Notícias

Ver notícia

Ver, na prática, como funciona o dia a dia e a rotina de uma empresa que atua no setor de saneamento básico. Com esse objetivo, um grupo de 19 estudantes do Ensino Médio, do município de Dobrada, conheceu, na manhã de quarta-feira (30/03), a sede da concessionária Águas de Matão e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do distrito de São Lourenço do Turvo.

Com idades entre 15 e 17 anos, os jovens que participaram da visita estudo são alunos do 2º ano do Novo Ensino Médio da Escola Estadual Vereador Antônio Comar, da cidade vizinha a Matão. Neste ano, um dos temas transversais é “Água: Solvente Universal”, que aborda conceitos básicos sobre a gestão da água, saneamento básico e sustentabilidade.

Na sede administrativa da Águas de Matão, os alunos conversaram com o coordenador de Operações e Serviços, Robson Moreira, que explicou o funcionamento da estação de tratamento de esgoto e do sistema de captação, tratamento e distribuição de água tratada do município, que é extraída do Aquífero Guarani.

Lá também conheceram o CCO (Centro de Controle Operacional), sala de monitoramento das unidades da concessionária. “Ali, os alunos conseguiram visualizar a gestão do tratamento da água e do esgoto, foi muito interessante”, diz a professora Tabata R. Mendes Martins, que acompanhou os alunos pelas unidades da Águas de Matão.

No final, o grupo visitou a ETE São Lourenço do Turvo, onde conheceu o ciclo completo do tratamento do esgoto – desde a chegada do esgoto bruto, passando pelas etapas de tratamento, desinfecção, processo de análises químicas até o lançamento do efluente já tratado nos cursos d’água.

Na opinião da educadora, a possibilidade de conhecer na prática os conceitos teóricos trabalhados em sala de aula sobre saneamento básico, torna o ensino mais interessante. “Eles participaram e interagiram bastante. Não foi um ganho só didático, eles também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco melhor o setor empresarial”, analisa Tabata.

Os 19 estudantes que participaram da atividade, explica a professora, compõem a primeira turma de alunos de Dobrada matriculados no chamado Novo Ensino Médio.

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Matão e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.