Notícias

Ver notícia

Mais de 7 milhões de litros de esgoto in natura deixam de ser lançados mensalmente no rio São Lourenço

Com aproximadamente três meses de operação a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São Lourenço do Turvo já atinge mais de 90% de eficiência, considerando o índice de remoção de DQO (Demanda Química de Oxigênio). Para a concessionária Águas de Matão, atingir esse índice em tão pouco tempo, é a comprovação do acerto na decisão do processo para a estação do distrito e o reforço da qualidade da equipe responsável pela operação do sistema.

Passada a fase de pré-operação, período necessário para adequação dos parâmetros biológicos, já é possível verificar in loco a diferença na entrada e saída do efluente na estação. Do material orgânico que chega à ETE é lançada no rio São Lourenço, após o processo de tratamento, água transparente e livre de resíduos.

O técnico responsável pelo Laboratório de Qualidade da Águas de Matão, Pedro Paulo de Oliveira, explica que uma caixa receptora, situada em um dos tanques da entrada da ETE, faz o trabalho de separação dos resíduos. Na peneira ficam materiais orgânicos como bituca de cigarro, plásticos, fios de cabelo e até peças de roupas.

Segundo o técnico, aproximadamente 100 quilos de material orgânico são retirados diariamente da peneira. Ele enfatiza a importância da conscientização em relação ao que não deve ser descartado na rede de esgoto. “Resíduos como plásticos e óleo de cozinha são extremamente prejudiciais porque prejudicam o processo de tratamento”, considera.

Qualidade de vida – Para o subprefeito Luiz Carlos Lotti, mais conhecido como Capitani, a ETE representou um aumento significativo na qualidade de vida dos moradores. Antes, o esgoto, despejado a céu aberto, provocava mau cheiro em todo o distrito, atingindo a escola, o posto de saúde e também a sede da Subprefeitura.

“Sou testemunha do avanço que a ETE representa para o Turvo. Tem peixe nadando no nosso rio, praticamente não sentimos mais nenhum mau cheiro e hoje as pessoas que vêm ao distrito param para fotografar a Estação que, além de todos os benefícios que já está gerando para o nosso meio ambiente, ficou muito bonita”, conta o subprefeito.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Matão é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Matão.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Matão.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Matão oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.