Notícias

Ver notícia

Todos os meses a concessionária Águas de Matão atende, em média, 200 casos de extravasamento e esgoto entupido na cidade. Em muitas situações esse extravasamento ocorre dentro das residências, provocando diversos transtornos a seus moradores. Muitas pessoas, entretanto, ainda desconhecem que o descarte irregular de produtos na pia da cozinha e no vaso sanitário está entre as principais causas desse tipo de problema.

 

“Já encontramos até quadro de bicicleta em rede de esgoto entupida. Quando uma pessoa descarta um objeto como esse na rede de esgoto ela sequer tem noção da dimensão do problema que pode causar, caso contrário, queremos acreditar, não teria uma atitude como essa. Por isso, torna-se cada vez mais necessário conscientizar-se de que um descarte irregular pode prejudicar um bairro inteiro”, afirma o gerente de Engenharia e Operações da concessionária, Stênio Cangussu.

 

O gerente ressalta que o uso incorreto da rede de coleta de esgoto provoca prejuízos para a própria população que sofrerá com entupimentos, retornos e com o mau cheiro que é causado pelo esgoto que não consegue fluir de maneira adequada. Outro problema sério é que o esgoto parado atrai baratas e ratos às residências.

 

Os principais vilões são papel higiênico, panos, roupas íntimas, preservativos, sacos plásticos e óleo de cozinha. “Há pessoas que reclamam de cheiro de esgoto na sua rua, mas continua jogando papel higiênico no vaso sanitário e óleo de cozinha no ralo da pia. Então, só reclamar não adianta, é preciso mudar de atitude”, alerta.

 

Além do mau cheiro, as consequências desse tipo de descarta incluem extravasamento de esgoto em rede coletora, extravasamento em ramal de ligação domiciliar e retorno para residências.  Da mesma forma, o despejo de esgoto na rede de coleta de chuva, prática comum entre alguns clientes, provoca mal cheiro em tempo de seca e retorno de água para dentro das casas em época de chuva.

Saiba o que não descartar na rede pública de esgoto:

  • Panos
  • Roupas intimas
  • Preservativos
  • Óleo de cozinha
  • Bituca de cigarro
  • Papel higiênico

 

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Matão é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Matão.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Matão oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.