Notícias

Ver notícia

Além de promover a ampliação, modernização e eficiência contínua do sistema de água e esgotamento sanitário no município, a Águas de Matão tem como premissa disponibilizar ações sociais que são desenvolvidas junto à população. Desde a implantação da concessionária, em 2014, as atividades sociais somam a participação de mais de 18 mil pessoas.

Reforçar o compromisso social e promover ações de incentivo à preservação do meio ambiente e à sustentabilidade são alguns dos objetivos e valores adotados pela concessionária.

Na última segunda-feira (20), a área de Responsabilidade Social da Águas de Matão realizou, em São Lourenço do Turvo, uma oficina de forno solar aos moradores do distrito. Desenvolvido em parceria com a USP Recicla, o forno é uma alternativa a economia do gás de cozinha.

“Essa oficina oferece a população uma opção sustentável e de baixo custo para cozinhar os alimentos. Além da redução na emissão de CO², desmatamentos e queimadas, a principal vantagem é a disponibilidade de energia gratuita e abundante, ausência de chamas e perigo de explosão”, afirma a analista de Responsabilidade Social, Cynthia da Rocha. Construído apenas com caixas de papelão, papel alumínio, plástico e jornais, o forno depende somente da luz solar, pois a converte em energia térmica e a concentra em seu interior, podendo atingir uma temperatura de até 121ºC em dias ensolarados.

A oficina itinerante, que aconteceu em frente a praça da Igreja Matriz, envolveu vários moradores, inclusive, o subprefeito do distrito, Luiz Carlos Lotti, mais conhecido como Capitani, que comentou a ideia. “Eu achei muito útil. Nunca tinha visto coisa igual e também nunca imaginei que a gente pudesse cozinhar sem usar fogo”, salienta o subprefeito.

O forno solar consegue cozinhar todo tipo de alimento, como arroz, feijão, verduras, carnes, ovos, entre outros. Contudo, para agilizar o cozimento é recomendado utilizar panelas escuras, por absorverem mais calor. “É importante utilizar panelas de cores escuras, rasas e finas para que o alimento cozinhe mais rápido. Entre 8 e 15h o cozimento também é mais eficaz”, explica Cynthia.

USP RECICLA

O USP Recicla é um programa permanente para assuntos relativos à Educação Ambiental e Gestão Compartilhada de Resíduos da USP (Universidade de São Paulo). A missão do programa é contribuir para a construção de sociedades sustentáveis através de ações voltadas à minimização de resíduos, à conservação do meio ambiente, à melhoria da qualidade de vida e à formação de recursos humanos comprometidos com essa missão.

Compartilhar:

Veja Também

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.