Notícias

Ver notícia

Com o tema “Educação Ambiental para Além dos Muros da Escola”, um projeto desenvolvido por estudantes da EMEF Prefeito Celso de Barros Perche (Caju), de Matão, foi o destaque em 2023 do programa Saúde Nota 10, uma iniciativa da Águas de Matão, empresa da Aegea Saneamento, que tem como objetivo incentivar os adolescentes a pensarem em soluções inovadoras para tratamento de esgoto e descarte correto de resíduos materiais não só em suas escolas, mas também em seus bairros.

O programa deste ano recebeu a inscrição de sete projetos, com temas e abordagens diversas relacionadas ao saneamento e meio ambiente.

Ao todo, 173 estudantes do 7º ano da rede municipal de Matão participaram, junto de seus professores, das atividades do Saúde Nota 10 em 2023. O programa contou com ações educativas para difundir entre os jovens informações sobre meio ambiente, água e saneamento, direitos fundamentais para a garantia da saúde da população.

A professora responsável pelo projeto vencedor foi premiada com um notebook, e cada aluno, com um jogo educativo de conhecimentos gerais.

A turma desenvolveu um levantamento do perfil atitudinal cotidiano com familiares e moradores das comunidades do Bairro Cardim e Jardim Primavera, com cerca de 80 entrevistas, análises dos resultados e exposição dos dados em uma palestra com apresentação de música e teatro no pátio da escola em 3 de julho. O evento reuniu mais de 250 pessoas.

O estudo mapeou uma série de entraves ao desenvolvimento de consciência ambiental a partir de informações sobre reciclagem e descarte de lixo e óleo usado.

A palestra clarificou pontos chaves da pesquisa e forneceu as principais informações deficitárias que levam a comunidade a cometer os erros diagnosticados nas entrevistas.

Já a peça teatral abordou temas como desperdício de água, poluição, tratamento de resíduos e desmatamento.

“O evento, voltando para a comunidade, foi um grande sucesso. Todos os alunos do período da tarde compareceram e muitos pais e conhecidos estavam presentes”, conta Camila Are Sobrinho Santos, analista de Responsabilidade Social da Águas de Matão.

“O projeto vencedor conseguiu promover o engajamento da comunidade do entorno da escola, o que é muito positivo. Os estudantes fizeram uma pesquisa, depois uma análise da pesquisa, buscaram informações, chamaram a comunidade e trouxeram uma solução com foco na chamada para a ação, ou seja, a conscientização e a mudança do comportamento”, afirma Andréia Rodrigues, coordenadora de comunicação da Águas de Matão. “Mas o que é mais valioso e mais transformador são os benefícios do processo de desenvolvimento do projeto para todos os participantes, não só os vencedores”, completa Andréia.

Andréia Ferreira durante a entrega da premiação do Saúde Nota 10 na EMEF Prefeito Celso de Barros Perche (Caju)

O programa teve início em março de 2023 com uma palestra sobre saneamento básico, ministrada pela equipe de Responsabilidade Social da concessionária em cada uma das unidades de ensino participantes.

Na etapa seguinte, já sob a liderança de professores, os alunos desenvolveram projetos que relacionam saneamento básico e preservação do meio ambiente em linguagens diversas: teatro, pesquisa na comunidade, maquete, mutirão, entre outros.

“O projeto Saúde Nota 10 significou muito para nossa escola. Nós damos muita importância hoje para as questões de sustentabilidade e queremos dividir isso com a comunidade. Porque o meio ambiente é de todos. O meio ambiente é a nossa casa, nossa escola, nossas ruas, nossas praças, nossas igrejas. É onde habitamos. Essa consciência de meio ambiente, que trabalhamos ao longo do projeto, é importantíssima para todos nós. Já estamos ansiosos para iniciar o projeto no próximo ano”, diz a diretora da escola premiada, Celimara Inês Garbim Avelino.

Quem somos

Águas de Matão

Águas de Matão, administrada pela holding Aegea Saneamento, é a concessionária responsável pela gestão plena dos serviços de saneamento básico do município de Matão. A empresa iniciou suas atividades em fevereiro de 2014 com o desafio de garantir a regularidade do abastecimento, reduzir os índices de perdas e melhorar a qualidade da água que chega à casa do matonense.

Saiba mais em www.aguasdematao.com.br

Aegea

Criada em 2010, a Aegea é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 30 milhões de pessoas atendidas em 489 cidades de 13 estados, de norte a sul do Brasil.

Saiba mais em https://www.aegea.com.br

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Matão oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.