Notícias

Ver notícia

 

Após a formação de professores, que ocorreu nos dias 15, 16 e 17 de maio, esta semana será a vez dos alunos conhecerem o programa Círculos de Leitura e iniciar a formação para tornarem-se multiplicadores em suas escolas. A formação ocorrerá no anfiteatro do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificado) do Portal Terra da Saudade.

 

Inicialmente, duas escolas da Secretaria Municipal de Educação receberão o piloto do programa: as EMEF’s  Benta Maria Ragassi Scuti (CAIC), na Vila Cardim, e Celso de Barros Perches (Caju), no bairro São Judas. A ideia é que, a partir dessas duas escolas, o programa possa ser posteriormente levado para todas as escolas de Ensino Fundamental II de Matão.

 

Participarão da formação 16 alunos da escola Celso de Barros Perches (Caju) e 18 alunos da EMEF’s  Benta Maria Ragassi Scuti. O objetivo é que através do Programa  Círculos de Leitura os jovens desenvolvam o hábito da leitura, tendo acesso ao conhecimento por meio da discussão e reflexão em grupo de obras literárias que ressaltam valores de autoestima, solidariedade, trabalho em grupo,  responsabilidade e resiliência, entre outros.

 

Através dos encontros semanais de leitura e discussão, as competências socioemocionais também são estimuladas, bem como o protagonismo juvenil, uma vez que são os próprios alunos, formados como multiplicadores, que conduzem os grupos de leitura e discussão na escola.

 

Após a formação de três dias, os alunos já iniciarão em suas escolas, com o apoio dos professores parceiros, a condução dos grupos. Ao longo do desenvolvimento do programa, as escolas serão regularmente visitadas por especialistas do Instituto Braudel, que farão o acompanhamento da implementação e evolução do programa.

 

A implementação dos Círculos de Leitura em escolas de Matão e a edição  do livro “Círculos de Leitura: A Arte do Encontro – 17 anos” serão realizados através de incentivo da Lei Rouanet, com apoio da Águas de Matão, Instituto Equipav e AEGEA, em uma parceria com a Secretaria de Educação de Matão e o Instituto Fernand Braudel.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Matão trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Matão.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Matão.