Notícias

Ver notícia

As obras para coleta e tratamento de esgoto em São Lourenço do Turvo começaram nesta terça-feira, 23, com a construção de um Coletor Tronco.  Essa obra antecede a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)  que será construída ainda este ano com o objetivo de garantir mais qualidade de vida para quem mora no Distrito e cessar os danos ambientais ao rio São Lourenço. A ETE significará o fim do lançamento de esgoto in natura no leito do rio.

 

O Coletor Tronco terá a função de transportar todos os efluentes gerados pelo distrito até a Estação Elevatória que também será construída no local. O coletor terá 500 metros de extensão, tendo início na avenida João Poletti e término na rua José Borsetti. A previsão da equipe técnica é que os trabalhos sejam concluídos em aproximadamente 30 dias.

 

Essa é a segunda fase do projeto desenvolvido pela Águas de Matão para universalização do tratamento de esgoto no município, iniciado em Silvânia com a construção de dois coletores e duas estações elevatórias e que será concluído com a ETE de São Lourenço. Os impactos para o meio ambiente e aos mais de 1,5 mil habitantes daquela região levaram a concessionária a ante-cipar em um ano os prazos contratuais para concluir a ETE ainda este ano.

 

Para concretizar a obra da Estação, estão sendo desapropriados 800 metros quadrados de área de servidão para a construção de uma linha de recalque (tubulação pressurizada) com o objetivo de facilitar o transporte dos efluentes, 220 metros quadrados para a Estação Elevatória e mais de 2,2 mil metros quadrados para a ETE.

 

A área onde será construída a Estação Elevatória está localizada na margem esquerda do Rio São Lourenço e na margem direita ficará a ETE do Distrito. As duas estações formam o sistema de tratamento de esgoto e começam a ser construídas imediatamente após a conclusão do Coletor Tronco.

 

“É mais um passo importante para cumprirmos o compromisso de trazer mais eficiência para o sistema de Matão e, principalmente, para aumentar a qualidade de vida na cidade. Essa não é uma obra fácil de ser executada, mas seus impactos positivos justificam o empenho de toda a nossa equipe técnica para concretizá-la ainda neste primeiro ano de concessão”, afirma o diretor executivo da Águas de Matão, Josélio Raymundo.

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Matão é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Matão.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Matão e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Matão.