Notícias

Ver notícia

 

Comprometimento e protagonismo marcaram os três dias de formação de 40 alunos como os primeiros multiplicadores do Programa Círculos de Leitura em Matão, entre os dias 24 e 26 de maio, no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificado) do Portal Terra da Saudade. Além de se aprofundar em clássicos da literatura, os jovens tiveram a oportunidade de refletir sobre si mesmos e sobre o mundo ao seu redor, aprendendo com os personagens importantes lições de coragem, resiliência, generosidade e afetividade, entre outras.

 

Para abertura dos trabalhos de formação dos jovens, estiveram presentes, além das especialistas do Instituto Fernand Braudel, Catalina Pages e Maria Aparecida Lamas, o vice-prefeito Moacyr Maturro, que incentivou e destacou o reconhecimento ao papel dos jovens no programa; a secretária de Educação Débora Milani, que parabenizou os alunos pela disponibilidade de aceitar a tarefa, e Paulo Guerreiro, supervisor de Projetos Socioambientais da Águas de Matão. Em sua fala, Guerreiro enfatizou a importância de o programa trabalhar com o protagonismo juvenil e a responsabilização social desde o período escolar.

 

Também durante a abertura houve um agradecimento especial às professoras Ana Paula Pedro e Tatiane Luzia de Souza, responsáveis pelo acompanhamento do programa nas escolas, e que também participaram da formação. Ao todo foram 46 pessoas envolvidas no processo.

 

Durante os três dias de formação, 40 alunos do Ensino Fundamental II das EMEF’s  Benta Maria Ragassi Scuti, na Vila Cardim, e Celso de Barros Perches (Caju), no bairro São Judas, receberam formação sobre a metodologia e repertório inicial do Programa e compartilharam a leitura de três obras iniciais: “Fernão Capelo Gaivota”, de Richard Bach; “O Mágico de Oz”, de L. Frank Baum e “O Pequeno Príncipe”, de Antoine Saint Exupèry”.

 

O programa, agora, será implantado nas duas escolas e inicialmente cerca de 280 alunos serão contemplados. Semanalmente, as turmas de 8º e 9º anos das duas escolas se reunirão em pequenos grupos para ler e discutir as obras, sempre sob a mediação dos jovens multiplicadores formados e com o acompanhamento das professoras parceiras.

 

A expectativa é que a partir das escolas piloto, o Programa seja levado para todas as escolas de Fundamental II no ano de 2018. O Círculos de Leitura é um projeto desenvolvido pelo Instituto Fernand Braudel há 17 anos e sua implantação em Matão, a primeira do Interior de São Paulo, conta com o apoio da Águas de Matão, Instituto Equipav e Secretaria Municipal de Educação.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Matão e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Matão oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.