Notícias

Ver notícia

Objetivo é alertar a população sobre o aumento de problemas relacionados ao descarte incorreto do lixo nessa época do ano

Representantes da Águas de Matão, empresa da Aegea Saneamento, a maior do setor privado do Brasil, reuniram na Casa da Cultura, na última terça-feira, dia 29 de novembro, lideranças comunitárias, colaboradores e imprensa local para detalhar o “Plano Águas de Verão 2023/2024”, projeto que visa conscientizar e educar a população para reduzir a quantidade de lixo descartado indevidamente no município.

No encontro, os participantes receberam orientações, tiraram dúvidas e assumiram o compromisso de se engajar na campanha. Trata-se de um movimento pioneiro na cidade, em linha com a proposta da concessionária de se aproximar das comunidades e buscar soluções comuns para questões coletivas.

“Foi um encontro muito positivo. Os líderes comunitários que participaram são de bairros grandes, localizados em regiões vulneráveis, com comunidades em volta, e ressaltaram o esforço de aproximação e parceria que a Águas de Matão está fazendo. Eles representavam os bairros do IV Centenário, Jardim Brasil e São Judas Tadeu, onde queremos iniciar nossa série de visitas em Matão nos próximos dias. Todos se mostraram dispostos a levar informações e engajar os moradores nesta campanha. Para isso contamos com a parceria da Prefeitura de Matão, que foi representada pela Secretaria de Meio Ambiente e cedeu o espaço da Casa da Cultura, um lugar incrível, para este evento. Nosso objetivo é realmente este: impactar as comunidades e chamar a atenção para as responsabilidades compartilhadas, sobretudo em um período crítico como nos meses com alto volume de chuvas”, afirma Andréia Ferreira, coordenadora de comunicação da Águas de Matão.

Encontro na Casa da Cultura reuniu lideranças comunitárias de Matão

Águas de Verão

Águas de Matão orienta a população, através de um diálogo franco, aberto e direto, a recolher o lixo corretamente e providenciar a adequação da rede pluvial, que muitas vezes está conectada indevidamente à rede de esgoto.

O ideal é que as águas das chuvas sejam canalizadas por calhas e ralos específicos e conduzidas até os mananciais do município por meio de guias e galerias.

Os lixos no caminho dessas águas são uma verdadeira “bomba” ativada por fatores externos e que “explode” nas ruas ou mesmo dentro de casa.

 Andréia Ferreira ressalta que, neste ano, anomalias oceânicas associadas ao El Niño, fenômeno caracterizado pela elevação da temperatura do Pacífico Equatorial, aumentam a preocupação sobre fenômenos extremos, como ondas de calor intenso e aumento de temperaturas em determinadas regiões do Brasil, inclusive o Sudeste. Ou seja: no período mais aguardado do ano, é bom redobrar os cuidados.

Quem somos

Águas de Matão

Águas de Matão, administrada pela holding Aegea Saneamento, é a concessionária responsável pela gestão plena dos serviços de saneamento básico do município de Matão. A empresa iniciou suas atividades em fevereiro de 2014 com o desafio de garantir a regularidade do abastecimento, reduzir os índices de perdas e melhorar a qualidade da água que chega à casa do matonense.

Saiba mais em www.aguasdematao.com.br

Aegea

Criada em 2010, a Aegea é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 30 milhões de pessoas atendidas em 489 cidades de 13 estados, de norte a sul do Brasil.

Saiba mais em https://www.aegea.com.br

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Matão trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Matão.