Notícias
Cerca de 300 pessoas, entre elas mais de 200 alunos da escola Professor Carlos Manzini, participaram do lançamento oficial do programa Saúde Nota 10, nesta terça-feira, dia 30, no Cine Teatro Matão. Divulgar o que é saneamento básico, sua importância para a saúde e qualidade de vida, e ampliar a consciência ambiental de crianças de 6 a 14 anos estão entre os principais objetivos do programa.
Entre os convidados presentes ao evento estavam Maria Alice Garcia Capparelli (Mara), secretária municipal da Saúde, representando o prefeito Chico Dumont; Aparecido do Carmo de Souza (Cidinho), vice-presidente da Câmara Municipal de Matão, representando o presidente Sandro Trench; Alexandre Luiz Martins de Freitas, secretário municipal de Educação e Cultura; Geraldo Lesbão Meira (Mineiro), secretário de Serviços Municipais e Meio Ambiente; Ednaldo Leão da Rocha (Nau), vereador; Maria Aparecida Bellintani Ourique de Carvalho, diretora do Departamento de Meio Ambiente, além do diretor presidente Jorge Amin; gerente comercial Marcos de Araújo, e gerente de Operações, Stênio Cangussu, da Águas de Matão.
Em sua saudação aos convidados, o secretário de Educação, Alexandre de Freitas, ressaltou o caráter democrático da escola municipal ao parabenizar a concessionária Águas de Matão pela implantação do Saúde Nota 10 em Matão. “Esse é o meu critério, todo projeto apresentado pela sociedade que for de interesse público e coletivo deve ser muito bem recebido em nossa escola”, afirmou. Ao considerar o papel educativo do Saúde Nota 10, o secretário lembrou que pouco mais de 50% das escolas brasileiras de Ensino Fundamental têm água tratada. O índice cai para 29%, se a estimativa for relacionada à coleta e tratamento de esgoto.
O vereador Cidinho, representando o Poder Legislativo, destacou a importância de projetos dessa natureza para a construção de uma sociedade mais equilibrada nas relações com a natureza. Da mesma forma, a secretária Mara Capparelli citou o Saúde Nota 10 e seu papel na conscientização ambiental como um dos benefícios do contrato de concessão assinado entre a Prefeitura e a Águas de Matão.
O diretor presidente da concessionária, Jorge Amin, agradeceu a presença de todos, sobretudo as crianças, e encerrou a primeira parte do evento ressaltando que a implantação do Saúde Nota 10 em Matão demonstra que a empresa está cumprindo sua responsabilidade socioambiental ao contribuir para a solidificação de uma cidade sustentável e comprometida com o avanço das ações de preservação ambiental.
“Essa é uma ação de longo prazo, é de fato um trabalho de formiguinha e não há lugar melhor para inicia-lo do que o espaço escolar. É nas crianças que reside a transformação que a sociedade tanto almeja e, neste sentido, o Saúde Nota 10 aborda, sobretudo, o papel que cabe a cada cidadão no cuidado com os nossos recursos naturais. Colocamos nossa esperança de êxito na ação multiplicadora das crianças que levarão à família e amigos, com a espontaneidade e motivação que somente elas possuem, um importante conhecimento”, finalizou.
Educação Ambiental – Na segunda parte do evento, os convidados acompanharam atentamente o desenrolar da peça de teatro Aventuras no Mundo Encanado, com a participação do mascote Matinho, que animou crianças e adultos. Na peça, encenada pela Cia Experimental de Teatro (CET), com os atores Flávio Luiz, Gabriela Paris e Thiago Mazzoni, sob a direção de Adriano Reali, Matinho ajuda o menino Matias a descobrir por que o rio está secando.
A partir do lançamento oficial, o programa começa a ser desenvolvido nas escolas após as férias de julho. A primeira escola a receber o programa será a Professor Antonio Carlos Manzini, que participou do lançamento no Cine Teatro. O Saúde Nota 10, que será desenvolvido dentro ambiente escolar, inclui palestra educativa, concurso de desenho e redação e premiação dos melhores trabalhos.