de água. O aumento da demanda, muitas vezes é acompanhado do risco de falta d’água.

Diferente de algumas cidades da região, que passam por dificuldades no abastecimento, Matão segue com atendimento de água normalizado. Isso porque, há 10 anos, a concessionária Águas de Matão vem promovendo significativos avanços no abastecimento de água, com investimentos que contribuem para o bem-estar da população e segurança hídrica.

 Tudo o que envolve o cuidado com os recursos naturais deve ter responsabilidade compartilhada entre a sociedade, empresas, instituições não governamentais e poder público. Portanto, se cada cidadão estiver ciente de seu papel, a natureza agradece e a vida de todos será melhor.

 Você sabia que existem algumas medidas bem simples que podem minimizar o calor intenso e contribuir para o consumo mais consciente da água? Confira nossas dicas!

Mude seu vestuário: Use tecidos de algodão, de preferência roupas largas. Evite materiais que esfriam no inverno e esquentam no verão, como seda, e calças e camisetas justas, que valorizam as curvas, mas transformam nosso vestiário em um verdadeiro forno.

Gele o ambiente: Um método simples de aliviar o calor é congelar, literalmente, a roupa de cama. Protegidos em bolsas plásticas, para evitar água ou contato com alimentos do congelador, em pouco tempo os lençóis ficarão gelados e embalarão uma noite de sono. Deixar sobre o colchão bolsas de água gelada também pode ser uma solução. Outra dica é usar compressas de gelo por perto e passar de tempos em tempos nos pulsos, pescoço, pés e cotovelos.

Mande o ar quente para longe: Se tiver mais de um ventilador portátil em casa, deixe um deles virado contra a janela para lançar o ar quente para longe. Outra solução é pegar uma panela com água congelada e deixá-la na frente do ventilador para resfriar o ar em sua direção.

Tire os aparelhos da tomada: Quanto mais objetos ligados à noite, mais calor será liberado pela casa. É bom desligar aparelhos como televisão, microondas e, claro, lâmpadas e abajures para deixar o ambiente mais ameno e ainda economizar energia.

Abuse de plantas em casa: As plantas trazem vida ao ambiente e absorvem o calor dos raios solares ao longo do dia. Bem espalhadas, elas podem ser grandes aliadas em dias quentes

Escolha pisos frios, cortinas e persianas: Nessa época, é importante evitar a exposição dos raios solares, que podem ser reduzidos com ajuda de cortinas e persianas instaladas em lugares estratégicos. Pisos frios, como porcelanato, também são aliados em dias como esses. A aplicação de películas UV nas janelas também ajudam a atenuar o desconforto

Arrume a casa: É importante deixar as correntes de ar circularem no ambiente, mas isso não acontece quando os móveis estão amontoados, gerando ainda mais calor. Tudo se complica se pelo local estiverem materiais de veludo e couro.

Use a água com consciência: Dentre tantas dicas sobre uso consciente, lembre-se da reservação individual. É importante que cada residência e imóvel comercial tenham instalada a sua própria caixa d’água. Manter a manutenção e limpeza em dia é fundamental para garantir a saúde e segurança de todos.

Quem somos

Águas de Matão

A Águas de Matão é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado no Brasil. A empresa iniciou suas atividades em fevereiro de 2014 com o desafio de garantir a regularidade do abastecimento, reduzir os índices de perdas e melhorar a qualidade da água que chega à casa do matonense.

Saiba mais em www.aguasdematao.com.br

Aegea

Criada em 2010, a Aegea é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 31 milhões de pessoas atendidas em 505 cidades de 14 estados, de norte a sul do Brasil.

Saiba mais em https://www.aegea.com.br

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Matão e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Matão é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Matão.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Matão oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.