Notícias

Ver notícia

A concessionária Águas de Matão iniciou esta semana uma campanha contra fraude nas ligações de água da cidade. A campanha está sendo veiculada nas emissoras de rádio, jornais, sites e oudoors com o objetivo de conscientizar a população sobre os prejuízos causados por fraudes, bem como divulgar o prazo para auto denúncia.

 

Os clientes que procurarem a concessionária, na Loja de Atendimento ou pela Central 0800 721 6464, até o final deste mês de outubro estarão isentos de multa ou qualquer outra medida administrativa. A partir de novembro, no entanto, quem for flagrado pela equipe de fiscalização da companhia será autuado com multa de R$ 600 mais a cobrança retroativa das contas de água referentes ao período em que o hidrômetro esteve adulterado.

 

Popularmente conhecida como gato na água, a fraude configura crime, segundo o Código Penal Brasileiro, e suas sanções, que incluem multa e medidas administrativas, estão previstas no Regulamento dos Serviços de Água de Esgoto do município de Matão.

 

“Somando o valor da multa à cobrança da diferença da conta de todos os meses fraudados, conforme previsto no Regulamento dos Serviços, o cliente terá um custo alto para regularizar sua ligação. Por isso, optamos por estabelecer um prazo para que o próprio cliente procure nossa Loja de Atendimento a fim de regularizar a situação”, informa o gerente da Águas de Matão, Marcos de Araújo.  Ele ressalta que a equipe de fiscalização da concessionária já está atuando no combate à fraude.

 

A ligação irregular de água compromete o abastecimento de água de toda a cidade. Dados do setor apontam que o índice de perdas de água no Brasil é de 40% e metade deste percentual seria provocado por fraudes.  “Quem frauda não se preocupa em fazer uso racional da água nem toma os cuidados necessários com a ligação, podendo, entre outras irregularidades, contribuir com a contaminação da rede de abastecimento”, conclui.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Matão oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.