Notícias

Ver notícia

A dupla formada pelos estudantes do Ensino Médio da ETEC Sylvio de Mattos Carvalho, Jean Vitor Miquelino e Erick Levy Balieiro Silva, foi uma das três premiadas no Prêmio Inovação – Categoria Jovens Pioneiros, concurso nacional que reuniu participantes ganhadores do Projeto Pioneiros realizado em concessionárias da Aegea Saneamento, da qual a Águas de Matão faz parte. O Pioneiros foi desenvolvido em Matão pela área de Responsabilidade Social da Águas de Matão.

Os alunos que participaram do Projeto Pioneiros, em 2022, desenvolveram projetos ligados ao saneamento básico que englobaram tanto sugestões operacionais quanto ações sociais. Jean e Erick criaram o DAMA – Dispositivo de Automedição de Água (leia abaixo).

Segundo Jean, o DAMA nasceu da proposta de criar um projeto inovador, com o objetivo principal de ajudar a empresa e a comunidade. “Através das palestras, conseguimos identificar o que a empresa necessitava, e assim surgiu o DAMA”, explica o estudante. “Um projeto que contribui com a empresa e ajuda o meio ambiente”, emenda.

Jean disse ainda que, mais importante do que ganhar o prêmio, é ganhar conhecimento e saber que a dupla pode contribuir com uma ideia que auxilie na construção de um mundo mais sustentável. “Nós estamos muito felizes em saber que de alguma forma esse projeto irá contribuir com a empresa e com a sociedade”, afirma.

Para a analista de Responsabilidade Social da Águas de Matão, Camila Are Sobrinho Santos, “A participação dos jovens na Etapa Nacional, proporcionou a eles levar o projeto mais longe, uma ótima oportunidade de ampliar o olhar e conhecimento ao terem contato com os demais projetos apresentados”.

O PROJETO VENCEDOR

O DAMA coleta os dados da quantidade de água que sai de um reservatório para o sistema de distribuição e os envia para um banco de dados possibilitando, assim, o acesso às informações em tempo real, de qualquer local. Com os relatórios e ‘dashboards’ elaborados em tempo real pelo sistema, podem ser montadas estratégias concretas para reduzir o índice de perdas de água. O dispositivo funciona por meio de um sensor de pulsos que é ligado a um hidrômetro na saída dos reservatórios, onde um microcontrolador coleta e envia os dados para um banco de dados na nuvem, podendo, assim, utilizar os dados onde quiser.

                 Maquete do DAMA – Dispositivo de Automedição de Água

 

PROJETO PIONEIROS

O Projeto Pioneiros tem por objetivo aprofundar o conhecimento dos jovens sobre o mercado de trabalho e apresentá-los à diferentes profissões. De forma prática, os estudantes aprendem sobre as diversas áreas da empresa e sobre serviços de infraestrutura e saneamento, estimulando o pensamento crítico e reflexivo, o senso de responsabilidade, a criatividade e a inovação. Participam do projeto alunos do Ensino Médio (16 a 18 anos) selecionados em escolas da rede pública de ensino. Após um período de imersão nos assuntos, os alunos têm o desafio de elaborar um projeto que contribua com o saneamento na comunidade onde vivem.

 

Compartilhar:

Veja Também

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Matão trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Matão.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.