Notícias

Ver notícia

A nova pintura do Reservatório do BNH, na Avenida Tolesi, é uma homenagem da concessionária Águas de Matão ao povo matonense e faz alusão às principais atividades do Município.

Concepção da Obra

A arte do mural foi concebida pelo artista plástico matonense, Kadinael José da Silva (Kadi), 31 anos, que também fez a pintura do reservatório.
A obra ficou completa em cinco dias e contou com a ajuda de duas artistas de Matão: Izabele Monaliza Vituci (Mô) e Gloria Pinotti (Glorinha).

“Esperamos que o mural seja apreciado pela população que passa pelo local, que fica em uma das vias de acesso mais importantes do município. Gostaríamos que esse pequeno resgate ajude a manter viva a história do município, afinal um povo sem história é um povo sem alma”, afirmou o artista.

Retratos de Matão

A história de Matão teve início em 1880, a partir da chegada de pessoas que adquiriram terras naquela região. Em 1892, já existiam as fazendas de café e, no mesmo ano, onde antes era o Arraial do Senhor Bom Jesus das Palmeiras, foi fundada a Vila Senhor Bom Jesus das Palmeiras. No ano seguinte, teve início a construção de uma capela. A primeira missa celebrada ali foi no dia 25 de março de 1895, data considerada como a fundação da antiga Vila do Senhor Bom Jesus das Palmeiras, atual cidade de Matão.
A então Vila começou a se expandir com a vinda de mais colonos em busca da terra fértil e, assim, tiveram início as casas de comércio e indústrias. Naquela época, a Vila passou a se chamar Matão devido à existência de matas muito densas e de alto porte. O grande interesse despertado pela Vila motivou, em 1897, o traçado da futura estrada de ferro, sendo que seus trilhos chegaram no local da futura Estação no final de 1898. Matão foi elevada à categoria de Município em 27 de agosto de 1898, quando foi desmembrada de Araraquara.

A Estação Ferroviária da E.F. Araraquara foi inaugurada no dia 25 de março de 1899. Em 16 de setembro de 1908 foi iniciada a construção do ramal ferroviário da E.F. Araraquara da Estação Santa Josefa, hoje Silvânia, à Tabatinga. Em 1912 foram inaugurados os serviços de Força e Luz Elétrica, Água e Esgotos e, no mesmo ano, foram inaugurados os serviços de Força e Luz, Matadouro e Cemitério de Dobrada, Cemitério e Matadouro em São Lourenço.

Matão ganhou ainda mais expressão quando, nas décadas de 50 e 60, a cultura da laranja se expandiu para o norte do Estado, incluindo as cidades de São José do Rio Preto, Bebedouro, Araraquara e Taquaritinga, dando os primeiros sinais da regionalização do setor citrícola paulista.

A primeira grande planta industrial destinada à produção de suco concentrado de laranja no Brasil, com padrão tecnológico americano, foi instalada no ano de 1964, em Matão. Desde então, tanto a citricultura quanto as agroindústrias citrícolas são marcadas por um processo de crescimento e modernização, principalmente em algumas regiões do Estado de São Paulo.

A Igreja Matriz, localizada no centro da cidade e considerada um cartão postal do município, foi erguida no mesmo local onde havia a primeira capela e, posteriormente, a primeira igreja, fundada em 1928. Esse prédio foi substituído pelo atual em 1958, após quase sete anos de construção.

Matão se transformou em polo da indústria do suco de laranja e, por extensão, em expressivo parque metalúrgico voltado à produção de ferramentas e implementos agrícolas. A cidade sedia várias indústrias voltadas ao setor. Os principais clientes são produtores de café e os equipamentos são usados para o preparo da terra, irrigação e colheita.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Matão trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Matão.