Notícias
Iniciado em maio deste ano nas escolas municipais de Ensino Fundamental de Matão, o Programa Círculos de Leitura passa a ser oferecido também aos alunos da ETEC Sylvio de Matos Carvalho. A formação dos primeiros multiplicadores ocorreu nas dependências da escola no final do mês de agosto.
Além da leitura, discussão e análise de obras importantes da literatura, os jovens tiveram a oportunidade de refletir sobre diversas questões relacionadas ao seu desenvolvimento e sobre temas e valores de interesse coletivo da sociedade, aprendendo com os personagens importantes lições de coragem, resiliência, generosidade e afetividade, entre outras.
Para abertura dos trabalhos de formação dos jovens, estiveram presentes, além de professores e membros da coordenação escolar, o diretor da ETEC, Carlos Alberto Diniz; a coordenadora pedagógica do Instituto Fernand Braudel, Maria Aparecida Lamas e Paulo Guerreiro, supervisor de Projetos Socioambientais da Águas de Matão. Na sua saudação aos primeiros multiplicadores da ETEC, Guerreiro enfatizou a importância de o programa trabalhar com o protagonismo juvenil e a responsabilização social desde o período escolar, além do quanto os jovens poderiam ampliar as ações de protagonismo para outros espaços da cidade, servindo de inspiração para outros jovens.
Durante a abertura houve também um agradecimento especial à coordenadora Maria Amália e à professora Rosana, responsáveis pelo acompanhamento do programa na escola, e que participaram da formação oferecida para os professores das ETECs, na casa sede do Programa, em São Paulo, no dia 08 de agosto.
Durante os três dias de formação, 12 alunos das duas turmas de primeiros anos, receberam formação sobre a metodologia do Programa e compartilharam a leitura de três obras iniciais: “Fernão Capelo Gaivota”, de Richard Bach; “A Comédia Humana”, de Willian Saroyan e “O Pequeno Príncipe”, de Antoine Saint Exupèry”.
Após a formação dos multiplicadores, semanalmente, as turmas de primeiro ano dos cursos de Técnico de Mecatrônica e Técnico de Informática se reunirão em pequenos grupos para ler e discutir as obras, sempre sob a mediação dos jovens multiplicadores formados e com o acompanhamento da professora parceira.
A proposta é que, a partir do próximo ano, o Programa seja ampliado para todas as turmas da ETEC. Os Círculos de Leitura é um projeto desenvolvido pelo Instituto Fernand Braudel há 17 anos e sua implantação na ETEC de Matão é resultado de uma parceria feita entre os Institutos Braudel e o Centro Paula Souza, e conta com o apoio da Águas de Matão e Instituto Equipav.