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Aproximadamente 600 pessoas solicitaram inclusão na Tarifa Social desde o início de março, quando os novos critérios do benefício entraram em vigência. Deste total, 349 tiveram o pedido deferido e começam a receber o benefício já na próxima conta de água. A Tarifa Social representa um desconto mensal de até 50% e tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogada pelo mesmo período após atualização cadastral.

 

De acordo com informações da área de Projetos Socioambientais,  431 clientes já receberam a visita de representante da concessionária desde que o novobenefício entrou em vigência.  Durante a visita, as famílias que solicitaram o desconto passam por uma entrevista socioeconômica para confirmação dos dados fornecidos durante a inscrição efetuada na Loja de Atendimento da Águas de Matão.

 

Após a entrevista socioeconômica, os cadastros são encaminhados para avaliação da comissão, que é composta por um representante da concessionária e duas assistentes sociais da Secretaria Municipal de Assistência e Bem Estar Social. A comissão se reúne semanalmente para deliberar sobre os pedidos. Entre os mais de 500 clientes que solicitaram o benefício somente 82 tiveram o pedido de inclusão na Tarifa Social indeferido.

 

“Nesses casos, as informações fornecidas no cadastro não eram compatíveis com a realidade encontrada na casa do cliente. Na maioria dos casos em que o pedido foi indeferido, as famílias não se encontravam em situação de vulnerabilidade, ou seja, apresentavam condições financeiras para pagar a tarifa de água em sua totalidade”, explica o gestor de Projetos Socioambientais da Águas de Matão, Paulo Guerreiro.

 

Para ser beneficiado com os descontos da Tarifa Social, o cliente precisa ter consumo médio de até 15 metros cúbicos de água, estar adimplente com a concessionária (débito liquidado ou parcelado) e ter renda familiar de até um salário mínimo. O gestor de Projetos Socioambientais reitera, entretanto, que todos os pedidos são analisados individualmente.

 

“Em alguns casos, o cliente até tem uma renda familiar superior a um salário mínimo, mas passa por dificuldades financeiras e no momento não apresenta condições para pagar a conta de água, por isso o benefício é concedido. Então, insistimos para a pessoa fazer a inscrição para agendarmos a entrevista socioeconômica”, conclui.  Para se inscrever, o cliente deve comparecer à Loja de Atendimento, na rua Rui Barbosa, 720, Centro, portando documentos pessoais, contas recentes de água e energia elétrica, carteira profissional dos moradores do imóvel maiores de 18 anos e, caso estejam empregados, cópia do holerite.

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