Notícias

Ver notícia

Projeto é uma iniciativa da área de Responsabilidade Social da Águas de Matão

A área de Responsabilidade Social da Águas de Matão lança, nesta sexta-feira (24), o Projeto Embaixadores da Sustentabilidade para fomentar e capacitar grupos específicos, em temas relacionados à sustentabilidade, melhores práticas em ESG e saneamento básico. Atualmente, a Aegea Saneamento – da qual a Águas de Matão faz parte – é reconhecida internacionalmente nos temas citados acima. Em 2023, a Aegea conquistou o primeiro lugar mundial entre empresas de saneamento no ranking do Rating ESG pela Sustainalytics.

Alinhado a esse fator, existe também uma necessidade da própria sociedade em aperfeiçoar o conhecimento, especialmente a temática de Desenvolvimento Sustentável e ESG. De acordo com a coordenadora de Responsabilidade Social da Águas de Matão, Andréia Ferreira, a intenção do projeto é capacitar vários grupos já mobilizados de projetos desenvolvidos em Matão.

 “O tema Sustentabilidade-ESG tem gerado muito interesse de pessoas de diversos setores, como jovens do Ensino Médico, professores e profissionais de áreas afins. Por isso, nossa intenção com os Embaixadores da Sustentabilidade é alinhar esse cenário ao nosso ‘know-how’ e formar multiplicadores na sociedade. A capacitação tem ainda o poder de gerar impacto social relevante na comunidade matonense”, afirma Andréia.

A capacitação prevê workshops e palestras que abordam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Melhores Práticas Aegea em ESG, Marco Regulatório do Saneamento, Ciclos do Tratamento de Água e Esgoto, e Resíduos e Cuidado com o Meio Ambiente. Todo conteúdo será ministrado por colaboradores da Aegea.

“É importante que todos conheçam mais do cenário em torno do saneamento e possam contribuir, de forma consciente, no cuidado com o meio ambiente. E como podemos fazer isso? Por meio de ações simples, integradas ao dia a dia, como o descarte correto de resíduos. Dessa forma, todos podem se tornar multiplicadores de boas práticas”, diz Andréia.

O primeiro grupo a receber a capacitação do Embaixadores da Sustentabilidade é formado por participantes do Programa Boa Praça, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Os encontros acontecerão nos dias 24 de maio e 06 de junho.

BOA PRAÇA

Criado em 2007 pela Prefeitura de Matão, em parceria com a ONG OCARA,o programa tem como objetivo incentivar pessoas idosas, maiores de 60 anos, a cuidarem da limpeza das praças públicas do município. O Programa Boa Praça conta com aproximadamente 50 participantes que recebem uma ajuda de custo do município no valor de R$ 500,00 em dinheiro, mais um vale-alimentação de R$ 500,00 para comprarem no comércio local. Os integrantes do Boa Praça vivenciam capacitações, teóricas e práticas, sobre temas ambientais e de formação humana.

“O principal objetivo do Programa Boa Praça vai muito além da limpeza das praças; tem carácter socioambiental e é de enorme carinho com os idosos. Por isso as atividades de reinserção e inclusão social, o acolhimento e a constante formação voltada à cidadania ambiental. Dessa maneira, o Embaixadores da Sustentabilidade é muito bem-vindo”, comenta a diretora do Departamento do Meio Ambiente de Matão, Maria Bellintani.

QUEM SOMOS

Águas de Matão

A Águas de Matão é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado no Brasil. A empresa iniciou suas atividades em fevereiro de 2014 com o desafio de garantir a regularidade do abastecimento, reduzir os índices de perdas e melhorar a qualidade da água que chega à casa do matonense.

Saiba mais em www.aguasdematao.com.br

Aegea

Criada em 2010, a Aegea é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 31 milhões de pessoas atendidas em 505 cidades de 14 estados, de norte a sul do Brasil.

Saiba mais em https://www.aegea.com.br

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Matão e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Matão trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Matão.