Notícias

Ver notícia

Nessa terça-feira, 18, representantes do grupo Matão Mais Verde conheceram o projeto Viveiro Educador, espaço dedicado às práticas ambientais que incluem atividades de produção, plantio e cultivo de sementes e mudas, localizado na Estação de Tratamento de Esgoto Bela Vista, em Piracicaba. O Grupo foi recepcionado pela área de Projetos Socioambientais da Águas de Matão.

A visita contemplou uma apresentação com orientações sobre técnicas de semeadura, cultivo de árvores nativas, horta orgânica e plantas aromáticas. Os participantes conheceram também diversas espécies de sementes de árvores e particularidades de cada uma para a quebra de dormência, como plantá-las e transplantá-las, para locais adequados ao seu crescimento.  Durante a exposição, os convidados realizaram um plantio para aplicar a metodologia aprendida, ministrada por Guilherme Faganello, engenheiro florestal e especialista da Bioflora.

“Acredito que esse tipo de ação agrega muitos benefícios, pois é uma forma de manter o equilíbrio ambiental do município. Sem projetos desse nível não seria possível a produção das mudas e, consequentemente, inviabilizaria todas as ações atreladas ao plantio e recuperação de áreas. Em Matão, atuamos com o propósito de mobilizar a população para fiscalizar e garantir a conservação das áreas. Além disso, nosso papel é assegurar que em todas as ações de supressão de árvores haja uma compensação. Hoje, no município, para cada uma (1) árvore suprimida 25 unidades devem ser plantadas. Com isso, atuamos para que não haja nenhum dano ou desequilíbrio ambiental, explica Adão Manoel Christino, presidente do Conselho Municipal e coordenador do grupo Matão Mais Verde.

“Nossa premissa é assegurar que as ações desenvolvidas pela concessionária, sejam usufruídas pelas futuras gerações, pois acreditamos que a educação ambiental exerce um papel determinante para conscientização da população em geral. Desta forma, ao compartilhar as experiências implantadas tanto em Matão quanto nas outras unidades do grupo, promovemos uma reflexão sobre a responsabilidade que cada um deve ter acerca da preservação do meio ambiente”, ressalta Paulo Guerreiro, supervisor de Projetos Socioambientais.

 

Sobre o Viveiro Educador _ Promovido pela área de Projetos Socioambientais da Águas do Mirante, por meio Programa Piracicaba Rede 100%, o projeto ‘Estruturação de Viveiro Educador’ visa a minimização dos impactos ambientais, por meio de aulas ministradas pela equipe técnica da concessionária. Além disso, a atividade tem o objetivo de promover o debate e a participação popular e das instituições de ensino para a formação de sociedades sustentáveis, despertando o senso de responsabilidade.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Matão e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Matão oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.