Notícias

Ver notícia

 

Muita emoção marcou o lançamento do Programa Círculos de Leitura, esta semana, no anfiteatro do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificado) do Portal Terra da Saudade. Representantes dos Institutos Fernand Braudel e Equipav, da Águas de Matão e do município destacaram a importância da leitura para o desenvolvimento integral dos jovens, formação do pensamento crítico e construção de uma sociedade onde haja mais igualdade e fraternidade.

Maria Aparecida Lamas, coordenadora pedagógica do Programa Círculos de Leitura, abriu o encontro explicando os objetivos do projeto e as fases de seu desenvolvimento. Ela reiterou que o programa essencialmente busca, além do gosto pela leitura, trabalhar o desenvolvimento no jovem de competências socioemocionais, tais como a resiliência, a empatia e a responsabilidade pelo outro. “Trabalhamos com a formação de cidadãos de bem e hoje nossa sociedade, mais do que nunca, precisa muito disso”, declarou.

O Programa Círculos de Leitura é desenvolvido pelo Instituto Fernand Braudel e a implantação em Matão conta com o apoio da concessionária Águas de Matão, empresa do grupo Aegea, e do Instituto Equipav. Duas escolas do Ensino Fundamental II e duas do Ensino Médio vão participar do programa.

Também presente ao lançamento, Catalina Pagés, supervisora geral dos Círculos de Leitura, relatou os ideais que a levaram a desenvolver há 17 anos a metodologia do programa e falou sobre a importância de incluir as questões emocionais como fator essencial para o desenvolvimento integral dos jovens. “Utilizamos arte, literatura e toda forma de expressão artística que possa tocar direto o coração dos nossos jovens. O mais importante é aprender com alegria e estar juntos de outra forma”.

O coordenador de Projetos Socioambientais do Instituto Equipav, Adriano Yamamoto, lembrou a importância da literatura em sua formação e considerou a Educação como o principal caminho para o país sair da situação onde se encontra atualmente. Da mesma forma, a secretária Municipal de Educação, Debora Milani, contou que desenvolveu o gosto pela leitura atrás dos livros que ganhava da avó, catadora de recicláveis na época, e que essa sensibilidade da avó  transformou a sua formação.

“Esse projeto vai fazer toda a diferença para nossos jovens. Queremos que Matão fique conhecida como a cidade onde os alunos são protagonistas de sua própria história e os professores são respeitados e trabalham com alegria”, afirmou.

O diretor executivo da Águas de Matão, Marcos de Araújo, comemorou a escolha de Matão como a primeira cidade do Interior paulista a receber o programa e destacou a responsabilidade social da concessionária. “A busca de parcerias como essa, que nos garante o desenvolvimento de um projeto tão importante, é uma das formas que a empresa tem de contribuir com o desenvolvimento do município”, concluiu. Logo após a abertura, professores e diretores se reuniram em roda, com a equipe do Instituto Braudel, para iniciar a formação.

 

Compartilhar:

Veja Também

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Matão e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Matão oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.